SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NA ARLS JOÃO ROSÁRIO DÓRIA Nº 2533 – DF

A A∴R∴L∴S∴ JOÃO ROSÁRIO DÓRIA nº 2533,  ao Oriente de Brasília (DF), em belíssima Sessão Magna de Iniciação havida neste último sábado (27) abrilhanta o seu Honroso Quadro com  dois novos valorosos Irmãos. Leiam a matéria produzida  pelo Em.’. Ir.’. JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º
Em Sessão Magna muito bem conduzida, objetiva e profundamente fraterna, através de uma ritualística e  harmonia competentes, no melhor estilo exigido pelo Rito Brasileiro, o Venerável Mestre RODRIGO POLO DE LIMA e composta de uma plêiade de Mestres Instalados e Autoridades Maçônicas, procedeu a Iniciação dos  Aprendizes-Maçons  ROBSON FERREIRA POLITO e SÍLVIO DE OLIVEIRA.
O Grão-Mestre Geral do GOB e o Grande Primaz do Rito Brasileiro, respectivamente, os Soberanos Irmãos MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES e NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, se fizeram representar na pessoa do Poderoso Irmão Robson Gouveia, Assessor Especial do Gabinete do Grão-Mestre Geral do GOB e Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Distrito Federal.
Parabéns, Venerável RODRIGO, pela belíssima condução dos augustos trabalhos que nos encantou a todos!
Registro dos participantes da magna sessão, destacando-se o Venerável Mestre Rodrigo Polo de Lima ladeado pelos novos Aprendizes, iniciados nessa noite
A Loja promoveu um jantar, ocasião em que os novos aprendizes e suas respectivas esposas e familiares foram recepcionados, ocasião em todos os ilustres convidados puderam se confraternizar em torno desse grande acontecimento, não só para a Loja JOÃO ROSÁRIO DÓRIA Nº 2533, mas sobretudo para toda Maçonaria do Distrito Federal e quiçá universal.
Pela beleza da peça de arquitetura, que não fosse o adiantado da hora, seria apresentada pelo Poderoso Irmão ROBSON GOUVEIA, em saudação aos novos Irmãos Aprendizes, transcrevemos sua fala na íntegra a seguir:
O peregrino em busca do conhecimento dispensa a viagem geográfica. Aquela que se realiza no espaço físico deste pequeno planeta que habitamos.
A viagem, daquele que busca o conhecimento, tem início nos mais recônditos e obscuros grotões de nossa mente, prosseguindo por caminhos insondáveis da alma, alcança as grandes rotas do espírito e finaliza-se no templo do coração, quando percebemos a venda que recobre nossos olhos e podemos refletir, sobre quão profunda é a escuridão em que vive o espírito humano.
A Maçonaria oferece a luz ao candidato, mostrando-lhe o deslumbramento de nossa filosofia, a filosofia maçônica.
Conhecedores, agora, do abismo existente entre a luz e as trevas, devemos procurar guiar-nos pela luz, afastando-nos cada vez mais e mais das trevas. Quando mais tarde estivermos repletos e saciados de Luz, é que poderemos avaliar quão negras eram as trevas em que estivemos mergulhados.
O ensinamento por nós ministrado é simbólico, porém a conclusão que dele se extrai deve ser concreta e prática.
A luz que aqui encontrarás, não é senão aquela que ilumina o espírito, que avisa o intelecto, que clareia nossa compreensão permitindo vislumbrar a decisão acertada, o caminho correto.
Reunimo-nos aqui todas as semanas para celebrar a fraternidade, e, quando adentrares nesta Oficina, deixes do lado a toga, a casaca, a farda e o uniforme. Vista o terno escuro ou seu balandrau, pois aqui somos todos iguais.
Quando aqui entrares, deixe  lá fora suas joias, suas condecorações, suas medalhas, suas comendas, pois aqui de nada lhe servirão. Não traga para este templo seus talões de cheque, passaporte, escrituras, cartões de crédito, aqui, deles não precisarão.
Traga, sim, a lealdade, a amizade e a humildade. E, também, a inteligência e o amor, a fraternidade e o vosso afeto, a vontade de servir, estudar e progredir.
São dessas coisas que necessitamos e é a isso que damos valor.
Aqui nos reunimos e pedimos ao S∴A∴D∴U∴, que é Deus, que nos ilumine, que nos ampare, que dirija nossos trabalhos à perfeição. E é isso que os convidamos a fazer.
Hoje, data de vossa Iniciação, começa uma grande jornada, uma viagem simbólica e introspectiva, uma nova concepção da vida, uma realidade maior…
Queremos, Caro Irmão Pablo, que aproveites ao máximo tudo que aqui for ensinado. Queremos, sinceramente, que progrida conosco, assim como convosco progrediremos para galgarmos, juntos, os degraus do aperfeiçoamento interior.
Para que sejais o primeiro, lá fora, no mundo profano, será imperioso em alguém que seja o último. E só serão vencedores, se abaixo de vocês houver uma legião de vencidos.

Mas, aqui não… A lei que nos governa é a lei do amor. O amor não se alimenta da derrota.No amor não há vencedores ou vencidos. Aqui somos todos iguais. Você descobrirá esse amor aqui, convivendo com os seus Irmãos.

Podereis  decifrar o mistério da vida, usando o esquadro da razão e o compasso da sensibilidade, se fordes idealista e persistente. E é isso que todos nós ardentemente lhe  desejamos.