REGULARIZAÇÃO DO IL.’. SUBL.’. CAP.’. DANIEL FONTES Nº 123 E POSSE DE DELEGADOS LITÚRGICOS – RJ

Aos quatro dias do mês de outubro de 2.021 da E.’. V.’., às 20:00 hs, no Templo Maçônico da ARLS 19 de Março Nº 3.241, foi realizada a Sessão Magna de Regularização do Ilustre e Sublime Capítulo Daniel Fontes Nº 123, pela Comissão de Regularização presidida pelo Sereníssimo Irmão Juliano Coelho Braga 33º, Grande Regente do Supremo Conclave do Brasil, através do ATO Nº 4804 de 04/10/2.021.

Prestigiaram o Magno evento o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Grande Primaz do Rito acompanhado da sua comitiva, constituída pelos Sereníssimos Irmãos Juliano Coelho Braga 33º, Grande Regente; Manssur Assafim 33º e Firmino Gustavo Gameleira 33º; os Eminentes Irmãos Presidentes de Altos Corpos: João de Andrade Monteiro Filho 33º, do Alto Colégio Rui Barbosa nº 201  e Eduardo Viana 33º, do Pod.’. Gr.’. Cons.’. Kadosch Gonçalves Ledo nº 101; o Eminente Irmão Lindemberg Mendes Viana 33º; e os Ilustres Irmãos Gutenberg Ceribelli Junior e Elson Amêndola. Destaque para a presença do Sereníssimo Ir.’. Jorge Gouvea, Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio de Janeiro – GORJ.

O Ir.’. Hugo Medeiros Correa, inicialmente no cargo de Grande Orador da Comissão Regularizadora, no transcorrer da cerimônia de Regularização do Il.’. Subl.’. Capítulo foi instalado na sua presidência

A Cerimônia de Regularização transcorreu conforme a ritualística preconizada pelo Supremo Conclave do Brasil, sendo instalado Aterzada, o Ir.’. Hugo Medeiros Correa que, em seguida, deu posse aos Irmãos da sua administração.

Na imagem acima, a posse dos Eminentes Irmãos José Cristóvão (2ª DLRB/MG) e José Diaz (5ª DLRB/RJ)

À partir da esquerda, na frente: os SSer.’. IIr.’. Firmino Gameleira 33ºe Juliano Braga 33º; os EEm.’. IIr.’. José Cristóvão 33º e José Diaz 33º; o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º; o Ser.’. Ir.’. Jorge Gouvea; e o Ser.’. Ir.’. Manssur Assafim; atrás, os Eminentes IIr.’. Eduardo Viana 33º e Lindemberg Viana 33º

No ensejo foram empossados os Eminentes Irmãos Delegados Litúrgicos dos Altos Graus do Rito Brasileiro: José Cristóvão Simões Mendonça, para o Vale do Triângulo Mineiro e José Manuel Docampo Diaz, para o Vale de Jacarepaguá,

 

Os novos Ilustres Irmãos Mestres da Justiça iniciados na magna noite

Ato contínuo foi realizada a Sessão Magna de Elevação do Grau 9 – Mestre da Justiça, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, dos Ilustres Irmãos: Ighor Villas Boas, Leonardo Lopes Pimenta, Leonardo Santos da Costa, Ricardo de Souza dos Santos e Bruno Ribeiro A. Cavalcanti.

Quando da palavra Relativa aos Atos, foi feita a leitura do currículo maçônico do Irmão homenageado, e o por que da adoção do seu nome no Título Distintivo do Alto Corpo nesta data regularizado:

O Irmão Daniel Fontes MI, nasceu em 17/03/1947, filho da Tia Elizia um doce de pessoa, falecida 30 dias após o falecimento do homenageado, pai de Glauce, avô de Giovanna.

Foi Iniciado em 17/09/1984 na ARLS União Indissolúvel Nº 2.170, Elevado em 18/04/1.985, Exaltado em 01/12/1.985, e Mestre Instalado em 12/07/1.991.

Por motivos de saúde, se ausentou da Maçonaria à partir de 2.004, só retornando em 2.011, quando assumiu o cargo de Chanceler, que exerceu com grande maestria.

No biênio de 2.013 a 2.015, no Veneralato do Irmão Ailton Castilho dos Santos na Loja União Indissolúvel, exerceu o cargo de Tesoureiro e no Veneralato do biênio de 2.015 à 2.017, exerceu o cargo de 2º Vigilante, que findo, não mais quis exercer nenhum cargo.

Convidado para conhecer os irmãos da Loja 19 de Março e a sua ritualística, de tanto ouvir sobre a união da Loja e o esmero da prática ritualística da 19 de Março, em 2.017 ele começou a frequenta-la, onde, inclusive, exerceu o cargo de 2º Esperto.

Nos meados do ano de 2.018, solicitou a sua filiação e que fosse transferida para a Loja 19 de Março a cobrança de seus metais, assim, se desligando de sua Loja mãe.

Sua filiação na ARLS 19 de Março Nº 3.241 ocorreu em 11/09/2.018, juntamente com os irmãos Sérgio Luiz Karlinski Júnior e Heitor Celestino Trindade Rebello.

Era considerado pelo Ir.’. Diaz, o Venerável Mestre da Loja, como o coringa da Loja.

Na administração do biênio 2.019 à 2.021 exercia o cargo de Chanceler, porém não pode cumprir todo mandato, em decorrência do seu falecimento em 25/12/2.019.

Resolveram, os Irmãos da Loja 19 de Março, homenagear o querido Irmão falecido, dando o seu nome à Secretaria da Loja e também para o Ilustre e Sublime regularizado, que passou a ostentar o Título Distintivo de Ilustre e Sublime Capítulo Daniel Fontes nº 123.

O saudoso Irmão  se caracterizou por sempre ser agregador, apaziguador, aconselhador, solícito, e permanentemente à disposição dos irmãos.

Era chamado carinhosamente pelo Ir.’. Paulo Roberto Moreira Mendes, o Paulinho, de Highlander (o guerreiro imortal) por ter passado por vários problemas de saúde e conseguiu sair-se razoavelmente bem em diversos momentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registro magno dos presentes à Sessão Magna de Regularização do Il.’. Subl.’. Cap.’. Daniel Fontes nº 123, Posse dos Delegados Litúrgicos e Sessão de Elevação do Grau 9

Texto Base: Ailton Castilho dos Santos – IRB 9.297

Edição: Cesar Dourado – IRB 2.986