Sessões do Kadosch e CAC marcam fortalecimento do Rito Brasileiro no Estado de São Paulo

No dia 7 de fevereiro de 2026, os Altos Corpos Filosóficos jurisdicionados ao Supremo Conclave do Brasil no Vale de Campinas/SP realizaram significativas Sessões Magnas de Colação de Grau, promovendo o fortalecimento da Cadeia Filosófica do Rito Brasileiro no Estado de São Paulo.

Foram realizadas, com grande brilhantismo:

  • A Sessão Magna de Colação do Grau 29 – Missionário da Religião, pelo Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico João Batista Roque – nº 133;
  • A Sessão Magna de Colação do Grau 31 – Guardião do Bem Público, pelo Colendo Alto Colégio Lauro Sodré I – nº 206.

Essas sessões marcaram o retorno das atividades filosóficas na região de Campinas, reafirmando o compromisso com os princípios e a missão do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.


🛡 Colação do Grau 29 – Missionário da Religião

A Sessão Magna de Colação do Grau 29 – Missionário da Religião foi realizada pelo Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico João Batista Roque – nº 133, e presidida com sabedoria e firmeza ritualística pelo Eminente Irmão Sérgio Mauro Grossi, Grande Prior, que conduziu os trabalhos com equilíbrio, zelo e profundidade.

Compuseram a Coluna de Oficiais os seguintes Irmãos:

  • 1º Grande Vigilante: Eminente Irmão Soto
  • 2º Grande Vigilante: Preclaro Irmão Edison Ferreira

A sessão foi marcada pela seriedade, integração e reverência aos símbolos que compõem o Grau, promovendo a reflexão sobre a missão espiritual e filosófica do Missionário da Religião no contexto do Rito Brasileiro.


🏛 Colação do Grau 31 – Guardião do Bem Público

O Colendo Alto Colégio Lauro Sodré I – nº 206, também ao Vale de Campinas, realizou a Sessão Magna de Colação do Grau 31 – Guardião do Bem Público, ampliando o compromisso dos Obreiros com os valores da Ética, Justiça e Responsabilidade Social, fundamentos desse elevado Grau Filosófico.

A cerimônia destacou-se pelo alto nível ritualístico e pela participação comprometida dos Ilustres e Poderosos Irmãos presentes, representando a vitalidade dos Altos Corpos no Estado.


🔄 Fortalecimento da Filosofia e da Tradição

Esses encontros filosóficos reafirmam o propósito do Rito Brasileiro em manter viva sua estrutura de ascensão gradual, iniciação consciente e formação moral e cívica, valorizando a Tradição e a missão dos Obreiros como Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade.


Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.

📌 O Supremo Conclave do Brasil reafirma seu compromisso com os princípios do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, e com a união entre seus servidores em todos os Vales e Climas do território nacional.