INVESTIDURA E RECONHECIMENTO GRAU 33 AO CLIMA BRASÍLIA – DF

No dia 19 de novembro de 2021, o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, realizou no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil no Distrito Federal, a Cerimônia Magna de INVESTIDURA E RECONHECIMENTO DO SUMO GRAU 33, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, presidida pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º , Grande Primaz do Rito Brasileiro, que se fez acompanhado do Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, seu Grande Regente.

Ainda fazendo parte da Comitiva do Supremo Conclave, os SSer.’. IIr.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º e JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Membros Efetivos e o Sap.’. Ir.’. JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Distrito Federal.

No Altar do Primaz, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º e o Em.’. ir.’. Mauro Magalhães Aguiar 33º

Foram convidados para compor o Altar do Grande Primaz, os EEm IIr.’. BRADEMIR WOLFF DA SILVA 33º e MAURO MAGALHÃES AGUIAR 33º.

A Câmara de Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, foi composta pelos seguintes Irmãos:

 


Grande Regente Sereníssimo Ir JULIANO COELHO BRAGA 33º

 

Grande Orador Sapientíssimo Ir JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º

 

Grande Secretário Sereníssimo Ir JOSÉ TERUO MIZUNO 33º

 

Grande Tesoureiro –

 

Grande Chanceler Eminente Ir LUIZ BALTAZAR GOULART GARAY 33º

 

Grande Mestre de Cerimônias Sereníssimo IrALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º

 

Grande Guarda do Templo Eminente Ir SEBASTIÃO NATALINO VICENTE 33º

 

Visão Geral da Câmara de Grau 33

 

Ainda fizeramse presentes os Eminentes Irmãos: MANOEL ARAÚJO DE MEDEIROS 33º, ROBERTO BATISTA DOS SANTOS 33º, RÉGIO RODRIGUES DA ROCHA 33º, SEBASTIÃO NATALINO VICENTE 33º, FRANCISCO ASSIS DE SOUZA 33º, CARLOS ROBERTO PASSOS DE ANDRADE 33º, MARCELO LUIS CASTRO RODOPIANO 33º.

 

Os Grandes Comendadores Grau 33 do REAA José Eudes Pereira Siqueira 33º e Marco Cesar de Oliveira 33º, para serem recepcionados no Grau 33 do Rito Brasileiro, ao lado do Ser.’. Ir.’. Alexandre dos Santos da Costa 33º, Gr.’. M.’. CCer.’.

 

À partir da esquerda, o Ser.’. Ir.’. Gr.’. Regente Juliano C. Braga 33º; os Irmãos Recepcionados no Rito Brasileiro, José Eudes P. Siqueira 33º e Marco Cesar Oliveira 33º; o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Gr.’. Primaz; e o Sap.’. Ir.’. Robson Gouveia 33º, Delegado Litúrgico do DF

 

Inicialmente tiveram o Grau 33 recepcionado pelo Supremo Conclave do Brasil os Grandes Inspetores Gerais: Ir.’. MARCO CESAR DE OLIVEIRA 33º e JOSÉ EUDES PEREIRA SIQUEIRA 33º, este último, no Simbolismo, exerce o cargo e as funções de Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado de Roraima (GOB-RR), que investiram no Supremo Conselho do Brasil para o REAA.

 

Em seguida, foram investidos no Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, os seguintes Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo: ANTÔNIO CARLOS MONTEIRO, PEDRO FERREIRA JÚNIOR, PEDRO NELSON CARNEIRO e SEBASTIÃO PEREIRA GOMES.

Os Irmãos Grau 33 que foram recepcionados e investidos na magna noite, após terem ingressado no interior da Câmara de Grau 33, acompanhados pelo Gr.’. M.’. de CCer.’. Ser.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º, contemplaram o “Fogo que Nunca se Apaga”, prestaram o Solene Juramento, foram UUng.’. e cobertos com o M.’. do P.’.; em seguida, foram Recepcionados/Investidos no Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, tornandose Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, e no ensejo receberam seus Rituais dos Graus, Identidades do Rito Brasileiro, joias e Patentes. Finalmente, assinaram o Livro de Presenças, e tomaram seus respectivos assentos.

Quando da Palavra acerca do Ato, o Sap.’. Ir.’. ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º, na qualidade de Grande Orador, procedeu a leitura de um discurso de saudação e boas-vindas aos novos Servidores, que abaixo o reproduzimos em sua íntegra:

 

          Hoje, 19 de novembro de 2021, é um dia de glória para a Maçonaria brasileira, em especial para a Maçonaria do Rito Brasileiro no Distrito Federal, pois nossos Eminentes IIr são investidos e/ou têm reconhecido, no âmbito do Rito Brasileiro, seu Sumo Grau 33, último grau da escalada hierárquica do nosso Glorioso Rito Brasilista, numa esplêndida cerimônia que ficará para sempre gravada em nossas memórias.

