A LOJA SIMBÓLICA PROFETA ISSA Nº 1942 COMEMORA 44 ANOS DE FUNDAÇÃO – BA

Às vinte horas, do dia 11 de novembro de 2019, da E∴V∴, no Templo Maçônico da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Profeta Issa Nº 1942, federada ao G∴O∴B∴, jurisdicionada ao G∴O∴E∴B∴, com Templo Sagrado situado à Avenida Profeta Issa Nº 800, bairro Monte Castelo, Oriente de Teixeira de Freitas, no Estado da Bahia, foi realizada a Sessão Ordinária Conjunta com a Loja Inconfidência Baiana Nº 2155, no Gr∴ de Apr∴ Maç∴, sob os auspícios do S∴A∴D∴U∴, comemorando os 44 Anos de Fundação da Loja anfitriã, sob a direção do Venerável Mestre Petrônio César Ferreira dos Santos.

O Em.’. Ir.’. Luciano Pinto Sepúlveda tendo à sua direita o Ser.’. Ir.’. Cesar R. D. Dourado 33º e à sua esquerda o Em.’. Ir.’. Ilson Gomes de Souza 33º

 

O Em.’. Ir.’. Grão Mestre estadual do G.’. O.’. E.’. B.’. com os Poderosos Deputados da S.’ A.’. F.’. L.’. e os Veneráveis Deputados da P.’. A.’. E.’. L.’.  G.’. O.’. E.’. B.’.

 

ABERTURA DOS TRABALHOS

 

Os Estandartes da Lojas Maçônicas Inconfidência Baiana Nº 2125, ao Or.’. de Posto da Mata (BA) e Profeta Issa Nº 1942, ao Or.’. Teixeira de Freitas (BA)

 

Os trabalhos da sessão conjunta foram abertos ritualisticamente sob a direção do Ven∴ Mestre Ir∴ Petrônio César Ferreira Santos, com os demais cargos da administração da Loja Profeta Issa Nº 1942 sendo ocupados pelos seguintes Ilustres IIr∴:

1º Vigilante – Egberto Rabelo Filho; 2º Vigilante – Albino Medeiros de Almeida; Orador – José Francisco Alves Dourado; Secretário – José Luiz Sardi; Tesoureiro – Kamillo da Costa Borges e Chanceler – Joabe Jobson de Oliveira Pimentel; Hospitaleiro – Gilson Gonçalves de França, M.’. CCer.’. – Areudo Borba Guimarães

O Em.’. I.’. Ilson Gomes de Souza 33º (Profeta Issa) e o Ven.’. Ir.’. Carlos Antônio Assis Gouvêa (Inconfidência Mineira)

 

Nas fotos acima o registro dos IIr.’. com assento no Oc.’.

 

O Ilustre Ir.’. 1º Vig.’. Edberto Rabelo Filho

 

Ao fundo os Ilustres IIr.’. Chanceleres – Joabe Jobson de Oliveira Pimentel (Profeta Issa Nº 1942) e Antenógenes da Silva Pereira (Inconfidência Baiana Nº 2155), e o Il.’. Ir.’. Hospitaleiro Gilson Gonçalves de França

 

Na foto acima, destaque para o Il.’. Ir.’. Areudo Borba Guimarães, M.’. Cerimônias, atrás, o Il.’. Ir.’. Tesoureiro Kamillo da Costa Borges

 

Presentes prestigiando ao evento 28 (vinte e oito) IIr∴ do Quadro de Obreiros da Loja Maçônica Profeta Issa nº 1942 e aproximadamente 80 (oitenta) IIr∴ Visitantes, representando as Lojas Maçônicas: Cavalheiros do Claraval, ao Oriente de Alcobaça; Deus Luz e Caridade Nº 970, ao Oriente de Caravelas; Deus, Caridade e Justiça Nº 1749, ao Oriente de Itamaraju; Força e União de Itororó, ao Oriente de Itororó; Acácia do Extremo Sul, ao Oriente de Medeiros Neto; União Mucuriense, ao Oriente de Mucuri; Vale do Peruípe, ao Oriente de Nova Viçosa; Benjamin Pereira Mascarenhas Nº 2847,  ao Oriente de Prado; Villa-Lobos Nº 3720, Redenção do Extremo Sul Nº 86 (G.’. L.’. E.’. B), e Caridade e Sigilo Nº 11 (G.’. L.’. E.’. B.’.), estas ao Oriente de Teixeira de Freitas.

