ABERTURA DO VI ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO EM SALVADOR – BA

Na noite de 11 de novembro de 2022, no Centro de Convenções do HOTEL FIESTA, no bairro de Itaigara, ao Oriente de Salvador, realizou-se a SESSÃO MAGNA PÚBLICA DE ABERTURA O VI ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO, Edição SALVADOR/BA, organizado pelas Lojas Maçônicas CASTRO ALVES Nº 1704, ao Or. de Salvador/BA e ACÁCIA LITORÂNEA Nº 3683, ao Or.’. Lauro de Freitas/BA.

 

Estandarte da Loja Primaz do Rito Brasileiro no Estado da Bahia e uma das organizadoras do magno evento

 

O Estandarte da outra Loja organizadora do VI Encontro Estadual do Rito Brasileiro, edição Salvador

 

Os Irmãos Giberto Lima e Valney Santos da Silva

 

Os IIr.’. Paulo Roberto dos Santos Souza, Gilberto Lima e Luis Rogério “Lula”

 

Membros da Comissão de organização do evento: Dilton Dorea, Alex Rufino, Carlos Alberto de Assis Ribeiro e Sérgio Luiz Ilkiu

 

Os Irmãos Valney Santos da Silva, Cesar Roberto Daniel Dourado e Juliano Coelho Braga

 

Os Irmãos Cesar Roberto Daniel Dourado e Glauber Soares

 

Aguardando o início da cerimônia de abertura, os Irmãos, à partir da direita, Israel Barbosa Medrado, Tolenildo Ferreira de Santana, Gervázio Lopes Macedo, Delson Machado dos Santos, e as cunahadas.

 

 

 

No Lobby do hotel, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos e o Em.’. Ir.’. Oscimar Alves Torres, conversando com os Irmãos Juliano Coelho Braga, Macos Antônio São Pedro, Hipólito Peixinho da Silva 33º, Júlio Cesar da Costa

 

Os Irmãos Gilberto Lima, Luis Rogério, Adriel, Juliano Coelho Braga, José Carlos e Luiz Cláudio

 

Em destaque o Ir.’. Sílvio Duarte e família que vai ser honrosamente homenageado no decorrer do evento

 

Os Veneráveis Mestres: Eduardo Costa, da Loja Maçônica Castro Alves (Salvador), Jose Angelito Alves da Silva, da Loja Maçônica Acácia Litorânea (Lauro de Freitas) e Paulo Roberto de Sousa Rocha, da Loja Maçônica Vigilância e Justiça; os EEm.’. Ir.’. Luis Rogério Reis Silva – “Lula” 33º e o escritor maçônico Luiz Roberto A. R. Maia 33º

 

A partir da direita, os Delegados Litúrgicos EEm.’. IIr.’. Paulo Augusto Marcondes 33º (DLRB/CE) e esposa, José Carlos Rocha Lima 33º (2ª DLRB/BA) e Hipólito Peixinho 33 (3ª DLRB/BA) e o Ven.’. Mestre.

 