          Foi uma longa e árdua jornada, mas sempre enriquecida pela agradável convivência fraternal da qual temos a oportunidade de desfrutar nessa fantástica Instituição, acontecimento esse que muda, doravante, para melhor vossa maneira de ver o mundo, vossa concepção de vida, iluminados que serão pela sabedoria que alimenta o vosso espírito e o intelecto.

        Fazendo uma retrospectiva da essência dos ensinamentos que vos foram repassados pelos nossos mestres, aprendestes, nos três primeiros graus, a vencer as nossas paixões, a submeter a vossa vontade, enfim, a controlar as vossas emoções, num verdadeiro processo de conhecimento do vosso ser interior.

         Foi ainda nos graus simbólicos que fizestes as vossas primeiras incursões na “Arte Real”, a “Arte do pensamento”, sistematizando a vossa forma de pensar através de um desenvolvimento lógico, direcionado em três vértices: intuição, análise e síntese.

       Os altos graus vos conduzem ao conhecimento cósmico, à identificação com o todo, através da solidariedade e do amor e vos mostram o caminho da realização do homem em harmonia com tudo o que há no universo. Nesse momento, gostaríamos de agradecer a todos os irmãos, em todos os seus graus e qualidade, que contribuíram com seus esforços pessoais para a vossa formação maçônica, transmitindolhes os seus valiosos conhecimentos. A todos vocês a nossa eterna gratidão.

          Por outro lado, após receberem a vossa graduação no Rito Brasileiro, deverão sondar o vosso interior e procurar responder à seguinte questão: O que podemos fazer para a Maçonaria?

          Se assimilarem bem o que vos foi ensinado, a resposta a essa intrincada pergunta já estava estabelecida desde a vossa iniciação no Grau de Aprendiz Maçom, quando foram induzidos a sensações e sentimentos com o intuito de despertar a vossa capacidade de realização, através da iniciação simbólica, como objetivo.

        Os desafios agora são enormes, pois a humanidade, cuja felicidade  é o objetivo maior da nossa instituição, passa por um período sem precedentes na sua existência: as cidades se transformaram em gigantescos aglomerados humanos, expandindose sem controle. Com isso perdese a governabilidade e a qualidade de vida, e, contrariamente, onde moram juntos milhões de seres humanos, é onde encontramos os maiores sentimentos de solidão, a maior insegurança e a mais desprezível desumanidade.

           A violência, a pobreza, a miséria, as desigualdades sociais atingiram níveis inacreditáveis. O desrespeito com a natureza atinge o planeta inteiro, uma vez que o verdadeiro maçom, em especial o do Rito Brasileiro, é um construtor de amanhãs.

          Como Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, devereis, doravante, trabalhar com tenacidade, com desprendimento, com entusiasmo, para que a maçonaria funcione como um farol a iluminar e guiar os homens, infelizmente não todos, mas um contingente de homens capazes, que têm como missão resgatar para a humanidade os valores fundamentais e libertar o ser humano da descrença absoluta e perversa que o vem dominando.

        Portanto, meus Eminentes irmãos, há chamamentos por toda a parte, pois “a messe é grande” e os obreiros são poucos. Diante da escala dos desafios que nos são apresentados, a investidura no Grau 33 do Rito Brasileiro não pode e não deve ser o limite para o maçom que realmente entende do seu ofício. Ao contrário, deve ser a vertente que o lançará para a construção do futuro da humanidade, de alcançarmos a iniciação real.

        Em outras palavras, devemos viver maçonicamente o nosso diaadia com os nossos comportamentos ditados pela Igualdade, pela Liberdade e pela Fraternidade. Se fizermos isso, a nossa sublime Ordem sairá fortalecida na proporção em que a dignificarmos dentro dela e no mundo profano. É fundamental ressaltar que não é suficiente apenas planejar, projetar, permanecendo apenas na teoria, precisamos, sim, de ação transformadora que nos faça sair da retórica e dos planejamentos formais para o campo comportamental dos atos e da ação dentro dos princípios maçônicos.

         Que o SADU nos abençoe e nos dê forças para alcançar os nobres objetivos e elevados ideais dessa nova etapa da nossa vida maçônica que hoje se inicia.

          Muito obrigado.

          Fraternais saudações.

O Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, ao final do evento parabenizou aos novos Servidores da Ordem da Pátria e da Humanidade e pediu para empenharem-se para o progresso do Rito Brasileiro, da Maçonaria e que não esquecessem que um Maçom, e especialmente um Maçom praticante dos Altos Graus do Rito Brasileiro jamais esquecesse o seu papel de construtor social, não para o País em que vive, mas para a Pátria estendida que é a humanidade da qual está inserido.

 

 

Texto base: Sap.’. Ir.’. Robson Gouveia 33º

Edição: Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º

Fotos: Ser.’. Ir. Alexandre da Costa 33º