ABERTURA DO ANO MAÇÔNICO DO GOB-PI – PALESTRAS

Na noite de 17 de janeiro de 2020, desembarcaram no Aeroporto Internacional SENADOR PETRÔNIO PORTELLA, ao Or.’. de Teresina – PI, o Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º acompanhado do Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, para participarem das atividades comemorativas da Abertura do Ano Maçônico do Grande Oriente do Brasil no Piauí.

À partir a esquerda os Irmãos Francisco José, Cesar Dourado, José Almeida, Ataíde, Nei Inocencio, Dirceu Iglesias e Adalberto Vaz

Nessa foto o Ir.’. Ludmar Pinheiro aparece no lugar do Ir.’. Adalberto Vaz

 

No hall de desembarque do Aeroporto foram recepcionados pelo Em.’. Ir.’. JOSÉ ALMEIDA DE SOUSA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro; pelo Em.’. Ir.’. DIRCEU IGLESIAS, Grão Mestre Adjunto do GOB-PI, Em.’. Ir.’. JOSÉ ATAIDE TORRES COSTA FILHO , Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa do GOB-PI; pelo Em.’. Ir.’. LUDMAR MONTEIRO PINHEIRO, Pres.’. do Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico LUIZ DA COSTA LIMA Nº 137; e pelo Pod.’. Ir.’. ADALBERTO VAZ, Chefe de Gabinete do Grão-Mestre do GOB-PI. No mesmo vôo tivemos a alegria de termos a presença do querido Pod.’. Ir.’. FRANCISCO JOSÉ DE SOUZA, Conselheiro Federal do GOB e Grão-Mestre Estadual Honorário do GOB-PI, que também chegou a Teresina com o mesmo objetivo de prestigiar o GOB-PI.

 

Visão Geral dos IIr.’. que prestigiaram os trabalhos programados para a manhã desse dia 18 de janeiro (sábado)

Na manhã do dia 18 de janeiro de 2020, na sede do SENAC MIGUEL SADY, ao Or.’. Teresina,  teve início  as atividades comemorativas da ABERTURA DO ANO MAÇÔNICO DO GOB-PI 2020, que contou com as presenças, entre outras, das seguintes Autoridades Maçônicas: Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, acompanhado da sua esposa, a cunhada JUSSANE GUIMARÃES, que exerce o cago de Presidente Nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – GOB; do Sap.’. Ir.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, Grão Mestre Geral Adjunto do GOB; dos Eminentes Irmãos Grãos Mestres Estaduais: NOÉ RODRIGUES DE HOLANDA, do GOB-PI, acompanhado da sua esposa, a cunhada JONELMA NEPOMUCENO DE HOLANDA, que exerce o cargo de Presidente Estada da Fraternidade Feminina GOB-PI; AILDO VIGÍNIO CAROLINO, do GOB-RJ; CLÉSCIO GALVÃO, do GOB-MG; IVO MATIAS, do GOB-MT acompanhado da cunhada MARISE MARTINS MATIAS, Presidente Estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – GOB-MT; OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO, do GOB-PB, acompanhado da cunhada HELENA ALMEIDA, Presidente Estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – GOB-PB; LUCAS MORAES SITYÁ, do GOB-RS que estava acompanhado do Pod.’. Ir.’. MARCO ANTÔNIO ARONNE ABREU, seu Grão Mestre Adj.’.; JOSÉ FERNANDO PEREIRA DA SILVA, do GOB-PE; MAURICIO MENDES ALVES, GOB-MA; ainda, o Pod.’. Ir.’. LEONARDO DE ALMEIDA MONTEIRO, Assessor Especial do Grão Mestre Geral do GOB, que responde pelas Lojas Maçônicas jurisdicionadas ao GOB-CE e federadas ao GOB; ainda as presenças do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro; do Ir.’. PAULO ROBERTO DE ARAUJO BARROS, Ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônico; do Em.’. Ir.’. ARQUIARIANO BITES LEÃO, Secretário Geral de Entidades Paramaçônicas do GOB, do Ir.’. FRANCISCO VALDECÍ DE SOUZA CAVALCANTE, presidente do Sistema Fecomercio SESC/SENAC no Piauí, e do Pod.’. Ir.’. FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA, Conselheiro Federal da Ordem e Grão-Mestre Honorário do GOB-Em.’. Ir.’. JOSÉ ATAÍDE TORRES COSTA FILHO, Pres.’. da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa GOB-PI; Em.’. Ir.’. JOSÉ ALMEIDA DE SOUSA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Estado do PI; o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. do Sup.’. Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e Conselheiro Federal do GOB; o Em.’. Ir.’. LUDMAR MONTEIRO PINHEIRO, Pres.’. do Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico LUIZ DA COSTA LIMA Nº 137; e o Pod.’. Ir.’. ADALBERTO VAZ, Chefe de Gabinete do Grão-Mestre do GOB-PI,  dentre as muitas autoridades maçônicas presentes.

