54º ANIVERSÁRIO DA VITORIOSA REIMPLANTAÇÃO DO RITO BRASILEIRO – RJ

Na manhã do dia 19 de março de 2022, o Templo nº 1, do Palácio Maçônico do Lavradio esteve em festa, com a realização da SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DO 54º ANIVERSÁRIO DA REIMPLANTAÇÃO DO RITO BRASILEIRO, presidida pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º.

Prestigiaram o magno evento:

Membros Efetivos: ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º, CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, CEZAR FELLINI LAZZAROTTO 33º, EDUARDO GOMES DE SOUZA 33º,  ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º, GUILHERME CAVALCANTE DE ANDRADE NEVES 33º, JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º, JOÃO DIAS 33º, JOSÉ JOÃO MACHADO, 33º, JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, JULIANO COELHO BRAGA 33º, MANSSUR ASSAFIM 33º UARA  PEREIRA GOMES 33º

Delegados Litúrgicos: SÉRGIO LOPES GOMES 33º (1ª/RJ), GUSTAVO FELIPE CARVALHO LIMA 33º (2ª e 4ª RJ), JORGE ROMEIRO 33º (6ª/RJ), VAGNER PEREIRA DA SILVA 33º (7ª/RJ), JORGE ROMEIRO 33º (8ª/RJ), PAULO SÉRGIO DE CARVALHO ATAÍDE 33º (1ª/RJ), WOLDINEY DUARTE NEVES 33º (13ª/RJ), JÚLIO CESAR DA COSTA 33º (MG) e JOSÉ CRISTÓVÃO SIMÕES MENDONÇA 33º (2ª/MG)

Presidentes dos Altos Corpos: JOÃO BOSCO LAVIOLA (Pod.’. Gr.’. Cons.’. Kadosch Filosofico WASHINGTON LUIZ Nº 105, ao Clima de Campo Grande/RJ) ,  ROGÉRIO DOS SANTOS OLIVEIRA 33º (Il.’. Subl.’. Cap.’. ESTRELA DE BELÉM Nº 06, ao Vale de Campo Grande/RJ), ANDRÉ BIZARRIA TALICOSK 33º (Il.’. Subl.’. Cap.’. BRIGADEIRO ALFREDO GONÇALVES CORRÊA Nº 69, ao Vale da Ilha do Governador/RJ) e JOSINO DE ANDRADE MAIA 33º (Il.’. Subl.’. Cap.’. BERNARDINO MARIA FILHO Nº, Vale de Campos de Goytacazes/RJ).

Assessores Especiais do Primaz: ADILSON DA CRUZ RÉGIS 33º e CLAUDIO OLIVEIRA DE SOUZA 33º.

Precisamente as 10:00h o Gr.’. M.’. de CCer.’. deu ingresso ao Templo aos Irmãos Grau 33 presentes, para início das atividades comemorativas do 54º ANIVERSÁRIO DA REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA DO RITO BRASILEIRO.

 

Nas fotos acima o ingresso dos Irmãos Grau 33 do Rito Brasileiro e de Ritos coirmãos (Membros Efetivos, Extranumerários, Eméritos e Beneméritos; autoridades do Rito e Delegados Litúrgicos)

 

Precisamente às 10:00h teve início dos trabalhos previstos na pauta elaborada para a data comemorativa, com o ingresso dos Irmãos Grau 33 à Câmara de Grau 33, quando inicialmente foi realizada a SESSÃO MAGNA DE POSSE DE MEMBRO EFETIVO do Eminente Ir.’. EDUARDO PEREIRA VIANA 33º.