Destacamos as seguintes autoridades maçônicas do Simbolismo e dos Graus Superiores do Rito Brasileiro e de Ritos Coirmãos, que prestigiaram a Magna Cerimônia de Abertura do VI ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO: Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil; Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, Gr.’. Regente do Supremo Conclave do Brasil; Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil; Em.’. Ir.’. OSCIMAR ALVES TORRES, Grão-Mestre Estadual do GOB-BA; Pod.’. Ir.’. LUCIANO SEPULVEDA, Grão-Mestre Estadual Adjunto do GOB-BA; Pod.’. Ir.’. JULIO CESAR DA COSTA, Secretário Geral de Ritualística do GOB, Adjunto para o Rito Brasileiro (nos Altos Graus é Delegado Litúrgico da 1ª, 2ªDLRB/MG);  Pod.’. Ir.’. GILBERTO LIMA, Pres.’. de Honra da COMAB; os EEm.’. IIr.’. Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro: ORISVALDO FELIX BARBOSA 33º, da 1ª DLRB/BA (no Simbolismo é o Secr.’. Gab.’. do Grão-Mestre); JOSÉ CARLOS ROCHA LIMA 33º, da 2ª DLRB/BA; HIPÓLITO PEIXINHO DA SILVA 33º, da 3ª DLRB/BA; GENIVALDO LACERDA SILVA 33º, da 6ª DLRB/BA; PAULO AUGUSTO MARCONDES 33º, da DLRB/CE; Pod.’. Ir.’. GERVÁSIO LOPES MACEDO, Secr.’. Estadual de Adm.’. do GOB-BA;  Pod.’. Ir.’. LUIS ROGÉRIO REIS SILVA, Secr.’. Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOB-BA; Ven.’. Ir.’. CARLOS ALBERTO DE ASSIS RIBEIRO, do Conselho Estadual do GOB-BA; os IIr.’. Veneráveis Mestres: EDUARDO CESAR DA SILVA COSTA, da Loja Castro Alves; JOSÉ ANGELITO ALVES DA SILVA, da Loja Acácia Litorânea e PAULO ROBERTO DE SOUSA ROCHA, da Loja Vigilância e Justiça.

 

O evento contou com a participação de Irmãos dos Orientes do Rio de Janeiro/RJ; Belo Horizonte/MG; Fortaleza/CE; Itamaraju/BA; Feira de Santana/BA; Lauro de Freitas/BA; Salvador/BA; Santo Amaro/BA; Ilhéus/BA; Eunápolis/BA e Barreiras/BA, dentre outras localidades.

 

 

Foi organizada uma Comissão de Recepção das autoridades maçônicas ao serem convidadas a darem ingresso no salão e comporem a formação da mesa de honra e a abertura oficial do magno evento.

 

 

Adentraram ao Salão em conjunto o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e o Em.’. Ir.’. OSCIMAR ALVES TORRES, que se posicionaram em seus lugares, na mesa de honra.

 

 

Foi convidado a ocupar seu lugar a mesa o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º e, em seguida, o Pod.’. Ir.’. LUCIANO SEPÚLVEDA.

 

 

 

Adentraram, ainda, para comporem a Mesa de Honra do Evento, os PPod.’. IIr.’. ORISVALDO FELIX BARBOSA e GILBERTO LIMA; bem como, o Ir.’. Ven.’. Mestre EDUARDO CESAR DA SILVA COSTA, da Loja CASTRO ALVES, também foi convidado a ocupar o seu lugar à mesa.

 

 

 

A partir da esquerda, o Em.’ Ir.’. Glauber Soares 33º, o Pod.’. Ir.’. Julio Cesar da Costa, o Ser.’.Ir.’. Cesar Dourado 33º e o Sapientíssimo Ir.’. Edmundo Ferreira Lima (Ordem D. Pedro I)

 

Foram ainda, convidados a ingressarem no Salão de Convenções o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Presidente do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e palestrante da noite, e o Pod.’. Ir.’. JÚLIO CESAR DA COSTA, Secretário Geral de Ritualística do GOB, Adjunto para o Rito Brasileiro, que ocuparam seus lugares diante da mesa formada.

 

Após a mesa formada, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, procedeu a abertura formal do magno encontro do Rito Brasileiro no Estado da Bahia.

 

 

 

Ato contínuo, foi ingressado no Salão de Eventos, o Pavilhão Nacional Brasileiro, quando todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

 

Inicialmente a Loja Maçônica CASTRO ALVES Nº 1704, na pessoa do seu Venerável Mestre, Ir.’. EDUARDO CÉSAR DA SILVA CASTRO, homenageou o Em.’. Ir.’. OSCIMAR ALVES TORRES, Grão-Mestre Estadual do GOB-BA, outorgando-lhe o Título de Distinção Loja Maçônica Castro Alves, fazendo a entrega de um Diploma e Comenda (fotos acima)

 

 

 

 

Prosseguindo as homenagens, o Grão-Mestre Estadual do GOB-BA, Eminente Irmão OSCIMAR ALVES TORRES, fez a entrega do Troféu de Palestrante do VI ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO, ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, acompanhado de um Diploma de Reconhecimento por ter prestado serviços relevantes ao Rito Brasileiro no VI Encontro Estadual do Rito de Brasileiro.

