No dia dezenove de agosto de dois mil e vinte e cinco, ao Vale de Vitória de Santo Antão – PE, o Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, por meio do Ilustre e Sublime Capítulo Luís Soares de Lima, nº 99, jurisdicionado à 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, realizou uma Sessão Magna de Colação do Grau 18 – Cavaleiro Rosa-Cruz da hierarquia dos Altos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro.
🎖 Sessão de Colação do Grau 18 no Vale de Vitória de Santo Antão

A sessão foi realizada no Templo Maçônico da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Segredo e Verdade nº 0851, do GOPE/GOB, situado à Rua André Vidal de Negreiros, nº 85, sob a presidência do Ilustre Irmão Aterzata Ademir Ferreira Jr., que esteve acompanhado dos Oficiais do Capítulo, todos desempenhando com zelo e precisão seus cargos rituais, o que contribuiu para a perfeita condução dos trabalhos.
✨ Novos Cavaleiros Rosa-Cruzes no Rito Brasileiro
Foram colacionados ao Grau 18 – Cavaleiro Rosa-Cruz, os Ilustres Irmãos Valderio Leal e Luciano Félix, que agora integram a nobre ordem dos Cavaleiros da Liberdade do Rito Brasileiro.
🤝 Presenças Ilustres no Ato de Colação
A Sessão contou com a honrosa presença do Ilustre Irmão Carlos Alberto Berriel Pessanha, Grande Prior do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico do Capítulo José Firmo Xavier, nº 173, também jurisdicionado à 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, o qual atuou na sessão como 1º Grande Vigilante.
Também esteve presente o Ilustre Irmão Ricardo Henrique Ferreira, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio Frei Caneca, nº 238, igualmente jurisdicionado à mesma delegacia, e que desempenhou a função de Grande Orador.
📜 Ensinamentos do Eminente Delegado Litúrgico
Destacou-se ainda a presença do Eminente Irmão Eduardo Flávio de Menezes, Delegado Litúrgico da 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, que enriqueceu a Sessão com palavras de sabedoria e instruções pertinentes ao Grau 18, dirigidas com zelo e fraternidade aos novos Cavaleiros Rosa-Cruzes.
A Sessão Magna foi encerrada por volta das 23 horas, em um ambiente fraterno, harmonioso e de profundo respeito aos valores do Rito Brasileiro.
Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
📌 O Supremo Conclave do Brasil reafirma seu compromisso com os princípios do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, e com a união entre seus servidores em todos os Vales e Climas do território nacional.