Para a realização do magno evento, ocuparam os cargos da Câmara de Grau, os seguintes Sereníssimos IIr.’. Membros Efetivos, sob a presidência do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º:

Gr.’. Regente – Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º

 

Gr.’. Orador – Ir.’. EDUARDO GOMES DE SOUZA 33º

 

Gr.’. Secretário – Ir.’. JOSÉ JOÃO MACHADO 33º (ao centro)

 

Gr.’. Tesoureiro – Ir.’. UARA PEREIRA GOMES 33º

 

Gr.’. Chanceler – Ir.’. JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º

 

Gr.’. Hospitaleiro – Ir.’. JOÃO DIAS 33º

 

Gr.’. M.’. Cerimônias – Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º

 

Gr.’. Guarda do Templo – Ir.’. ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º

 

O Eminente Ir.’. Eduardo Pereira Viana 33º posicionado para prestar seu Juramento

A Sessão foi aberta apenas com as presenças de Ir.’. Membros Efetivos, e de Irmãos Grau 33 ex-Membros efetivos e o Em.’. Ir.’. EDUARDO VIANA 33º, foi convidado pelo Primaz para prestar o seu Solene Juramento.

O Eminente Ir.’. EDUARDO PEREIRA VIANA 33º, após ter realizado o seu Juramento, foi Consagrado Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil e revestido com os devidos paramentos;  depois, assinou o seu Termo de Posse e ao final da cerimônia foi bastante cumprimentado pelos seus pares.

 

Avançando com a Pauta do evento, ato contínuo foi realizada a SESSÃO MAGNA DE RECEPÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO GRAU 33 NO RITO BRASILEIRO DE IRMÃOS GRAU 33 DE RITOS COIRMÃOS.

 

Para compor o seu Altar o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, convidou aos SSer.’. IIr.’. MANSSUR ASSAFIM 33º e GUILHERME CAVALCANTE DE ANDRADE NEVES 33º, para tomarem assento, respectivamente à sua esquerda e à sua direita.

Adentraram na Câmara de Grau 33 do Rito Brasileiro, para serem recepcionados no Grau 33 do Rito Brasileiro, os seguintes Irmãos Grau 33 do  REAA:

ANTÔNIO LUIZ MONTEIRO 33º, SEBASTIÃO ALBERES DE LIMA BERNARDO, ANDERSON DE ÁVILA ALVES, DANIEL ASCENSÃO DO NASCIMENTO WANZELER, MARCOS MANSUR DE CARVALHO e PEDRO CARLOS PEREIRA.

 

Interior da Câmara de Grau 33º

 

No interior da Câmara de Grau 33, os Irmãos Grau 33 a serem recepcionados: (a partir da esquerda): Anderson de Ávila Alves 33º, Pedro Carlos Pereira 33º, Antônio Luiz Monteiro 33º, Marcos Manssur de Carvalho 33º, Sebastião Alberes de Lima Bernardo 33º e Daniel Ascensão do Nascimento Wanzeler 33º.

Os Irmãos postulantes à terem reconhecido e recepcionado o seu Grau 33 investido em rito coirmão, após ingressarem na Câmara do Grau 33 do Rito Brasileiro, foram recepcionados pelo Sob.’. Grande Primaz, ouviram as narrativas iniciais do Grau, aproximaram-se do F.’. Q.’. S.’. A.’., ppurif.’. suas mm.’., prestaram o solene Jur.’., foram UUng.’. e CConsagr.’. e, finalmente, investidos no Sumo Grau, quando receberam as suas credenciais do Grau 33 do Rito Brasileiro.

Encerramento da Sessão Magna de Reconhecimento e Recepção de Grau 33

 

Na foto acima o Gr.’. Regente Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º (centro), o Ser.’. Ir.’. Manssur Assafim 33º e o seu primo carnal Marcos Manssur de Carvalho 33º, que teve o seu Grau 33 do REAA reconhecido no RB

 

O Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º, Grande Regente, com o Em.’. Ir.’. Antônio Luiz Monteiro 33º, com seu recém reconhecido e recepcionado Grau 33 do Rito Brasileiro

 