 

 

 

Da mesma forma, o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, recebeu o seu Troféu de Palestrante e Diploma de Reconhecimento, antecipadamente, pela palestra que fará no dia seguinte, de acordo, com a programação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas fotos acima temos a homenagem prestada pelo Grande Oriente do Brasil, concedendo a Ordem do Mérito D. Pedro I ao Ir.’. SILVIO DUARTE, com a respectiva comenda, sendo designado pelo Grão Mestre Geral para fazer a sua entrega, o Em.’. Ir.’. OSCIMAR ALVES TORRES, Grão Mestre Estadual do GOB-BA; em seguida, foi entregue ao insigne Sapientíssimo Irmão SILVIO DUARTE, a Comenda Ruy Barbosa e o seu respectivo diploma, do GOB-BA, concedida pelo seu Grão-Mestre Estadual e entregue pelo Venerável Mestre da Loja do Irmão homenageado, JOSE ANGELITO ALVES DA SILVA.

 

 

Encerradas as homenagens, a mesa de honra foi desfeita, e após a leitura do currículo do palestrante, o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º foi convidado para fazer a sua apresentação.

 

 

 

 

Nos próximo quase quarenta minutos, o palestrante discorreu sobre o tema O RITO BRASILEIRO NOS 200 ANOS DE FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL, onde discorreu na linha do tempo daquela potência simbólica, a história do Rito Brasileiro, nos períodos 1914 -1917; 1940-1944 e 1967 e 1968, mas sob uma abordagem crítica, inclusive questionando se os ideais doutrinários de Álvaro Palmeira estão sendo ministrados ao longo da hierarquia dos 33 Graus do Rito Brasileiro, e após uma análise, afirma que não, e propõe algumas ações no Simbolismo e nos Altos Graus para tornar a promoção doutrinária do Rito Brasileiro mais eficiente e eficaz. No simbolismo avançar além de focar no “o que fazer” e “como fazer“, em direção ao estudo moral filosófico das lendas, alegorias e símbolos, entendendo que o Templo Maçônico é um importante instrumento litúrgico-doutrinário para o aprendizado dos obreiros, muito bem definido pelo Ir.’. Fernando de Farias, e nos Graus Superiores, tornar o período de interstício mais bem aproveitado, reestruturando os Rituais de forma que favoreçam a realização de instruções e a obrigatoriedade não só de estudar o Grau colado, mas, também os graus intermediários, de forma, que possamos forjar um Maçom aprimorado moral-filosoficamente, especialmente nos Sublimes Capítulos, elevar a cultura Geral do Maçons nos Conselhos de Kadosch; o trato com o bem-público e o civismo, nos Colendos Alto-Colégios  e finalmente, a prática do humanismo maçônico, a prática do Bem, em toda a sua expressão filosófica, para o bem-estar da Pátria e da Pátria estendida, que é a Humanidade, e o Supremo Conclave do Brasil está já se estruturando para que em 2023, os Altos Graus sejam promovidos de forma a priorizar seus estudos.

 

 

Ao final da sua apresentação destacou as Lojas baianas que podem ostentar em seus estandartes o título de LOJAS FUNDADORAS DO RITO BRASILEIRO, de acordo coma Constituição do Rito Brasileiro, de 1968.

 

 

 

 

 

Ao final da sua apresentação, o Em.’. Ir.’. OSCIMAR ALVES TORRES, Grão-Mestre do GOB-BA, agradeceu a participação do Ser.’. Irmão, no ensejo, fez a entrega do Troféu de Palestrante do VI Encontro Estadual do Rito Brasileiro, acompanhado do Diploma de Reconhecimento. O Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, agradeceu a homenagem, e também pelo convite efetuado para participar desse importante evento, mais ainda, por ter sido honrado em ser o palestrante da abertura dos trabalhos.

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS DO ÁGAPE REALIZADO NO RESTAURANTE DO CENTRO DE CONVENÇÕES