No dia oito de dezembro de dois mil e vinte e cinco, o Concílio Capital de Servidores Florianópolis – nº 01 realizou sua última sessão do ano em clima de celebração, encerrando seu primeiro ciclo com a solenidade de posse da nova presidência para o exercício de dois mil e vinte e seis.
📜 Sessão de Encerramento e Cerimonial de Posse

Instalado pelo Decreto nº 311, de 2 de outubro de 2024, o Concílio Capital de Servidores Florianópolis – nº 01 completou seu primeiro ano de atividades ao Vale de Florianópolis com saldo extremamente positivo. A sessão solene foi marcada pelo cerimonial de posse do novo Presidente, Eminente Irmão Itiberê Cornelius Ewerling, e do novo Grande Secretário, Eminente Irmão Roger Andrade dos Santos, que conduzirão os trabalhos do Alto Corpo no ano de dois mil e vinte e seis.
A cerimônia foi presidida por uma Comissão Especial designada pelo Soberano Grande Primaz, composta pelo Sereníssimo Irmão Luiz Dagoberto Corrêa Brião e pelos Eminentes Irmãos Sérgio Murilo Sell e Vanderlei Campos, ambos atuando como Vigilantes.
🛤 Um ano de realizações, harmonia e resgate de servidores

Sob a gestão do então Presidente Eminente Irmão Alan Deividi Dalbosco e seu Grande Secretário Eminente Irmão Itiberê Cornelius Ewerling, o Concílio consolidou-se como espaço legítimo de atuação dos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, promovendo palestras de altíssimo nível e fortalecendo os vínculos entre os Eminentes Irmãos que compõem o Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro.
Durante o ano, destacou-se o resgate de inúmeros irmãos que estavam afastados das atividades filosóficas. Seus cadastros foram regularizados junto ao sistema do Supremo Conclave do Brasil, permitindo sua plena reintegração às oficinas do Grau 33. Essa ação, meta prioritária da gestão, foi realizada com grande dedicação e zelo.
🎓 Palestras e autoridades que marcaram o ano
O Concílio acolheu palestras de elevada relevância, proferidas por grandes nomes da sociedade e da Maçonaria:
- Sereníssimo Irmão Luiz Dagoberto Corrêa Brião, Corregedor-Geral da Justiça de Santa Catarina e Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil;
- Ilustre Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Secretário de Estado da Segurança Pública;
- Ilustre Irmão Daniel Moro de Andrade, Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do TJSC.
🏛 Presenças ilustres e engrandecimento da Sessão
Todas as autoridades presentes são membros atuantes do Concílio e foram devidamente homenageadas na ocasião:
- Sereníssimo Irmão Ivo Borchardt, Membro Efetivo do Supremo Conclave;
- Sereníssimo Irmão Luiz Dagoberto Corrêa Brião, também Presidente da Comissão de Posse;
- Eminente Irmão João Roberto Wiese, Assessor do Soberano Grande Primaz e Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio União Brasileira – nº 228;
- Eminente Irmão Haroldo José Medeiros da Silveira, Assessor do Soberano Grande Primaz e Poderoso Irmão Grande Prior do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico União Brasileira – nº 157;
- Eminente Irmão Marcos Alcides Medeiros, Delegado Litúrgico da Primeira Delegacia de Santa Catarina;
- Eminente Irmão Geovani Bortolini, Poderoso Irmão Grande Prior do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico José Maria Zilli da Silva – nº 160;
- Eminente Irmão Alan Deividi Dalbosco, agora Presidente de Honra do Concílio e Coordenador Nacional dos Concílios de Servidores, nomeado pelo Soberano Grande Primaz.
🤝 União, confraternização e novos rumos
O ágape que se seguiu à cerimônia foi prestigiado pelas cunhadas e Irmãos, fortalecendo os laços fraternais e encerrando o ano com um sentimento coletivo de dever cumprido.
O Concílio, atualmente com 51 membros ativos, todos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, ligados à 1ª Delegacia Litúrgica de Santa Catarina, mantém firme o propósito de atuar como fórum legítimo de harmonização litúrgica e apoio aos Altos Corpos Filosóficos do Rito, cumprindo assim sua nobre missão.
Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
📌 O Supremo Conclave do Brasil reafirma seu compromisso com os princípios do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, e com a união entre seus servidores em todos os Vales e Climas do território nacional.

