GRAU 29 DA HIERARQUIA DOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO AO CLIMA DE BRASÍLIA – DF

Nesta última quarta-feira, 29 de maio de 2019, o Pod.’. G.’. C.’. K.’. F.’. TEMPLÁRIOS DA LUZ Nº 115, ao Clima de Brasília-DF, em Sessão presidida pelo Eminente Ir.’. ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO 33º Grande Prior, realizou a Elevação ao Grau 29 – Missionário da Religião da Hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.

Foram Elevados ao Grau 29, os Poderosos Irmãos Missionários da Paz ALEXANDRE JORDÃO DA SILVA, BENILSON DOS SANTOS MOREIRA e JOSÉ SANTACRUZ PAIM, da A.’. R.’. B.’. L.’. S.’. GUATIMOZIN Nº 2.107; e OLAVO GUISARD LEAL FERREIRA e RODRIGO POLO DE LIMA, estes dois últimos Obreiros pertencentes ao Quadro da A.’. R.’. L.’. S.’.  JOÃO ROSÁRIO DÓRIA Nº 2.533,

Nas duas fotos acima, sentados, ao centro, o Em.’. Ir.’. Robson Gouveia 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no DF e o Em.’. Ir.’. Antonio Carlos Monteiro 33º, Gr.’. Prior do Pod.’. GCKF Templários da Luz nº 115, ladeados pelos PPod.’. IIr.’. Missionários da Religião

Quando da Palavra o Eminente Ir.’. ROBSON GOUVEIA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Distrito Federal, em nome do Soberano Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º saudou e deu as boas-vindas aos novos Missionários da Religião por alçarem este notável Grau, e lhes transmitiu as felicitações da Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Distrito Federal, por ocasião de Sessão Magna levada a efeito pelo Poderoso GCKF TEMPLÁRIOS DA LUZ Nº 115, ao Clima de Brasilia – DF,  bem como, na oportunidade, parabenizou igualmente, o  Grande Prior, já nominado, pela brilhante condução da Sessão Magna de Elevação por ele promovida, fruto do magnífico trabalho que essa Operosa Oficina Litúrgica vem desenvolvendo em prol do Rito Brasileiro no Distrito Federal.

Ornando o Altar do Gr.’. Prior, à esquerda, o Em.’. Ir.’. Robson Gouveia, Del.’. Liturg.’. do Rito Brasileiro no DF, e à direita o Em.’. Ir.’. Francisco Assi de Souza 33º, Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. Buscadores da Palavra nº 61, ao Vale de Sobradinho (DF)

Finalizou, agradecendo, ainda, ao Eminente Ir.’. MAURO  MAGALHÃES AGUIAR 33º, Egrégio Mestre do COLENDO ALTO COLÉGIO HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS Nº 210, o qual, acompanhado de uma plêiade de abnegados Eminentes Irmãos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, abrilhantaram, ainda mais, a solenidade.

No ensejo transcrevemos, abaixo, uma Peça de Arquitetura do Em.’. Ir.’. ROBSON GOUVEIA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro, versando sobre o Grau 29 – Missionário da Religião, elaborada em homenagem aos Poderosos Irmãos iniciados nessa festiva noite, que deixou de ser apresentada no dia, em decorrência do adiantado da hora.

TEOLOGIA E RELIGIÃO

Dentre os preceitos do Rito, é de grande aplicação neste Grau aquele que preceitua: “O maçom é homem de seu século”. Consequentemente, ao realizar seu trabalho, emprega os instrumentos que o século lhe propicia, assim as ciências atuais (Sociologia, História, Arqueologia, Psicologia, etc.). Os instrumentos tradicionais do maçom operário (esquadros, níveis, prumos, compassos), firmam-se como elementos que nos mantêm ligados à tradição, empregados que continuam sendo, em nossa instrução moral de caráter simbólico. Tudo isto consubstancia a conciliação da Tradição (Graus simbólicos) com a Evolução (Graus filosóficos), uma das marcas do Rito Brasileiro.

Destarte o uso da Ciência do século como instrumento de trabalho. Por exemplo: na formação moral (objeto dos graus capitulares) empregamos a Filosofia Moral; na formação cívica ou do cidadão (objeto dos Altos Colégios do Rito) empregamos a Ciência Política; etc. No Grau 27, Missionário da Arte – empregamos as Artes; no Grau 28 – Missionários da Ciência – as Ciências do século.

Pois bem, aqui no Grau 29, onde se procura conciliar Razão e Fé, nada mais adequado do que o uso de um eficiente instrumento (sempre atualizado) deste século: a Teologia.

Religião

Maçonaria não é religião e muito menos se confundem Religião e Teologia. Há, entre as duas, relação semelhante que pode ser estabelecida por analogia, entre um jardineiro e um botânico. Um jardineiro, mesmo sem conhecimentos técnicos específicos de botânica sabe muito bem cuidar de seu jardim. Assim se relaciona com as flores. Um botânico, sabe

tudo sobre flores, cientificamente, mas nem sempre possui gosto para cuidar de um jardim. Em resumo, pode-se ser jardineiro sem saber Botânica (mas, sabendo, é muito melhor), como se sabendo muita Botânica, pode não se ter gosto nenhum por jardins.

Do mesmo modo entre um homem religioso e um teólogo. O jardim é a Religião; Deus aqui é comparado às flores. O homem religioso gosta da Religião, porque ama Deus assim como um jardineiro gosta de seu jardim, porque ama suas flores.

Adiante leia a parábola O Jardineiro do Reino, criada especialmente para o Rito Brasileiro.

O que é Teologia

Sob mero viés etimológico, Teologia é o estudo de Deus, assim a composição grega da palavra: Theós = Deus; logos = estudo, discurso. Em verdade é um ramo de estudo que, utilizando criteriosamente a fé e a razão, procura conhecer DEUS, descrevendo a Sua natureza (quem é DEUS); os seus propósitos, atributos, o modo como ELE se relaciona com a Criação e em especial com os seres humanos.

Teologia não é religião. A Teologia possui métodos e técnicas próprios, baseados na razão, de tal modo que, como a Filosofia, se enquadra no campo das ciências filosóficas.

A Teologia, enfim, é um estudo acerca de Deus, baseado na experiência humana com Deus e na revelação divina. É um estudo de vasta extensão, eis que, estudando como todos os seres e coisas se relacionam com Deus, de certo modo abrange tudo quanto existe.

BIBLIOGRAFIA

BOUCHER, Jules – A Simbólica Maçônica. São Paulo: Editora Pensamento, 2011.

DA CAMINO, Rizzardo – Dicionário Maçônico. São Paulo: Madras, 2004.

DA CAMINO, Rizzardo – Rito Escocês Antigo e Aceito. Loja de Perfeição 1º ao 33º. São Paulo: Madras, 2010.

GILES, T. R. – Introdução à Filosofia. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979.

Constituição do Rito. Regulamentos do Rito no Brasil. Estatutos do Supremo Conclave do Brasil. Rio de Janeiro: Supremo Conclave do Brasil, 2014.

CRÉDITOS:

Texto base: Em.’. Ir.’. Robson Gouveia 33º

Edição: Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º

Fotos: Arquivos do Pod.’. CGKF Templários da Luz nº 115