No dia quatorze de novembro de dois mil e vinte e cinco, ao Clima de Itajaí, Estado de Santa Catarina, na sede da 2ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro, foi realizada uma magna cerimônia de investidura no Sumo Grau 33 – Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, com a presença de distintas autoridades maçônicas do Rito Brasileiro.
A sessão histórica consagrou sete Eminentes Irmãos, que culminaram sua trajetória nos Altos Graus Filosóficos, atingindo o mais elevado grau da hierarquia do Rito Brasileiro.
🏛 Cerimônia Solene presidida pelo Soberano Grande Primaz
A Sessão foi presidida pelo Soberano Grande Primaz, Juliano Coelho Braga, com o apoio dos Sereníssimos Irmãos Ivo Borchardt e Luiz Dagoberto Correa Brião, Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se:
- Eminente Irmão Marcos Alcides Medeiros, Delegado Litúrgico da 1ª Delegacia de Santa Catarina
- Eminente Irmão Antonio Carlos Prazeres, Delegado Litúrgico da 2ª Delegacia de Santa Catarina
- Eminente Irmão Alan Dalbosco, Coordenador Nacional dos Concílios dos Servidores
- Eminente Irmão José Roberto Weise, Assessor Especial do Soberano Grande Primaz
- Eminente Irmão Emerson Haroldo Buzzo, Poderoso Irmão Grande Prior do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico Alarico de Souza Neves nº 131 e Secretário Estadual de Orientação e Ritualística do GOB-SC
- Eminente Irmão Nilson Manoel de Sousa, Grão-Mestre do GOB-SC, membro ativo do Rito Brasileiro
A presença do Eminente Grão-Mestre Nilson Manoel de Sousa reafirma a continuidade da tradição deixada pelo Grande Primaz Emérito Nei Inocêncio dos Santos, em exaltar a pujança do Rito Brasileiro no Estado catarinense.
🏅 Reconhecimentos e Homenagens








Durante a cerimônia, o Soberano Grande Primaz Juliano Coelho Braga outorgou:
- A Medalha Comemorativa dos 110 Anos da Fundação do Rito Brasileiro aos Delegados Litúrgicos e às respectivas Delegacias Litúrgicas, como reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido.
- O Título de Membro Honorário do Supremo Conclave da Inglaterra e País de Gales ao Eminente Grão-Mestre Nilson Manoel de Sousa, como forma de homenagear sua trajetória e a expressiva atuação da Maçonaria Catarinense.
Atualmente, o Estado de Santa Catarina contabiliza 38 Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas praticantes do Rito Brasileiro, reflexo da dedicação dos Irmãos aos princípios do nosso Rito.
👨👩👧👦 Participação das Cunhadas e Cerimônia Pública
Ao final da sessão interna, foi realizada uma cerimônia pública com a presença das cunhadas, em uma justa e fraterna homenagem aos Irmãos investidos no Sumo Grau. Considerando que no momento da iniciação filosófica elas também são convidadas a participar, é simbólico e significativo que compartilhem igualmente a emoção do ponto culminante da caminhada maçônica de seus esposos.
Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