Na primeira fila, à partir da esquerda, destacamos as fraternas Jussane Guimarães (Pres.’. FRAFEM GOB), Helena de Almeida (Pres.’. FRAFEM GOB-PB) e Jonelma Nepomuceno de Holanda (Pres.’. FRAFEM GOB-PI)

Paralela a Programação das atividades para os Maçons, ocorreu a III Grande Congregação das Fraternidades Femininas do Estado do Piauí, com uma programação específica para as fraternas presentes, com palestras previstas da cunhada JUSSANE GUIMARÃES, Pres.’. Nacional da FRAFEM CRUZEIRO DO SUL – GOB; da cunhada JONELMA NEPOMUCENO DE HOLANDA, Pres.’. Estadual da FRAFEM CRUZEIRO DO SUL – GOB PI e do Em.’. Ir.’. ARQUIRIANO BITES LEÃO, Secretario Geral de Entidades Paramaçônicas do GOB.

Inicialmente o Grão Mestre do GO-PI, Em.’. Ir.’. NOÉ RODRIGUES DE HOLANDA convidou para tomar assento ao seu lado, na Mesa Diretora dos Trabalhos, os Grãos-Mestres Geral e Adjunto do GOB, respectivamente, Sob.’. Ir MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES e o Sap.’. Ir.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, e as Presidentes da FRAFEM Nacional e do GOB-PI, respectivamente, as cunhadas JUSSANE GUIMARÃES e JONELMA NEPOMUCENO DE HOLANDA. (Fotos acima)

O Sob.’. Ir.’. MUCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, na sua fala saudou aos maçons e fraternas presentes, da mesma forma, os demais componentes da mesa deixaram a sua mensagem de saudação, quando da abertura dos trabalhos.

Ato continuo as cunhadas se retiram do auditório, para se reunirem em outro ambiente, para cumprirem a programação prevista para essa manhã, acompanhadas do Em.’. Ir.’. ARQUIRIANO BITES LEÃO, Secr.’. Geral de Entidades Paramaçônicas do GOB.

Abrindo a programação destinada aos Maçons, o Sob.’. Ir.’. Grão-Mestre Geral realizou a sua palestra, cujo tema foi CRESCIMENTO E MODERNIDADE (Foto acima), com foco no programa de Gestão GOB JUNTO DE VOCÊ, este, constituindo-se num conjunto de ações que conduz a um novo desempenho, mas, que busca fundamentalmente levar uma mensagem de pertencimento. Nas organizações de voluntários é necessário que as pessoas tenham orgulho de à ela pertencer, que tenham vontade, que tenham  desejo e que tenham sentimento que ela oferece, sobretudo, âncora para que os desejos da  maioria serem realizados. Ele ainda enfatizou o uso da tecnologia para maximizar a gestão Gobiana em prol do Maçom, e destacou o sucesso da implantação do GOBCARD; a intensificação da informação e comunicação do GOB junto ao seu associado, sempre que possível em tempo real; a conquista das Certificações ISO 9001 (Política da Qualidade) e ISO 37001 (Política Antissuborno), a implementação do SISTEMA DE ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA, e explicitou a necessidade constante do GOB e dos Grandes Orientes Estaduais de aperfeiçoaram sua gestão, determinando seus pontos fortes e fracos (ambiente interno), bem como as oportunidades e ameaças (ambiente  externo), que vão interferir na condução da sua administração, dessa forma tornando imprescindível o estabelecimento de ações estratégicas que visem neutralizar as inconformidades administrativas detectadas, como também aproveitar as oportunidades, por exemplo, o desempenho da política econômica que estatisticamente favorece o ingresso de novos maçons, assim contribuindo positivamente para a maximização de uma boa gestão.

O Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO falou ainda da importância de tornar o processo de admissão de Candidatos à Ordem, via GOB, menos moroso e mais efetivo, e esclareceu que medidas para torná-lo mais ágil estão sendo propostas. Alertou aos presentes o Grande potencial das Fraternidades Femininas e dos De Molays, como importantes parceiros para o desenvolvimento e implementação de um grande trabalho social , inclusive, constituindo-se os sobrinhos De Molays numa importante fonte de renovação e rejuvenescimento da Maçonaria.

