Egrégio Valdemir Bastos recebe diploma e conduz sessão marcante no Grau 32

No dia 8 de julho de 2025, ao Clima de Feira de Santana/BA, foi realizada, no Templo da ARLS 16 de Junho nº 1842 – Rito Brasileiro, a Sessão do Colendo Alto Colégio Adalberto Dantas Lopes nº 220, sob a presidência do Egrégio Mestre Valdemir Silva Basto.


📘 Sessão Filosófica com Ritualística do Grau 32

Com a ritualística completa do Grau 32 – Guardião do Civismo, a Sessão reuniu os Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, em ambiente de profundo significado simbólico e filosófico, reforçando a importância do compromisso com os mais elevados ideais da Maçonaria do Rito Brasileiro.


🧠 Quarto de Hora e Cultura: Maçonaria x Redes Sociais e Inteligência Artificial

O destaque da noite foi o Quarto de Hora e Cultura, que teve como tema central:
“A Maçonaria x Redes Sociais e Inteligência Artificial”

Desenvolvido em formato de mesa redonda, o debate abordou:

  • Os segredos e mitos que circulam nas redes sociais sobre a Maçonaria.
  • O impacto da exposição digital e os riscos de distorções de imagem da Ordem.
  • As oportunidades e desafios que a inteligência artificial pode trazer ao ambiente maçônico.
  • A responsabilidade de cada Irmão como defensor do conteúdo verídico, ético e fraterno.

Tema de grande atualidade e relevância, foi conduzido com brilhantismo e participação ativa dos presentes.


🏅 Entrega de Diploma e Apresentação de Reconhecimento

Durante a Sessão, o Ilustre Irmão Hipólito Peixinho da Silva, Delegado Litúrgico da 3ª Delegacia, convidou o Ilustre Irmão Marcos Antônio de São Pedro para realizar a entrega do Diploma de Egrégio Mestre ao Egrégio Irmão Valdemir Silva Basto, em justo reconhecimento à sua dedicação à presidência do Colendo Alto Colégio Adalberto Dantas Lopes nº 220.

Na sequência, o Egrégio Mestre apresentou o novo obreiro do Alto Colégio: o Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, Marcos Alexandre do Amaral Ramos, que foi investido no Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, no dia 26 de junho de 2025, ao Vale de Salvador, pelo Soberano Grande Primaz Juliano Coelho Braga.


Parabenizamos o Egrégio Mestre Valdemir Silva Basto pelo tema de alta relevância apresentado e pela maneira exemplar com que vem conduzindo os trabalhos deste importante Alto Corpo do Rito Brasileiro na Bahia.

O Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos reafirma sua confiança na atuação firme, ética e fraterna dos Egrégios Mestres e obreiros da região.

📌 O Supremo Conclave do Brasil reafirma seu compromisso com os princípios do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, e com a união entre seus servidores em todos os Vales e Climas do território nacional.

Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.