Encerrada a sessão e prosseguindo com o cumprimento da pauta, foi concedido o ingresso ao interior do Templo, das cunhadas, sobrinhas, sobrinhos, familiares e Irmãos de Grau inferior ao 33, do filosofismo e do simbolismo. Prestigiando a magna sessão, presentes o Ven. Ir.’. ÁTILA DA CRUZ MACHADO BELLA, Secr.’. Estadual Adj.’. de Previdência e Assistência do GOB-MG; o Ir.’. JOSÉ ALBERTO MORAIS OLIVEIRA, Ven.’. M.’. da Loja 19 de MARÇO Nº 3241; o Coronel EB URUBATÃ MUTERLE GAMA, do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); os Sobrinhos DIEGO SLVA DAMASCENO, Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay e GABRIEL DALTA, Mestre Conselheiro Estadual; as nossas irmãs da Ordem ESTRELA DO ORIENTE, dos Capítulos ELECTA Nº 1, RIO DE JANEIRO Nº 2 e NOVA IGUAÇU Nº 5, respectivamente coma as suas Dignas Matriarcas: NARJARA ALMEIDA FERNANDES, ROSI DE ASSIS BARRETO e ROSICLÉA DE PAULA CESÁRIO, e o Digno Patriarca do Capítulo Electa Nº 1 da Ordem Estrela do Oriente, o Ir.’. ROBERTO MARINHO DE SOUZA LEÃO, bem como nossos sobrinhos Demolay e do Priorado, que  alegraram nossa comemoração. Destacamos ainda as presenças do sobrinho DIEGO SILVA DAMASCENO, Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay e GABRIEL DALTA, Mestre Conselheiro Estadual, bem como das cunhadas do Círculo Paramaçônico Feminino, tendo a frente a cunhada IVA VALENTE DOS SANTOS, esposa do Grande Primaz e as cunhadas CECÍLIA RODRIGUES DOS SANTOS e LOURDES SALGADO LOPES.

Concluído o ingresso das cunhadas e demais familiares, dos membros das Ordens Paramaçônicas e outros convidados, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º adornou o seu Altar, à sua direita, a sua esposa, a cunhada IVA VALENTE DOS SANTOS; e à sua esquerda a Irmã NARJARA DE ALMEIDA FERNANDES, Digna Matriarca do Cap.’. Electa nº 1 (OEO).

 

 

Continuando a programação o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. do Superior Conselho de Cultura, foi convidado para apresentar a sua peça de  Arquitetura versando sobre a data comemorada, o qual está abaixo transcrito em sua íntegra:

 

Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil, em nome do qual saúdo as autoridades maçônicas presentes, e a todos Irmãos Grau 33 do Rito Brasileiro e dos Ritos coirmãos;

Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º,  Grande Regente do Supremo Conclave do Brasil, em nome do qual saúdo a todos os Irmãos do Grau 1 ao 32 do Rito Brasileiro e dos Ritos coirmãos

Cunhada IVA VALENTE DOS SANTOS, digna esposa do Sob.’. Gr.’. Primaz, em nome da qual saúdo à todas as cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e familiares presentes, bem como às nossas Irmãs da Ordem Estrela do Oriente e  nossos Sobrinhos  da Ordem Demolay e do Priorado,

Hoje, neste nobre Templo, o objeto desta magna sessão é a comemoração do 54º ANIV. DA REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA DO RITO BRASILEIRO.

Inequivocamente a figura central deste magno evento é o Ir.’. ÁLVARO PALMEIRA, que na minha singela concepção, é  o real idealizador do Rito Brasileiro, quer no simbolismo como nos Altos Graus, pois, graças ao seu empenho de reimplantá-lo e organizá-lo doutrinariamente,  contribuiu para dar-lhe uma vida contínua, e dessa forma, o Rito cresceu, amadureceu, tornou-se conhecido e desenvolveu personalidade própria.

