Superior Conselho de Cultura

Palavra do Presidente

Sereníssimo Irmão César Roberto Daniel Dourado

Meus queridos Irmãos, na qualidade de Presidente do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil, trago a nossa saudação aos praticantes do Rito Brasileiro, em especial, aos dos Altos Graus, e a alegria de poder nos dirigir à vocês, compartilhando alvissareiras notícias.

Louvamos a apresentação do novo site do Supremo Conclave do Brasil, que contempla ao Superior Conselho de Cultura uma seção especial na qual trataremos exclusivamente dos Altos Graus, com a divulgação de trabalhos, orientações, elucidação de dúvidas, sugestões de atividades para estudo dos diversos graus. Neste caminhar, quem sabe, lograremos êxito na criação de um fórum de debates em que materializaremos o grande anseio de Álvaro Palmeira, que é o de preparar, instrumentalizar os Maçons dos Altos Graus do Rito Brasileiro para debater, discutir e estudar os Grandes Problemas afetos a Sociedade de cada país que for adotado, agora, não mais através do emprego de símbolos, de lendas e narrativas salomônicas, mas por meio de uma nova didática, com emprego de conhecimento em filosofia, sociologia, ciência política, economia etc.

Precisamos sair desse imobilismo, e nos tornar praticantes de uma Maçonaria Social, como muito bem apresentada pelo Irmão Carlos Simões, no seu livro O RITO BRASILEIRO . Da mesma forma, tornar o Rito Brasileiro, verdadeiramente o Rito da Cultura Nacional, no qual o mote não é o culto patriótico, mas a influência da nossa Cultura no modo de ser, de pensar, de agir e de viver.

Precisamos nos aprofundar no estudo da moral e da ética, ministradas nos Graus de Mestria Superior, bem como nos valores preconizados nos Graus de Cavalaria, com conteúdos promovidos nos Ilustres e Sublimes Capítulos; aprimorar a nossa cultura geral, no campo da economia, ciência política, sociologia, educação, teologia e das artes, permitindo a nossa conformação social, responsabilidade dos Poderosos Grandes Conselhos de Kadosch Filosóficos; culminando com a formação da cultura política e cívica na formação do cidadão, objetivo dos Colendos Altos Colégios; alcançando o tão proclamado humanismo maçônico, síntese dos ensinamentos do Grau 33, para conscientizar e mobilizar o Maçom deste Grau a ser um agente do bem, trabalhando em prol do engrandecimento da humanidade, que é a nossa Pátria estendida.

Meus Irmãos, sejam ativos! Contribuam com ideias, críticas e fatos que possam aperfeiçoar, enriquecer as nossas instruções. Maçonaria não é uma universidade, mas uma escola de saber, não para inflar egos, mas para o favorecimento de todos, no sentido de tornarmo-nos homens realmente esclarecidos, vencendo as trevas da ignorância.

Sejam bem-vindos a este novo canal de comunicação!

Sereníssimo Irmão
Cesar Roberto Daniel Dourado 33º
Presidente