Sessão de Confraternização dos Corpos Filosóficos marca encerramento do ano no Vale de Feira de Santana

No dia nove de dezembro de dois mil e vinte e cinco, no templo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica 16 de Junho nº 1842, ao Vale de Feira de Santana, realizou-se uma significativa Sessão de Confraternização e encerramento das atividades dos Corpos Filosóficos do Rito Brasileiro naquele Vale.

📍 Corpos Filosóficos Irmanados no Rito Brasileiro

Estiveram presentes os seguintes Corpos Filosóficos:

  • O Ilustre e Sublime Capítulo Manoel D’Ajuda Rocha e Silva nº 031, presidido pelo Ilustre Irmão Aterzata João Virgílio;
  • O Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico Dr. Bráulio Bezerra de Menezes nº 118, presidido pelo Poderoso Irmão Grande Prior Marcos de São Pedro;
  • O Colendo Alto Colégio Adalberto Dantas Lopes nº 220, presidido pelo Egrégio Mestre Valdemir Bastos.

A Sessão foi aberta no Grau 4 – Mestre da Discrição, sob a presidência do Ilustre Irmão Aterzata João Virgílio, tendo como 1º Grande Vigilante o Egrégio Mestre Valdemir Bastos, e 2º Grande Vigilante o Poderoso Irmão Marcos de São Pedro.

🤝 Reflexões e Fraternidade

Durante a palavra franca, diversos Ilustres Irmãos fizeram uso da palavra para refletir sobre os avanços, união e desenvolvimento do Rito Brasileiro.

O Poderoso Irmão Marcos de São Pedro trouxe uma explanação sobre a evolução e a rica história do nosso Rito, destacando sua identidade e legado. O Egrégio Mestre Valdemir Bastos abordou com entusiasmo as novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, como ferramentas para fortalecer a administração e comunicação dos Ritos.

🗣 Participação do Delegado Litúrgico

O Eminente Irmão Hipólito Peixinho da Silva, Delegado Litúrgico da 3ª Delegacia Estadual, representando o Supremo Conclave do Brasil, proferiu palavras de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos Corpos Filosóficos ao longo do ano, além de desejar um Feliz Ano Novo a todas as famílias maçônicas do Vale.

🍽 Encerramento e Confraternização

Ao final da Sessão, o Ilustre Irmão Aterzata João Virgílio agradeceu o empenho e cooperação dos Irmãos ao longo de 2025, reforçando a importância da união e do trabalho conjunto em prol do fortalecimento do Rito Brasileiro no Vale de Feira de Santana.

Logo após, todos foram convidados para uma confraternização em um restaurante da cidade, selando com alegria e união mais um ciclo de atividades dos Corpos Filosóficos.

Parabenizamos os Corpos Filosóficos, suas diretorias e todos os Irmãos pelo desenvolvimento alcançado neste ano de 2025.


Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.