A data, 19 de março de 1968, torna-se o marco da Reimplantação vitoriosa do Rito, em decorrência da publicação do Decreto nº 2080, que possibilitou, entre outras providências, a organização provisoria da sua Oficina Chefe – o Supremo Conclave do Brasil, que foi formalmente reinstalada a 17 de Abril do mesmo ano, contituindo-se esse acontecimento, fator de renovação maçônica, unindo a Tradição com a Evolução, atendendo ao apelo preconizado pelo Maçom Português Miguel Antônio Dias, em 1834, à maçonaria portuguesa e brasileira materializado por Palmeira sob a epígrafe: “O Apelo de um Século”

Curiosamente, Palmeira nunca pleiteou para si o cargo de Grande Primaz, mas realizou-se com o de Grande Instrutor, quando escreveu e publicou as suas famosas instruções e documentos do Rito, onde neles afirma que um dos fins do Rito é a formação da cultura político-social dos obreiros, paralela a indispensável cultura doutrinário-maçônica, para que os Maçons possam sentir, captar e dirigir o espírito de cada século.

Palmeira enfatiza ainda que os grandes problemas que interessam ao futuro da Pátria e da Humanidade, devem ser nele debatidos, ao lado do estudo tradicional da Doutrina, Filosofia, Liturgia, Simbologia, Legislação e História da Ordem.

Todavia, meu Soberano Primaz, não irei mais focar a nossa fala acerca da doutrina e da história do Rito, pois acredito que o momento enseja homenagearmos à todos os Maçons, que nesses 54 anos de vida ativa do Rito Brasileiro se dedicaram e ainda se dedicam para a sua existência e prosperidade.

Não vou nominá-los pois certamente cometeria a injustiça de não citar algum nome, o que seria imperdoável.

Contudo, não poderia deixar de bradar o meu mais efusivo agradecimento, primeiramente, aos pioneiros, aqueles, ainda em 1968, que acreditaram e ombrearam com Palmeira para criarem as doze primeiras Lojas Simbólicas do Rito Brasileiro, nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, as primeiras sementes plantadas do novo Rito, no seio da Maçonaria brasileira.

Com o decorrer dos anos, estas sementes, irrigadas e cuidadas por inúmeros e dedicados irmãos, neste grande Brasil afora, muitos percorrendo incontáveis distâncias, vencendo obstáculos e preconceitos, peregrinadores natos que levaram e ainda propagam a mensagem do Rito, permitiram que elas florescessem e se transformassem em frondosas árvores, possibilitando, hoje, que o Rito seja praticado em todo o país,  nos Graus Simbólicos e Filosóficos. Os desafios foram e ainda são imensuráveis!

Porém, meus Irmãos, seria injusto e infame limitar-me a saudar e agradecer somente aos irmãos e esquecer da importância das queridas cunhadas, nossas esposas, nessa grande obra que foi a implantação, propagação e consolidação do Rito, ainda vívida para a sua difusão em nosso solo Pátrio.  

Só em aceitarem a ausência de seus esposos no convívio familiar para se dedicarem ao Rito, já merecem os nossos sinceros e humildes aplausos. Entretanto, muitas, se aliaram e ainda se associam aos seus maridos participando ativamente dessa grande faina, organizando ágapes, promovendo obras sociais, dedicando ao Rito o seu integral e incondicional apoio. As nossas maravilhosas parceiras!

Não temos a mínima hesitação, de afirmar que ao lado de um verdadeiro Maçom há a firme presença de uma grande mulher.

O Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio, como forma de homenagear as nossas cunhadas, passou a admitir a presença das esposas, bem como da família, nas Sessões Magnas de Investidura do Grau 33, para que na condição de madrinhas ou padrinhos, revistam os Irmãos Investidos com os Paramentos do Sumo Grau.

É deveras tocante contemplar a alegria estampada no rosto de uma cunhada, dos sobrinho(s) e netos ao revestir seu esposo, pai e avô. O cuidado, o respeito e o carinho ao lhes vestir com cada peça daquele vestuário maçônico.