ORDEM DO DIA

Após o Ir∴ Orador instado pelo Ven.’. Mestre, ter explicado aos Irmãos no Templo o motivo da sessão, foi concedido o ingresso na forma da sua ritualística orientados pelo Il.’. Ir.’. Areudo Borba Guiarães, M.’. Cerimônias, dos membros da Loja Maçônica Inconfidência Baiana Nº 2155, num total de 24 (vinte e quatro) IIr∴ do Quadro, com a sua a diretoria constituída pelos seguintes Ilustres IIr∴: Ven∴ Mestre – Paulo Fernando Alves Milcent Assis; 1º Vigilante – Diogo Schieber e Silva; 2º Vigilante – Marcelo Francisco da Silva; Orador – Ruberval Lima Porto; Secretário – Jorge Luiz Costa Veiga; Tesoureiro – Danilo Nunes Assis Gouveia e Chanceler – Antenógenes da Silva Pereira.

A seguir, adentraram ritualisticamente ao Templo os Veneráveis IIr∴ Deputados Estaduais: João Ademir Fontes, Jorge Luiz Silva Lima, Antônio Augusto Teixeira, Carlos Eduardo Barbosa, Antônio Carlos Rios, Johnson Pinto Siquara, Judismar Geraldo Pandolfi, Jair Leal Silva e Ricardo Alexandre Barreto Freitas; bem como os os Veneráveis Mestres das Lojas União Mucuriense e Cavalheiros do Claraval, os IIr∴ Aristóteles Moreira Rolim e Cirineu Cordeiro Correia, respectivamente; o Ven.’. M.’. da A.’. R.’. L.’. S.’. Benjamim Pereira Mascarenhas Nº 2847, Ir.’. Christian Amador Ribeiro, os Coordenadores Regionais VVen.’. IIr∴ José William Abreu Lima e Romulo Cesar Pereira Silva, e o Conselheiro Estadual Ven.’. Ir∴ Orestes Lemos da Silva.

Presentes também prestigiando a sessão, os Poderosos Deputados Federais, os IIr∴: Pedro Luiz Pereira, Anderson Luís Cruz Santos, Gabriel Farias Pedrosa e Carlos Antônio Assis Gouveia.

Destacamos ainda a presença do Em.’. Ir.’. Juraci Antonio Santos da Silva 33º, Presidente da Grande Oficina Integrada de Graus Superiores Benedito Pereira Ralile Nº 303, ao Clima de Itamaraju (BA).

Adentraram ainda ao interior do Templo o Ser∴ Ir∴ Cesar Roberto Daniel Dourado 33º, Presidente do Supremo Conselho Superior de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e Membro do Conselho Federal do Grande Oriente do Brasil, representando nesta oportunidade o Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro Ir∴ Nei Inocencio dos Santos 33º; o Em∴ Ir∴ Ilson Gomes de Souza 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 7ª Região Litúrgica do Estado da Bahia, e o Em∴ Ir∴ Luciano Pinto Sepúlveda, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil – Bahia, que após ter recebido o Malhete, na forma da sua liturgia, o devolveu ao Ven∴ Mestre Ir.’. Petrônio César para a dar continuidade na direção dos trabalhos previstos para a festiva noite.

O Venerável Mestre Petrônio César Ferreira Santos teve a sua direita, no seu Altar, o Em.’. Ir.’. Luciano Pinto Sepúlveda, Grão-Mestre Estadual do G.’. O.’. E.’. B.’., e a sua esquerda o Ven.’. M.’. Paulo Fernando Alves Milcent Assis, Ven.’. M.’. da Loja Simbólica Inconfidência Baiana Nº 2155.

