Vitória de Santo Antão sedia cerimônia do Grau Missionário da Paz do Rito Brasileiro

No dia 05 de agosto de 2025, ao Vale de Vitória de Santo Antão – PE, o Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, por meio do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico José Firmo Xavier, nº 173, jurisdicionado à 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, realizou uma significativa Sessão Magna de Iniciação ao Grau 26 – Missionário da Paz da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.

A cerimônia ocorreu no Templo Maçônico da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Segredo e Verdade nº 0851, do GOPE/GOB, situada na Rua André Vidal de Negreiros, nº 85, ao Oriente de Vitória de Santo Antão, e foi presidida pelo Poderoso Irmão Grande Prior Carlos Alberto Berriel Pessanha.


✨ Colação do Grau 26 – Missionário da Paz

Durante a Sessão Magna, foi iniciado ao Grau 26 – Missionário da Paz, o Poderoso Irmão Eduardo Kyoaki, que agora integra a hierarquia filosófica dos Altos Graus do Rito Brasileiro, reafirmando seu compromisso com os valores de concórdia e harmonia promovidos por este importante grau.


🧱 Composição do Quadro de Oficiais

A sessão contou com a valorosa atuação dos seguintes oficiais:

  • Francisco Chagas, 1º Grande Vigilante
  • José Alves, 2º Grande Vigilante
  • Ricardo Henrique, Grande Orador
  • Rafael Pereira, Grande Secretário
  • Ademir Ferreira, Grande Mestre de Cerimônias

🤝 Presença de Autoridades Filosóficas

A sessão foi enriquecida com a honrosa presença do Eminente Irmão Eduardo Flávio de Menezes, Delegado Litúrgico da 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, que fez uso da palavra e aprofundou os ensinamentos do grau com reflexões claras e fraternas.

Também marcaram presença:

  • O Irmão Henrique Ferreira, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio Frei Caneca, nº 238, que ocupou o cargo de Grande Orador.
  • O Ilustre Irmão Ademir Ferreira, Aterzata do Ilustre e Sublime Capítulo Luís Soares de Lima, nº 99, que atuou como Grande Mestre de Cerimônias.

Ambos contribuíram de forma fraterna e precisa para o brilho e didática do cerimonial.


🕯 Encerramento Fraterno

A Sessão Magna foi concluída às 20h30min, com elevado espírito de Fraternidade, Sabedoria e Justiça, promovendo a valorização do trabalho filosófico desenvolvido ao Vale de Vitória de Santo Antão, sob os auspícios do Supremo Conclave do Brasil.


Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
📌 O Supremo Conclave do Brasil reafirma seu compromisso com os princípios do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, e com a união entre seus servidores em todos os Vales e Climas do território nacional.