Este é o verdadeiro espírito do Rito Brasileiro. Um Rito que além de promover a cultura e o civismo, prioriza a alegria, a família e o convívio agregador com seus irmãos, independente do Rito praticado e da Obediência a que pertença.

Motivado por tudo que aqui falei, encerro estas singelas, mas, verdadeiras palavras com  a seguinte conclusão:

A história do Rito Brasileiro, quer no simbolismo como em seus Altos Graus, nesses últimos 54 anos, é marcada por avanços, conquistas e também com retrocessos. Ela aflora pela vivência de Obreiros dedicados e idealistas, enfocando épocas e momentos  distintos do cenário maçônico brasileiro. Uma história rica em experiências, esforços, sonhos e ideários, não apenas com o intuito de se e tornar perene um Rito que possa ser meramente considerado Pátrio ou cívico. O Rito Brasileiro não se limita ao aperfeiçoamento moral, social e cívico do seu obreiro, vai além, incentiva a prática do humanismo maçônico, da maçonaria social,  uma Maçonaria responsável para com o próximo, para com a Pátria e com a Pátria estendida, que é a Humanidade, da qual seu obreiro está inserido e dela é um ser inalienável.

VIVA O RITO BRASILEIRO!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encerrada a fala do Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO 33º, o mais novo Membro Efetivo do Rito Brasileiro, hoje empossado, Ser.’. Ir.’. EDUARDO PEREIRA VIANA 33º, foi revestido com os seus paramentos pelo Ser.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º, para conhecimento de todos os participantes.

 

Visão Geral do Templo nº do Palácio do Lavradio

Em continuidade foram empossados os novos presidentes de Altos Corpos do Rito Brasileiro, os Eminentes Irmãos PASCOAL ARGENTI SOBRINHO 33º, LINDEMBERG MENDES VIANA 33º e MARGOS SÁ 33º.

 

Acima, os EEm.’. IIr.’. Lindemberg Viana 33º, Marcos Sá 33º e Pascoal Argenti Sobrinho

 

O Em.’. Ir.’. PASCOAL ARGENTI SOBRINHO 33º tomou como Aterzata do Il.’. Subl.’. Capítulo NELSON NUNES Nº 110 (Itaguaí/RJ); o Em.’. Ir.’. MARCOS SÁ 33º, foi empossado como Aterzata do Il.’. Subl.’. Capítulo TIRADENTES Nº 01 (Lavradio/RJ) e o Em.’. Ir.’. LINDEMBERG MENDES VIANA assumiu o Grão Priorado do Pod.’. Gr.’. Cons.’. de Kadosch Filosófico GONÇALVES LEDO Nº 101 (Lavradio/RJ) .

 

Por não terem comparecido ao Evento Comemorativo do 52º Aniversário da Reimplantação do Rito Brasileiro, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º convocou aos Ser.’. IIr.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, CEZAR FELLINI LAZZAROTTO 33º, MANSSUR ASSAFIM 33º e EDUARDO GOMES DE SOUZA 33º, para receberem o Diploma e Medalha alusivos àquele evento.

 

Também foi homenageado com Diploma e Medalha alusiva a Reimplantação do Rito Brasileiro o Coronel EB de Cavalaria URUBATÃ MUTERLE GAMA, do Dep.’. de Educação e Cultura do Exército (DECEx), entregue pelo Ser.’. Ir.’. JOÃO DIAS 33º, Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil.

Prosseguindo foram entregues as MEDALHAS DE 7, 14 E 28 ANOS DE PERMANÊNCIA NO RITO BRASILEIRO.

 

Receberam a MEDALHA DE PERMANÊNCIA DE 7 ANOS, os Eminentes IIr.’. ANDRÉ BIZARRIA TALIKOSK 33º, LINDEMBERG MENDES VIANA 33º e JORGE VICENTE 33º.

