No dia quatro de novembro de dois mil e vinte e cinco, ao Vale de Vitória de Santo Antão, ao Clima de Pernambuco, o Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, por meio de O Ilustre e Sublime Capítulo Luís Soares de Lima nº 99, jurisdicionado à 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, realizou uma Sessão Magna de Iniciação ao Grau 4 – Mestre da Discrição, pertencente à hierarquia dos Altos Graus Filosóficos do Rito Brasileiro.
🏛 Realização da Sessão no Templo da ARLS Segredo e Verdade




A sessão ocorreu nas instalações da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Segredo e Verdade nº 0851, federada ao Grande Oriente do Brasil e jurisdicionada ao GOBPE, situada na Rua André Vidal de Negreiros, nº 85.
A cerimônia foi presidida pelo Ilustre Irmão Aterzata Ademir Ferreira Jr., que conduziu os trabalhos com o apoio de seus Oficiais:
- 1° Grande Vigilante: Ilustre Irmão Carlos Berriel,
- 2° Grande Vigilante: Ilustre Irmão Geraldo Pereira,
- Grande Orador: Ilustre Irmão Ricardo Henrique,
- Grande Secretário: Ilustre Irmão Márcio Lindemberg,
- Grande Mestre de Cerimônias: Ilustre Irmão Josimar Moura,
- Grande Guarda do Templo: Ilustre Irmão Valderio Leal,
- Grande Tesoureiro: Ilustre Irmão Jefferson Silva.
Durante os trabalhos, foi iniciado no Grau 4 – Mestre da Discrição o Ilustre Irmão Genival Marques, que passou a integrar os Obreiros da hierarquia filosófica do Rito Brasileiro.
📚 Apresentações Filosóficas e Debates
Foram apresentadas três Peças de Arquitetura pelos Mestres da Discrição:
- Ilustre Irmão Rivaldo Maximiano,
- Ilustre Irmão Jefferson Silva,
- Ilustre Irmão Carlos Sales.
As peças abordaram aspectos profundos do grau e foram seguidas de um debate fraterno e edificante, com a participação ativa dos presentes, contribuindo para o aperfeiçoamento coletivo dos iniciados e dos demais Obreiros.
👏 Presenças Ilustres e Colaborações
A sessão contou com a honrosa presença do Ilustre Irmão Carlos Alberto Berriel Pessanha, Grande Prior do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico José Firmo Xavier nº 173, que também desempenhou o papel de 1° Grande Vigilante na cerimônia.
Também prestigiou a sessão o Ilustre Irmão Ricardo Henrique Ferreira, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio Frei Caneca nº 238, que atuou como Grande Orador, ambos jurisdicionados à 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco.
O Eminente Irmão Eduardo Flávio de Menezes, Delegado Litúrgico da 1ª Delegacia Litúrgica de Pernambuco, marcou presença na Sessão Magna e compartilhou valiosos ensinamentos sobre os fundamentos do Grau 4, além de parabenizar as Peças de Arquitetura apresentadas pelos Mestres recém-iniciados.
Os trabalhos foram encerrados às 22h40min em clima de paz, harmonia e plena fraternidade.
Encerramos com o agradecimento do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.