Contudo, a grande mensagem da fala do Ir.’. MÚCIO se traduziu na premência dos Maçons Gobianos estarem imbuídos do sentimento de Pertencimento e o grande exercício será fundamentalmente o de se levar às bases maçônicas essa idéia de pertencimento, o orgulho de se pertencer ao GOB, pois “é muito bom pertencer a uma organização que a gente possa nela concentrar nossos sonhos. É preciso ter sonhos, pois as pessoas que não sonham estão fadadas a terem grandes frustrações”.

É importante entender que muitas vezes torna-se relevante uma mudança de conceitos, e consequentemente novas tomadas de decisões estratégicas. Sem mudanças de conceitos e se não entendermos que o mundo está extremamente veloz para tomadas de decisões estamos fadados ao fracasso. Só terá sucesso se houver uma sintonia com os Grãos-Mestres Estaduais, com as lideranças maçônicas e com toda a base maçônica, para ocupar espaços.

O Ir.’. MÚCIO ainda fez algumas análises de crescimento dos Grandes Orientes do RS, PI e de outros, e realçou  a necessidade de se realizar muito trabalho para ocupar os espaços ainda existentes e para isso é necessário a existência de programas estratégicos “não com a finalidade de sermos apenas os melhores, mas para sermos os mais competentes – a atividade é de voluntário, mas a ação não pode ser de amador”. Nesse contexto surge o GOB JUNTO DE VOCÊ, um conjunto de ações, que desperta primeiro o pertencimento e que atinge vários seguimentos de atividades.

Em seguida passou um filme institucional acerca do GOB JUNTO DE VOCÊ, reportando que na atual conjuntura brasileira um tema importante encontra-se presente em nosso meio: a participação da Maçonaria para um Brasil melhor. Melhorar o Brasil é um imperativo nacional! Como mobilizar os Maçons e Entidades Paramacônicas para contribuir como voluntários que somos? Esse é um outro grande desafio. Como mobilizar as pessoas para o voluntariado num ambiente maçônico? Numa análise inicial depende de bons projetos, formação de lideranças e de outros fatores, mas, fundamentalmente, depende de excelentes ferramentas de comunicação. O voluntário precisa ser convidado e ao mesmo tempo se sentir parte, comunicar com emoção e clareza o que se espera do voluntário; onde, como, com quanto tempo e com quais talentos ele possa contribuir. Isso tudo exige um compromisso de todos nós, muito comprometimento para preservar sempre o orgulho de ser GOB. O lema das atividades terá foco no binômio Crescimento-Modernidade.  O filme encerra nos deixando uma mensagem: Vamos preservar as nossas tradições, mas sempre com inovações. Bem vindos ao GOB digital!

O Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO, nos alerta que não há como fugir da digitalidade. Que há de se definir algumas fronteiras no seu emprego, mas que elas não venham impedir a aplicabilidade das ferramentas no meio maçônico. Ele exemplificou que a Secretaria de Educação e Cultura produz um material consistente de preservação de tradição. De acordo com o palestrante ao  mesmo tempo que se mostra a presença da Maçonaria Gobiana na Abolição da Escravatura, na Independência do Brasil, na Proclamação da República, ele enfatiza:

              Nós hoje estamos mostrando também as relações institucionais, que nós participamos da “Operação Vida” lançada pelo Governo federal para  realocação dos Venezuelanos que estão no País, e ao mesmo tempo mostramos ações de parceria que queremos desenvolver com o Ministério da Mulher, com o Ministério da Área de Proteção Social, para podermos dar âncora aos problemas e aos programas das fraternidades femininas. Mostramos a nossa participação no passado, mas mostramos as ações do presente. Freud já dizia que temos a tendência de ficarmos muito voltado para o passado, com expectativa de futuro e não cuidamos do presente. Este é o momento de cuidarmos do presente dessa organização magnifica que temos nas mãos que é o GOB, noutro aspecto, um novo  formato, um outro olhar numa outra visão, que tem o Século XXI.