 

A MEDALHA DE PERMANÊNCIA DE 14 ANOS foi recebida pelo Em.’. Ir.’. VAGNER PEREIRA 33º

 

Prestigiando o recebimento da Medalha de Permanência de 28 Anos no Rito Brasileiro, o Em.’. Ir.’. José Cristóvão Simões Mendonça 33º, foi prestigiado com a presença do Ven.’. Ir.’. Átila da Cruz Machado Bella, Secr.’. Est.’. Adj.’. de Previdência do GOB-MG.

 

O Sap.’. Ir.’. Júlio Cesar da Costa 33º, recebeu sua medalha de permanência das mãos do Ser.’. Ir.’. Guilherme Cavalcante de Andrade Neves 33º

Finalmente a MEDALHA DE PERMANÊNCIA DE 28 ANOS foi recebida pelo Em.’. Ir.’. JOSÉ CRISTÓVÃO SIMÕES MENDONÇA 33º e pelo  Sapientíssimo Ir.’. JÚLIO CESAR DA COSTA 33º. (Fotos acima)

 

Nesta data também aniversariou a Loja Simbólica 19 DE MARÇO Nº 3241, jurisdicionada ao GOB-RJ, fundada em 19 de março de 1999. O Primaz NEI INOCENCIO 33º, convidou o Venerável da Loja, Ir.’. JOSÉ ALBERTO MORAIS DE OLIVEIRA, para proferir as suas palavras, quando enalteceu o trabalho da Loja e o relacionamento entre seus obreiros, afirmando “mais do que a uma Loja eles se reconhecem como a FAMÍLIA 19 DE MARÇO“.

 

No ensejo foi solicitado para que os Obreiros da A.’. R.’. L.’. S.’. 19 de MARÇO Nº 3241, ora presentes, para que ficassem de pé, para serem conhecidos.

 

As cunhadas Cecília Rodrigues e Lourdes Lopes, do Circulo Paramaçônico Feminino

 

Na foto acima, no centro, ao fundo, os Irmãos MIROVAN ALESSANDRO ROCHA NOGUEIRA, Ven.’. Mestre da Loja DIGNIDADE E JUSTIÇA Nº , ao Or.’. de Campos dos Goytacazes, e RICARDO LUIZ SILVA ARAUJO, Presidente do Asilo Monsenhor Severino, ao Or.’. de Campos de Goytacazes/RJ.

 

O Primaz NEI INOCENCIO 33º parabenizou ao Gr.’. Comendador do REAA, Ir.’. ARNALDO PENHA ROSA 33º, pela sei apreço em prestigiar as festividades do Rito Brasileiro, pois a verdadeira Maçonaria prega fraternidade e os Ritos são sistemas de trabalho maçônicos, e não times esportivos, onde o “eu” predomina sobre o “nós”.

 

Ainda presentes e destacados pelo Gr.’. Primaz, os nossos sobrinhos Demolays, que no dia 18 de março comemoraram o Dia Nacional do Demolay. Prestigiando, a comparência das autoridades estaduais máximas da Ordem participando do magno evento comemorativo, os Sobrinhos DIEGO DA SILVA DAMASCENO, Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay e GABRIEL DALTA, Mestre Conselheiro Estadual, aos quais o Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, concedeu a palavra.

 

 

Agradecidos pelo apoio do Supremo Conclave do Brasil, Primaz NEI INOCENCIO 33º e o Grande Regente JULIANO BRAGA 33º foram agraciados com uma placa pelo Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay no Rio de Janeiro, e o Primaz ainda recebeu um Diploma das mãos do Mestre Conselheiro Estadual.

 

Prosseguindo, o Primaz apresentou a comitiva de Irmãos que vieram da cidade de Campos dos Goytacazes, com 12 (doze) Irmãos para engrandecer ainda mais a Sessão Comemorativa.