 

Ao fundo, a partir da esquerda o Pod.’. Ir.’. Gabriel Farias Pedrosa (Lja. Benjamim Pereira Mascarenhas), o Em.’. Ir.’. Ilson Gomes de Souza 33º (Lja Profeta Issa) e o Ven.’. Ir.’. Carlos Antônio Assis Gouvêa (Lja. Inconfidência Mineira)

 

A PALESTRA

 

Nas fotos acima o Ser.’. Ir.’. Cesar Roberto Daniel Dourado fazendo a sua exposição

 

Todos em seus lugares, iniciando a programação da cerimônia, o Ser∴ Ir∴ Cesar Roberto Daniel Dourado 33º apresentou a sua palestra, a qual abordou o tema: “Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos: O Rito da Cultura Nacional”. Na sua apresentação, com a Loja em recreação, o palestrante iniciou a sua fala com uma reflexão acerca do perfil do Maçom motivado e o Maçom estimulado, traçando as diferenças e a importância desses comportamentos em Loja, e fez um link dessa abordagem com a história da criação e do desenvolvimento do Rito Brasileiro, realçando a importância do registro dos fatos presentes para, no futuro, escrever a história fundamentada dos fatos passados. Discorreu ainda sobre a Doutrina do Rito Brasileiro e encerrou, apresentando as perspectivas futuras, necessárias para que a prática do Rito Brasileiro ganhe escala e projeção, necessárias para a própria sobrevivência do Rito.

 

Registro do momento da entrega de um Diploma alusivo ao 51º Aniversário de Fundação do Rito Brasileiro em homenagem aos 44 Anos de Fundação da Loja Simbólica Profeta Issa nº 1942, entregue pelo Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º juntamente com o Em.’. Ir.’. Ilson Gomes 33º

 

Após a exposição, o Ser.’. Ir.’. Cesar R. D. Dourado 33º realizou uma homenagem, em nome do Supremo Conclave do Brasile, e da pessoa do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, procedendo a entrega de um Diploma ao Ven.’. Mestre da Loja Maçônica Profeta Issa Nº 1942, em comemoração pelos seus 44 (quarenta e quatro) anos de vida, fazendo parte, também da história do Rito Brasileiro. Convidou, no ensejo, ao Em.’. Ir.’. Ilson Gomes 33º para fazer a leitura do texto do Diploma e acompanhá-lo na entrega ao Ven.’. M.’. Petrônio César Ferreira Santos.

 

Em contrapartida, o Ven.’. M.’. Petrônio Cesar Ferreira Santos solicitou para que o Em∴ Ir∴ Ilson Gomes de Souza 33º para fazer a leitura da Moção de Agradecimento que foi entregue por ambos ao Ser.’. Ir∴ Cesar R. D. Dourado 33º,  “pelos brilhantes serviços prestados à Maçonaria Universal e, em particular, pela brilhante e enriquecedora palestra sobre o Rito Brasileiro ministrada na sessão comemorativa dos 44 anos da Loja Simbólica Profeta Issa Nº 1942“. (Fotos acima)

 

INGRESSO DAS CUNHADAS, SOBRINHOS E CONVIDADOS E AS HOMENAGENS

 

Ao final da primeira fila, a cunhada Suzana Gomes Figueiredo, Presidente da Frat.’. Fem.’. Cruzeiro do Sul do Estado da Bahia e a cunhada Cristina Nunes, Pre.’. da Frat.’. Fem.’. Cruzeiro do Sul-Profeta Issa

 

Visão geral do Templo após o ingresso das cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados não maçons

Prosseguindo a programação, os trabalhos formam novamente suspensos para a entrada de cunhadas, sobrinhos, visitantes não maçons.

