GRAU 33 AO CLIMA DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

A Maçonaria conquistense está em festa, pois, neste sábado , dia 15 de dezembro de 2018, ao Clima de Vitória da Conquista (BA), o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL realizou a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO GRAU 33 de .5 (cinco) Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo: EVANILDO NERY, FLÁVIO FLÔRES, LUCIANO SEPULVEDA, MAURILIO MARCELO DOS SANTOS CALDEIRA 33 e MANOEL MELO.

Sentado na mesa do Gr.’. Regente, da Câmara de Grau 33º, o Em.’. Ir.’. Joselito Ferreira Soares 33º

A Câmara de Grau 33, dos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, foi formada no interior do Templo maçônico da A.’. R.’. L.’. S.’. LUZ E SABEDORIA Nº 2484, foi presidida pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, que autorizou a 8ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Estado da Bahia, presidida pelo Em.’. Ir.’.  JOSELITO FERREIRA SOARES 33º, que exerceu o cargo de Grande Regente, à organizar o magno evento.

Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º

Em.’. Ir.’. Antônio Cordeiro Cavalcanti 33º

Prestigiaram o magno evento, o Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Secr.’. RRel.’. IInt.’. do Supremo Conclave do Brasil, e os Eminentes Irmãos ANTÔNIO CORDEIRO CAVALCANTI 33º  e ILSON GOMES 33º, respectivamente, Delegados Litúrgicos da 5ª Delegacia Litúrgica, com sede em Ilhéus (BA), e da 7ª Delegacia Litúrgica, com sede em Teixeira de Freitas (BA).

Os maçons tiveram, cada um, início de incursão variado no aprendizado da filosofia maçônica, no transcorrer do interstício mínimo de 81 meses. Os estudos filosóficos se realizaram em Vitória da Conquista. Durante esse período estudaram a filosofia maçônica , sua liturgia, seu simbolismo, suas leis, sua ritualística e principalmente os métodos de busca e descoberta de seu ser moral a caminho do aperfeiçoamento, e do dever de contribuir com o progresso da humanidade.

A Trajetória maçônica no Rito Brasileiro é constituída por 33 graus interdependentes e inalteráveis. Os graus 1 a 3, da MAÇONARIA SIMBÓLICA, são ministrados nas LOJAS SIMBÓLICAS, sob a Jurisdição do Grande Oriente do Brasil; os Graus 4 a 32, da MAÇONARIA FILOSÓFICA são ministrados nos ALTOS CORPOS, onde são objetos o aperfeiçoamento moral, social e cívico, culminando no sumo Grau 33, que é de competência do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, presidido pelo Soberano Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, com sede ao Clima do Rio de Janeiro – RJ, que pode eventualmente autorizar sua realização fora da sede do Conclave, formando o Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade.

Os Preclaros Irmãos após terem sido submetidos aos procedimentos Ritualísticos, prestaram Juramento, foram Consagrados e UUng.’., foram ccob.’. pelo Manto Níveo, quando receberam todos os ensinamentos.

O novo Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, FLÁVIO FLORES 33º foi revestido com seus paramentos pelo Em.’. Ir.’. JOSELITO FERREIRA SOARES 33º. (Foto acima)

Irmãos não portadores do Grau 33, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, convidados, no interior da Câmara de Grau 33º

Em seguida o Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz,  solicitou que os demais EEm.’. IIr.’. recém investidos no sumo Grau 33º, fossem a S.’. PP.’. PP.’. e retornassem com as suas esposas, para serem revestidos com seus paramentos pelas mãos das suas esposas. Antes concedeu o ingresso de cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados para participarem do evento.

 

De cima para baixo, os Eminentes Irmãos Evanildo, Maurílio, Sepúlveda e Manoel com suas esposas/madrinhas

O Grande Primaz dirige algumas palavras aos casais, explicando o motivo pelo qual ele concede as esposas revestirem seus esposos. Uma espécie de homenagem às cunhadas, primeiramente por autorizarem seu esposo em adentrar  na Maçonaria, e quando da Iniciação está ao seu lado e agora, no sumo grau  33, no Rito Brasileiro, o pináculo dos altos graus, ele permite que ela esteja ao seu lado e, no ensejo o revista e faça a entrega das suas credenciais (comenda, Patente, Ritual e IRB). Encerrada a sua fala deu início a cerimônia de investidura:

Os Eminentes Irmãos já revestidos com os paramentos do Grau por suas esposas, nossas cunhadas

Os Eminentes Irmãos recebendo suas credenciais

Finda a cerimônia, as cunhadas…, se retiraram e o Primaz encerrou a magna sessão, e todos os presentes se dirigiram para o espaço Gourmet da Loja, onde se realizou o ágape.

Na primeira fila, à partir da esquerda o Eminente Ilson Gomes 33º, o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º,  os EEm.’. Joselito Soares 33º e Antonio Cordeiro Cavalcanti 33º; atrás, os EEm.’. IIr.’. Maurílio Caldeira 33º, Evanildo Nery 33º, Manoel Melo 33º e Luciano Sepúlveda 33º; atrás, José Marcelo 33º, Glauber Soares 33º, Jessé Gamaliel 33ª, Milton Bonfim 33º