 

Na primeira foto acima, à partir da esquerda, os IIr.’. Delegados Litúrgicos: José Cristóvão 33º, Jorge Romeiro 33º, Paulo Ataíde, Julio Costa 33º e Woldiney Duarte 33º, na foto abaixo, à esquerda, o Ir.’. Sérgio Lopes 33º  e à direita, o Ir.’. Vagner da Silva 33º

 

Ainda, o Irmão Gustavo Felipe 33º

 

Depois, ao falar sobre os paramentos dos Irmãos Grau 33 do Supremo Conclave, solicitou que os Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro presentes ficassem de pé para que fossem vistos. Também fez a apresentação dos Membros Efetivos.

 

Na foto acima, de pé, as Irmãs da Ordem Paramaçônica Estrela do Oriente, e em primeiro plano a Digna Matriarca do Capitulo Rio de Janeiro nº 2, Rosi de Assis Barreto.

 

De pé, o Digno Patriarca do Capitulo Electa nº 01 da Ordem da Estrela do Oriente, o Ir.’. Roberto Leão de Souza Marinho. Este Irmão é um entusiasta da Ordem e pela terceira vez exerce com maestria  o referido cargo, de importância para o desenvolvimento dos trabalhos ritualísticos, é o conselheiro constitucional da Digna Matriarca e exerce uma supervisão geral sobre todos os negócios pertinentes ao Capítulo. Apesar dos problemas de visão em decorrência da diabetes, ele se faz presente em todas as solenidades, filantropias e compromissos do Capitulo Electa nº 1. Seu amor pela Ordem da Estrela do Oriente é tão grande que há anos ele exibe orgulhoso, vistosa tatuagem em seu braço. Nossas homenagens ao querido Irmão, que foi Venerável da Loja Ação e Justiça Templária.

O Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, enalteceu a presença das Irmãs da Ordem Paramaçônica da Estrela do Oriente, representada com obreiras dos Capítulos: ELECTA Nº 1 e sua Digna Matriarca, NARJARA DE ALMEIDA FERNANDES; RIO DE JANEIRO Nº 2, e sua Digna Matriarca, ROSI DE ASSIS BARRETO, e NOVA IGUAÇU Nº 5, e sua Digna Matriarca, ROSICLÉA DE PAULA CESÁRIO.

 

NO ensejo, o Primaz  passou a palavra a Digna Matriarca NARJARA DE ALMEIDA FERNANDES, do Capítulo ELECTA Nº 1, que homenageou ao Supremo Conclave do Brasil pelo 54º Aniversário da Vitoriosa Reimplantação do Rito Brasileiro, com a entrega de uma belíssima placa.

 

O Primaz agradecido, convidou para que todas as Irmãs da Ordem da Estrela do Oriente presentes, para participarem da entrega da placa alusiva à data comemorada.

Com essa homenagem, o Primaz deu por encerrada a magna sessão convidando à todos para o Ágape realizado em restaurante próximo ao Palácio do Lavradio.

 

Acima, o Em.’. Ir.’. André Bizarria Talicosk 33º com seu diploma de Permanência de 7 anos no Rito Brasileiro, ao lado dos IIr.’. Adilson Regis 33º, Anderson Alves 33º e Claudio Oliveira 33º

 

O Em.’. Ir.’. Bizarria Talicosk 33º ao lado do Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º, Gr.’. Regente do SCB

 

Juntos ao Sob.’. Ir.’. Inocencio dos Santos 33º, os Eminentes Irmãos Gil de Macedo Soares 33 (à esquerda) e Manssur Assafim (à direita)

 

MOMENTOS DO ÁGAPE

 

 

Viva o Rito Brasileiro pelo seu 54º ANIVERSÁRIO DE VITORIOSA REIMPLANTAÇÃO PELO GMG/GOB ÁLVARO PALMEIRA!