ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO AO CLIMA DE MACAPÁ – AP

Na tarde de 20 de setembro de 2018, no Templo Maçônico onde se reúne o Il.’.Subl.’. Cap.’. SÃO JOSÉ DE MACAPÁ Nº 92, o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL realizou uma SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO E RECONHECIMENTO DE ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO.

À partir d esquerda os EEm.’. IIr.’. Romulo Ayres 33º e Walmon Rodrigo 33º, o Ser.’. Ir.’. Moacir Reis 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º, e os SSer.’. IIr.’. Teruo Mizuno 33º e Juliano Braga (Gr.’. Regente)

O Supremo Conclave do Brasil se fez representar pelo Sob.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, acompanhado dos Sereníssimos Irmãos JULIANO COELHO BRAGA 33º, Grande Regente do Rito Brasileiro; MOACIR JOSÉ DOS REIS 33º; JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Grande Secretário de Relações Interiores do Supremo Conclave do Brasil; e  do Eminente Ir.’. RÔMULO LIMA AIRES 33º, Membro Extranumerário do Supremo conclave do Brasil.

O primeiro à esquerda o Em.’. Ir.’. Raimundo Adalberto dos Santos Valadares 33º, que teve o seu Grau 33 investido no REAA, reconhecido no Rito Brasileiro, ao lado dos Em IIr.’. José Maria Paulino de Freitas 33º, Miguel do Rosário Nascimento 33º e Márcio Fonseca dos Santos 33º; Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º; e os EEm.’. IIr.’. Ulysses Santo dos Santos 33º e Emanuel José Pimentel Bentes Monteiro Sobrinho, Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. São José de Macapá nº 92

Inicialmente o Sob.’. Grande Primaz e comitiva, após a abertura dos trabalhos na forma de sua ritualística, realizaram a SESSÃO MAGNA DE RECONHECIMENTO E RECEPÇÃO DO GRAU 33 INVESTIDO EM RITO COIRMÃO, do Ir.’. RAIMUNDO ADALBERTO DOS SANTOS VALADARES.

À partir da esquerda o Em.’. Ir.’. Miguel do Rosário Nascimento 33º, o Em.’. Ir.’. Ulysses Santo dos Santos 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º e do Poderoso Ir.’. Emanuel José Pimentel Bentes Monteiro Sobrinho

Ato contínuo o Sob.’. Gr.’. Primaz fez uso da palavra para comunicar a nomeação do Eminente Ir.’. MIGUEL DO ROSÁRIO NASCIMENTO 33º, para presidir o Grande Conselho de Kadosh Filosófico, criado para ministrar as Sessões Magnas de iniciações nos Graus 19 a 30, no clima de Macapá.

Prosseguindo, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, procedeu a CERIMÔNIA DE REGULARIZAÇÃO DO GRAU 30, do Poderoso Ir.’. IDELBERTO SILVA VALADARES, que após ter prestado seu compromisso, foi Consagrado, Investido e Proclamado Missionário da Filosofia ou Kadosch Filosófico da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.

O Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º, tendo à sua direita, o Pod.’. Ir.’. Emanuel José Bentes M. Sobrinho, iniciado no Grau 30

Continuando, o Gr.’. Primaz realizou a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NO GRAU 30 (Missionário da Filosofia ou Kadosh Filosófico), do Poderoso Ir.’. EMANUEL JOSÉ PIMENTEL BENTES MONTEIRO SOBRINHO.

 Findo a Sessão de Câmara de Grau 30, foram abertos os trabalhos do Ilustre e Sublime Capítulo SÃO JOSÉ DE MACAPÁ Nº 92, em Câmara Iniciática de Grau 14 – Mestre da Perseverança do Rito Brasileiro, quando foi autorizado ingressar ao interior do Templo os Ilustres IIr.’. ELIAS SANTANA FERREIRA e SIDNEY CANEZIN, que foram recepcionados no Grau 14 – Mestre da Perseverança da Hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro

Os Ilustres Irmãos Mestres da Justiça, que colaram o Grau 14 – Mestre da Perseverança ladeados pelo Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Gr.’. Primaz e pelo Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º, Gr,’, Regente do Rito  Brasileiro

Em seguida, Colaram o Grau 14 os Ilustres IIr.’. JACSON SILVA DE OLIVEIRA, ORLANDECI PACHECO PEREIRA e ISAAC RAMOS DE OLIVEIRA JUNIOR.

