25 DE ABRIL – DIA NACIONAL DO RITO BRASILEIRO

Nesta magna data, 25 DE ABRIL o Supremo Conclave do Brasil comemora constitucionalmente O DIA NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, representado pela Fundação da Loja Simbólica FRATERNIDADE E CIVISMO Nº 1697 , ao Oriente do Rio de Janeiro, funcionando, hoje, no Palácio Maçônico do Lavradio, no ano de 1968, a primeira de muitas outras que logo se seguiram. É a Loja Simbólica Primaz do Rito Brasileiro.

A primeira administração da Loja Primaz do Rito Brasileiro foi constituída pelos seguintes Irmãos:

Venerável – ADHMAR FLORES, 1º Vigilante – MANOEL CAMARGO, 2º Vigilante – NORBERTO DOS SANTOS, Orador /Tesoureiro – JORGE BITENCOURT, Secretário – ARDVALDO RAMOS, Chanceler – ALBERTO ALVES SARDA ( acumulando M.’. de Cerimônias e Hospitaleiro).

A data ainda celebra dois outros importantes acontecimentos para a história do Rito Brasileiro: primeiramente, a Eleição, para um mandato tampão da administração do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, instalado a 17 de abril de 1968 , com encerramento previsto em dezembro do mesmo ano, e a aprovação da CONSTITUIÇÃO DO RITO BRASILEIRO, que no Art. 5º, das Disposições Transitórias dispôs que “as 12 (doze) primeiras Lojas Simbólicas, organizadas ou filiadas, terão o título de LOJAS FUNDADORAS DO RITO BRASILEIRO”.

 

 

Assim, a primeira administração da Oficina Chefe do Rito foi constituída pelos seguintes Irmãos:

 

Gr.’. Primaz – HUMBERTO CHAVES, Gr.’. Regente – JORGE BITENCOURT, Gr.’. Orador – NORBERTO DOS SANTOS, Gr.’. Secretário Geral – ARDVALDO RAMOS, Gr.’. Tesoureiro – CÂNDIDO FERREIRA DE EALMEIDA, Gr.’. Chanceler – ARLINDO LEMONGI, Gr.’. Hospitaleiro – GIACOMINO RUCIGNO, Gr.’. M. de CCer.’. – ALBERTO ALVES SARDA, Gr.’. Porta-Bandeira – MILTON GOMES DA SILVA, Gr.’. Porta Estandarte – MANOEL CAMARGO, Gr.’. Guarda do Templo – LYSIS BRANDÃO DA ROCHA e Grande Instrutor do Rito – ÁLVARO PALMEIRA.

O Rito Brasileiro, criado no seio do Grande Oriente do Brasil, foi paulatinamente se materializando ao longo dos mandatos dos Grão-Mestres Lauro Sodré, Veríssimo José da Costa, Joaquim Rodrigues Neve e Álvaro Palmeira, estes dois últimos inclusive, foram responsáveis pela instalação do então Conclave dos Servidores da Ordem e da Pátria (Rodrigues Neves), à 17 de fevereiro de 1941, e do Supremo Conclave do Brasil, reinstalado a 17 de abril de 1968 (Palmeira).

À partir da esquerda o Ir.’. Humberto Chaves, Primaz Honorário; Álvaro Palmeira, Gr.’. Instrutor do Rito Brasileiro e Cândido Ferreira de Almeida (Candinho), Primaz à época (meados dos anos 1970) 

VIVA O RITO BRASILEIRO!

VIVA O DIA NACIONAL DO RIITO BRASILEIRO!

VIDA LONGA A ARLS FRATERNIDADE E CIVISMO Nº 1697!