 

Convidada pelo Ven.’. Mestre, a Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-Profeta Issa, a cunhada Cristina Nunes de Almeida Santos fez um breve discurso parabenizando a Loja e exaltando os trabalhos e a dedicação das fraternas, ela ainda homenageou a Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul do Estado da Bahia, a cunhada Suzana Gomes Figueiredo. (Fotos acima)

 

A cunhada Suzana Gomes Figueiredo também fez o seu pronunciamento, destacando o importante trabalho da Fraternidade Cruzeiro do Sul do Estado da Bahia, importante instituição, em apoio aos maçons, fortalecendo, também as CCol.’. da Loja, onde ela estiver formalmente presente. (Foto acima)

A seguir, o Em.’. Ir.’. Luciano Pinto Sepulveda, Grão Mestre do G.’. O.’. E.’. B.’., com auxílio do Ven.’. Mestre Petrônio César Ferreira Santos iniciou as homenagens da noite, da Loja Simbólica Profeta Issa Nº 1942.

 

Inicialmente foram agraciados pelo Grão-Mestre Estadual e pelo Ven∴ Mestre da Loja Profeta Issa os IIr∴ José Luiz Sardi e Paulo Eça Farias, com o respectivo diploma e a medalha de Grande Benemérito, e o Ir∴ Egberto Rabelo Filho com diploma e medalha de Benemérito. (Fotos acima)

 

Convidada, a cunhada Cristina Santos entregou os diplomas de Ven∴ Mestre e de Mestre Instalado ao seu esposos, o Ven.’. M.’. Ir∴ Petrônio César Ferreira Santos. (Fotos acima)

 

O Grão-Mestre Estadual fez a entrega do Diploma e medalha concedendo o título de Benfeitora da Ordem à Loja Maçônica Profeta Issa Nº 1942, entregando a comenda ao Ven∴ Mestre. (Fotos acima)

 

Pela Loja Inconfidência Baiana Nº 2155 , o Grão Mestre Estadual Em.’. Ir.’. Luciano Pinto Sepulveda, auxiliado pelo Ven∴ Mestre Ir∴ Paulo Fernando Alves Milcent Assis realizou a entrega aos recém-iniciados, IIr∴ Aprendizes: Ramiro Rodrigues Louzada e Juliano Hamada, os diplomas de Apr∴ Maçom. (Fotos acima)

 

Ainda foi  homenageado o Ir∴ Absmael Ferreira com o Diploma e Medalha de Grande Benemérito e também os IIr∴ Antônio Carlos Rios e Jorge Luiz Costa Veiga, com o respectivo Diploma e Medalha de Benemérito da Ordem. (Fotos acima na sequência de ordem de entrega das homenagens)

 

Na oportunidade, o Em∴ Ir∴ Luciano Sepúlveda também entregou o Diploma de Benfeitora da Ordem à Loja Simbólica Inconfidência Baiana Nº 2155, entregando a comenda ao seu Ven∴ Mestre, para ser posta no Estandarte da Loja.

 

Na oportunidade, revestiu como Coordenador da 17ª Região do G∴O∴E∴B∴ o Ir∴ José William Abreu Lima (na foto acima presente também o Ven.’. M.’.  Jorge Luiz da Silva Lima, da Loja Simbólica Deus, Caridade e Justiça Nº 1749)

O Pod.’. Ir.’. Dep.’. Fed.’. Maç.’. Anderson Luis Cruz Santos ao lado do Em.’. Ir.’. Grão-Mestre Estadual G.’. O.’. E.’. B.’.

 

Verso da Medalha Comemorativa

 

O Em.’. Ir.’. Luciano Sepúlveda e o Ir.’. José Netto Cruz Souza que foi agraciado com a medalha

 

Anverso da medalha comemorativa

O Grão Mestre Estadual do GOB-BA homenageou com as Medalhas Comemorativas dos 195 anos de Fundação do G∴O∴B∴ os IIr∴ Anderson Luís Cruz Santos e José Netto Cruz Souza. (Fotos acima)

 

O Deputado Federal, Pod.’. Ir∴ Anderson Luís Cruz Santos procedeu a entrega dos diplomas de Ven∴ Mestre e de Mestre Instalado ao Ir∴ Cirineu Cordeiro Correia, da Loja Simbólica Cavalheiros do Claraval.