Na foto acima os IIr.’. que colaram o Grau 4 – Mestres da Discrição da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro

Finalizando as Colações de Grau, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, primeiro realizou a SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU 4 – Mestre da Discrição, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, procedeu a Regularização no referido grau do Ilustre Ir.’. LEANDRO HENRIQUE SILVA. Ao término do regularização, deram entrada no templo os Respeitáveis IIr.’. LUZIVALDO BARROS DA SILVA, RICARDO CAVALCANTE ALCÂNTARA DE OLIVEIRA, CLAUDIO SOUZA PINTO JUNIOR, JOSÉ REINALDO SOARES e RENATO BATISTA DE ARAÚJO, que após passarem pelo processo iniciático do grau de Mestre da Discrição, foram proclamados entre os Vales.

Na foto acima os Irmãos que tiveram seus Graus Filosóficos colados em Rito co-irmão (à partir da esquerda) e reconhecidos no Rito Brasileiro: Em.’. Ir.’. Raimundo Adalberto dos Santos Valadares (33º); Poderoso Ir.’. Idelberto Silva Valadares (30º); Ilustres IIr.’. Elias Santana Ferreira e Sidney Canezin (Grau 14); e o Il.’. Ir.’. Leandro Henrique Silva (Grau 4)

 

Nas fotos acima o Sob.’. Gr.’. Primaz e o Ser.’. Ir.’. Gr.’. Regente ao lado do Em.’. Walmon Rodrigo 33º que os presenteou com o Anel da Tríplice Aliança

Quando da Palavra ao Bem da Ordem, o Eminente Ir.’. WALMON RODRIGO DE ALMEIDA CAVALCANTE 33º fez uso dela para homenagear o Sob.’. Ir.’. Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e o Ser.’. Ir.’. Grande Regente JULIANO COELHO BRAGA 33º, entregando-lhes o Anel da Tríplice Aliança, bem como parabenizou a todos os Obreiros do Capítulo pelo Aniversário de 3 anos de sua Fundação, ocorrida em 25 de setembro de 2015.

Também fez uso da palavra, o Poderoso Ir.’. EMANUEL JOSÉ PIMENTEL BENTES MONTEIRO SOBRINHO (30º) que agradeceu ao Grande Primaz e à sua Comitiva pela solicitude que tiveram em atender ao convite de participarem da Sessão Magna de Colação do Grau 14, organizada pelo Il.’. Subl.’. Cap.’. SÃO JOSÉ DE MACAPÁ Nº 92.

O Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, no ensejo fez a entrega de Diplomas Comemorativos do Cinquentenário da Reimplantação do Rito Brasileiro outorgados ao Il.’. e Subl.’. Cap.’. São José de Macapá nº 92, recebido pelo seu Aterzata, o Il.’. Ir.’. EMANUEL JOSÉ PIMENTEL BENTES MONTEIRO SOBRINHO, e às demais Lojas Simbólicas do Rito Brasileiro, recebidos pelos seus Veneráveis Mestres ULYSSES SANTO DOS SANTOS, MÁRCIO FONSECA DOS SANTOS e WALMON RODRIGO DE ALMEIDA CAVALCANTE.

Fac-simile do Diploma outorgado ao Il.’. Subl.’. Cap.’. São José de Macapá nº 92 e às Lojas Simbólicas do Rito Brasileiro ao Or.’. de Macapá

Encerrada a sessão, os IIr.’. presentes se reuniram para fazer o registro fotográfico dos Irmãos e Autoridades Maçônicas que prestigiaram o magno evento e, depois se retiraram para o espaço gourmet da Loja onde desfrutaram de um saboroso ágape.