SESSÃO MAGNA PÚBLICA DE PALESTRA E DE HOMENAGENS AO CLIMA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

A G.’. O.’. I.’. G.’. S.’.  BERNARDINO MARIA FILHO Nº 310, ao Vale de Campos de Goitacazes (RJ) realizou, na noite de 14 de novembro de 2018, uma SESSÃO MAGNA PÚBLICA DE PALESTRA E DE HOMENAGENS AO SOB.’. GR.’. PRIMAZ E SER.’. IR.’. GR.’. REGENTE, presidida pelo Em.’. Ir.’. JOSINO DE ANDRADE MAIA 33º, no Templo Maçônico da Loja DIGINIDADE E JUSTIÇA Nº 1790.

Rumando em direção ao Clima de Campos dos Goytacazes e brindados com essa bela tarde ensolarada de quarta-feira

Convite do Magno Evento

Prestigiaram a magna sessão o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado do Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. Sup.’. Cons.’. de Cultura, e do Ir.’. GUTENBERGUE CERIBELLI JUNIOR, Companheiro-Maçom da A.’. R.’. L.’. S.’. FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE Nº 4344, que foram recepcionados no Terminal Rodoviário pelo Em.’. Ir.’. DJALMO TINOCO 33º. Presentes ainda o Ven.’. M.’. LUIZ MAURICIO SARDINHA BARRETO, da Loja Dignidade e Justiça nº; o Sr.’. PAULO JORGE FERREIRA DA SILVA, Vice Pres.’. da Ass.’. dos Militares do Batalhão do Suez, seção Campos dos Goytacazes; e ainda o Il.’. Ir.’. HEVILMAR CARNEIRO GURGEL, professor e maçom da Loja e palestrante da magna noite.

À partir da esquerda o Em.’. Ir.’. Ailto Alves 33º, o Ser.’. Ir.’. Cesar R. D. Dourado 33º, o Em.’. Ir.’. Carlos Pinheiro 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, os EEm.’. IIr.’. Josino de Andrade Maia 33º, Uara Pereira Gomes 33º e Djalmo Tinoco 33º, o Ven.’. M.’. Luiz Mauricio Sardinha Barreto e o Em.’. Ir.’. Gedyl Ferreira de Carvalho 33º

Abrilhantando a harmonia da magna noite, a BANDA GUARANY, composta de jovens músicos que embelezou o ambiente festivo, bem como, nos alegrou as presenças dos nossos sobrinhos Demolays do Capítulo CAMPOS DE GOYTACAZES Nº 355.

Após o ingresso da cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e visitantes, bem como, os cargos da magna sessão compostos, deu ingresso ao interior do Templo o Sob.’. Gr.’. Primaz acompanhado do Ir.’. Presidente da Grande Oficina e comitiva.

Tomaram assento no Altar do Presidente, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º à sua direita, e o Em.’. Ir.’. UARA PEREIRA GOMES 33º, à sua esquerda. (foto acima)

Em seguida deu ingresso ao interior do Templo o Pavilhão Nacional, quando os presentes cantaram em uníssono o Hino Nacional Brasileiro. (fotos acima)

Ato contínuo, o Il.’. Ir.’.  GEDYL FERREIRA DE CARVALHO 33º, Gr.’. Orador, após ter aberto a Biblia, ele saudou à todos os presentes e, em seguida, apresentou uma peça de Arquitetura brindando a plateia com um breve histórico acerca da Criação do Rito Brasileiro (Foto Acima)

O Ser.’. Ir.’. Cesar R. D. Dourado 33º e o Em.’. Ir.’. Djalmo Tinoco 33º

Ao fundo os jovens músicos da Banda Guarany

O Ilustre Ir.’. Hevilmar Gurgel proferindo a sua palestra

A platéia atenta a apresentação do Il.’. Ir.’. Hevilmar Carneiro Gurgel (fotos acima)

Após a apresentação musical da BANDA GUARANY, o Il.’. Ir.’. HEVILMAR CARNEIRO GURGEL, foi convidado à apresentar sua palestra, intitulada A MAÇONARIA NO CONTEXTO HISTÓRICO, quando com toda didática e conhecimento o palestrante, discorreu sobre a historia da maçonaria, desde os tempos medievais, realçando a sua participação na história mundial, no geral, e na do Brasil, em particular, e apresentou a atenta plateia algumas questões de cunho político, que na sua ótica devem ser discutidos internamente pela Ordem, pois impactam a sociedade brasileira, bem como o contexto político, social e econômico do Brasil.

Finda a Palestra, o Sr.’. PAULO JORGE FERREIRA DA SILVA, Vice Presidente da Associação dos Militares do Batalhão de Suez, seção Campos dos Goytacazes, foi convidado para proceder as devidas homenagens.

À partir da esquerda o Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º, ao lado do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º,  segurando o Diploma e a respectiva medalha, recebida das mãos do Sr.’. Paulo Jorge Ferreira da Silva

Acima, fac-simile do Diploma e a Medalha recebida pelo Primaz

O Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º, em decorrência da ausência justificada do Ser.’. Ir.’. Juliano Braga, Gr.’. Regente, o representou para receber as homenagens programadas na magna cerimônia

Fac-simile do Diploma outorgado ao Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º

Nas fotos acima o Sob.’. Gr.’. Primaz e o Ser.’. Gr.’. Regente (através de seu representante) receberam o Certificado e respectivo Gran Colar Honorífico da Associação dos Militares do Batalhão do Suez (seção Campos dos Goytacases)

Acima o fac-simile dos Certificados e a imagem do Gran Colar Honorífico da AMBS

O Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito e o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA, no ato, foram agraciados com com a MEDALHA BATALHÃO DO SUEZ PIONEIRO DAS FORÇAS DE PAZ DA ONU, bem como, com o GRÃO COLAR HONORIFICO, outorgados pela ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DO BATALHÃO DO SUEZ, Sessão Campos dos Goytacazes, que foram entregues pelo Sr.’. PAULO JORGE FERREIRA DA SILVA, Vice Presidente da Associação.

Na ausência do Ser.’. Ir.’. Grande Regente impossibilitado de comparecer ao evento, por motivo de saúde alheio a sua vontade, o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, o representou, e  dessa forma fará chegar às mãos dele as homenagens que lhe foram prestadas.

Sob.’. Gr.’. Primaz fazendo agradecimento pelas homenagens

Registro dos Irmãos que participaram das homenagens procedidas pela AMBS

Nas fotos acima o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos fazendo a entrega de um boton do Rito Brasileiro à cada uma das autoridades e IIr.’. Grau 33

Encerrada as homenagens, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, fez os devidos agradecimentos, manifestou sua emoção pela bela cerimônia e, no ensejo fez a entrega de um boton do Rito Brasileiro à cada uma das autoridades.

Fazendo a leitura da Saudação ao Pavilhão

 

Canto do Hino à Bandeira

Dando continuidade, foi realizada a Cerimônia de Saudação ao Pavilhão Nacional, que foi lida pelo Ven.’. M.’. LUIZ MAURICIO SARDINHA BARRETO e o Hino a Bandeira tocado pela BANDA GUARANY.

O presidente da Gr.’. Oficina encerrado os trabalhos e convidando os presentes para o Ágape

Encerrada a Sessão os Irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados se deslocaram para o Salão de Banquetes onde transcorreu o Ágape.

Destaques do Ágape