 

Na sequência, o Grão-Mestre Estadual Em.’. Ir∴ Luciano Sepúlveda foi homenageado com uma Moção de Aplauso pela Loja Simbólica Profeta Issa Nº 1942.

 

E também recebeu das mãos do Ven.’. M.’. Paulo Fernando Alves Milcent Assis o Diploma de Membro Honorário da Loja Inconfidência Baiana Nº 2155.

 

Nas fotos acima visão geral do Oc.’. e do Or.’., bem como da Abóbada Celeste do Templo da Loja Simbólica Profeta Issa nº 1942

 

O Il.’. Ir.’. Orador José Francisco Alves Dourado

O Ven∴ Mestre e o Il.’. Ir∴ Orador apresentaram relatos sobre os 44 (quarenta e quatro) anos de fundação da Loja Simbólica Profeta Issa Nº 1942.

 

O Ven.’. M.’. solicitou que fosse entregue a cada um dos presentes um botão de rosa, uma homenagem singela da Loja pela presença de todos.(Foto acima, o M.’. CCer.’. fazendo a distribuição das flores)

Encerrando a Ordem do Dia, o Grão-Mestre Estadual Em∴ Ir∴ Luciano Pinto Sepúlveda agradeceu ao Ser.’. Ir∴ Cesar R. D. Dourado e expressou sua alegria em participar desta festividade,  sobre o Grande Oriente Estadual disse que o nome G.’. O.’. E.’. B.’. deixará de existir, e que a partir de 14 de dezembro, passará a ser nominado de GOB-Bahia, cuja alteração foi confirmada pela Poderosa Congregação, assim como, foi aprovada a convocação de uma Assembleia Constituinte a ser instalada no próximo mês de fevereiro. Finalizou, informando que será votada a Lei da Ficha Limpa na Maçonaria mês que vem e afirmou “que não era uma gaivota que voava para comer, mas que voava porque gostava“.

Ato contínuo, o Ven∴ Mestre solicitou ao M.’. de Cerimônias que conduzisse as cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados não maçons para o Salão de Banquetes da Loja e, em seguida, retornou os trabalhos na forma da sua ritualística.

Devido ao adiantado da hora, falou apenas o Il.’. Ir.’.  Orador que agradeceu aos Irmãos visitantes e afirmou que a Sessão transcorreu de acordo com as normas e regulamentos da Ordem.

Na primeira fila, à partir da esquerda os Ilustres IIr.’. : Tesoureiro – Kamillo da Costa Borges,  Orador – José Francisco Alves Dourado, Chanceler – Joabe Jobson de Oliveira Pimentel e1º Vigilante – Egberto Rabelo Filho; atrás, no mesmo sentido: o Em.’. Ir.’. Ilson Gomes de Souza 33º, Del.’. Lit.’. Rito Brasileiro para a 7ª Região do Estado da Bahia, o Em.’. Ir.’. Luciano Pinto Sepulveda, Grão Mestre Estadual do G.’. O.’. E.’. B.’., e os ilustres IIr.’.  Secretário – José Luiz Sardi e o 2º Vigilante – Albino Medeiros de Almeida

 

Registro dos Irmãos presentes a cerimônia conjunta comemorativa dos 44 Anos de Fundação da Loja Simb.’. Profeta Issa N 1942

 

Finalizando, os trabalhos foram encerrados ritualisticamente e todos foram convidados para participarem do Ágape realizado no Salão de Banquetes da Loja, onde se confraternizaram entusiasticamente.

 

Nas fotos acima o Ven.’. M.’. apagando as velas após o canto do Parabéns e detalhe do bolo que foi cortado e distribuído aos comensais

O Supremo Conclave do Brasil, na pessoa do seu Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito parabeniza mais uma vez a agora Aug.’. Resp.’. Gr.’. Benf.’. da Ordem Loja Simb.’. PROFETA ISSA Nº 1942, ao Or.’. de Teixeira de Freitas (BA), pelo seu 44º ANO DE EXISTÊNCIA, e que o S.’. A.’. D.’. U.’. proteja a todos os seus Membros, abençoando-os com a sua Luz radiante.