Capítulo Manoel D´Ájuda inicia seis Irmãos ao Grau 14 – Mestre da Perseverança

No dia dezoito de novembro de dois mil e vinte e cinco, foi realizada uma marcante Sessão de Iniciação ao Grau 14 – Mestre da Perseverança, no Ilustre e Sublime Capítulo Manoel D´Ájuda Rocha e Silva nº 031, ao Vale de Feira de Santana, ao Clima da Bahia.

🏛 Sessão Iniciática no Grau 14 fortalece os princípios do Rito Brasileiro

Sob a presidência do Ilustre Irmão Aterzata João Virgílio de Oliveira Lima, seis Ilustres Irmãos foram iniciados ao Grau 14 – Mestre da Perseverança, com toda a ritualística própria do Rito Brasileiro e em ambiente de profunda harmonia, reflexão e elevação dos ideais filosóficos.

Foram iniciados os Ilustres Irmãos:

  • Adalberto Andrade de Oliveira Junior
  • Allan Silva Araújo
  • José Reinaldo Coelho da Silva
  • Luciano Souza dos Santos
  • Luciano Souza Suzarte
  • Washington Aparecido Cavalari

A Sessão teve início com a entrada do Pavilhão Nacional, momento solene que marcou a abertura dos trabalhos iniciáticos conforme o ritual do Rito Brasileiro, exaltando os princípios de Patriotismo, Civismo e Perseverança.

🎓 Graus Intermediários e o valor do conhecimento progressivo

Durante a palavra franca, diversos Ilustres Irmãos exaltaram a riqueza das instruções dos Graus Intermediários conferidos por comunicação, como:

  • Grau 10 – Mestre da Tolerância
  • Grau 11 – Mestre da Prudência
  • Grau 12 – Mestre da Temperança
  • Grau 13 – Mestre da Probidade

Com especial ênfase ao Grau 14 – Mestre da Perseverança, que simboliza a Constância, a Dedicação e a Fidelidade aos princípios maçônicos do Rito.

🤝 Presenças que fortaleceram a Sessão

A Sessão foi abrilhantada pela presença do Eminente Irmão Hipólito Peixinho da Silva, Delegado Litúrgico da 3ª Região, e do Poderoso Irmão Grande Prior Marcos Antônio de São Pedro, presidente do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico Dr. Braulio Bezerra de Menezes nº 220.

Também estiveram presentes Poderosos e Eminentes Irmãos portadores dos Graus 33, 26, 19, 18 e 14, reforçando o espírito de união e a importância dos Altos Graus Filosóficos dentro do Rito.


Ao final, o Ilustre e Sublime Capítulo Manoel D´Ájuda Rocha e Silva nº 031 foi amplamente parabenizado pela qualidade e elevação da Sessão, que demonstra o zelo e compromisso com a formação de seus obreiros.

Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
📌 O Supremo Conclave do Brasil reafirma seu compromisso com os princípios do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, e com a união entre seus servidores em todos os Vales e Climas do território nacional.