O palestrante destacou, dentre outras, uma ameaça que precisa ser superada – o envelhecimento do Quadro de Obreiros, hoje, com uma média de idade de 59 anos, e afirmou que não podemos ficar sem crescer rapidamente. Ele apresentou uma das estratégias, no seu ponto de vista, que poderá auxiliar superar esse grave problema, desde que se supere a “cultura do não”, pois não se percebe que as coisas estão mudando e a gente fica com o mesmo procedimento, e internamente uma resistência muito grande às mudanças. As Lojas com uma frequência média de 17 Irmãos, por quadro, isso contando com SP e MG. Sem esses Estados a frequência cai para 12, o que é muito pouco frente a estrutura física dos nossos Grandes Templos, para pouco uso, a ponto de ao se fazer uma edificação a primeira preferência é a de pequenos Templos, porque não vai haver frequência. E conclama:

          Isso não pode continuar assim! Estamos chamando para um despertar conjunto, senão ficamos no mesmo ciclo e  não teremos a responsabilidade de entregar uma instituição melhor para durar outros 200 anos.

A Estratégia apresentada, de acordo com o Sob.’. Ir.’. Grão Mestre Geral, se justifica ao fazer frente a uma ameaça, que se reflete na sobrevivência das Lojas:  A média de idade elevada dos Obreiros, pois normalmente os maçons de idade mais avançada convivem num círculo de relacionamentos com pessoas de idade mais avançada, dessa forma dificultando a renovação e rejuvenescimento do Quadro da Loja.

Ele questionou: Como favorecer o ingresso de pessoas mais novas desejosas de serem Maçons? E propôs uma solução: Criando-se um canal direto de comunicação com os profanos desejosos de ingressarem na Ordem, solução essa há muito adotada pela Grande Loja Unida da Inglaterra, através do site da instituição. O profano desejoso de ingressar na Ordem preenche um formulário online que é encaminhado pela Potência à Loja para realizar os procedimentos legais, necessários para validar ou não essa candidatura.

No transcorrer da sua fala agradeceu ao apoio dos Grãos-Mestres atuais e dos que os antecederam, possibilitando a realização dos Tratados com os Grandes Orientes e Grandes Lojas, o que sensibilizou a Ordem de De Molay internacional que vendo o exemplo da Maçonaria brasileira unida, tomou a mesma medida tornando-se una no Brasil.

O Sob.’. Ir.’. MÚCIO estimou em torno de 120.000 envolvidas nas atividades paramaçônicas. isso é uma legião, um exército. Após a Suprema Congregação do GOB, relizada em 2019, foram criadas 51 novas fraternidades femininas e mais duas que foram restauradas, bem como 6 novos núcleos apejotistas e torna-se premente de organizar a Ordem De Molay no Brasil e de cuidar e intensificar o nosso relacionamento.

Ao final da palestra, um registro dos Irmãos Ademir Cândido da Silva (GMG Adj.’. GOB), Francisco Valdecí de Souza Cavalcante (Pres.’. Sist.’. Fecomércio no Estado do Piauí), Múcio Bonifácio Guimarães (GMG GOB); as cunhadas Jussane Guimarães (Pres.’. FRAFEM Nacional) e Jonelma Nepomuceno de Holanda (Pres.’. FRAFEM GOB-PI) e o Ir.’. Noé Rodrigues de Holanda (GME GOB-PI)

Ainda falou sobre a importância da Liderança, mas a chamada “Liderança servidora”, é aquela manifesta pelo conceito de “o exemplo vir de cima e de se ouvir as bases” e, no ensejo, fez a citação de um conceito final emitido  pelo Barak Obama, ao deixar a Presidência dos EUA: ” Obrigado a vocês por tudo! Meu último pedido é o mesmo que o primeiro. Estou pedindo a vocês que acreditem, não na minha capacidade de gerar mudanças, mas na capacidade de vocês.”  dessa forma, afirmou o Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO, “a gente não pode ser aquele que vende idéias no deserto quando todos estão a procura de água e água edificil! Nós estamos vendendo idéias propostas, mostrando indicadores no ambiente  maçônico e deles a gente espera e aguarda a melhor das respostas”, e ainda complementou: “mas tem também o conceito de liderança que diz que é preciso  do líder dar exemplo – É muito velha a afirmação que palavra convence, mas o exemplo arrasta, e nesse contexto ele e o Sap.’. Ir.’. ADEMIIR se colocam como exemplo, e suas viagens visam conversar com as bases maçônicas, que na sua visão é um dos poucos caminhos, como os Grão Mestres estaduais estão fazendo,  e ele percebe pelas atividades desenvolvidas, que todos estão procurando ocupar os espaços, se deslocando pelo interior:  “O OTACÍLIO no sertão Paraibano, o FERNANDO no sertão Pernambucano, o Maranhão com sua extensão territorial enorme, Minas Gerais é um País!”, tendo como desafio vencer as extensas dimensões geográficas de seus Orientes para manter contato, se comunicar e ouvir as bases maçônicas.

Em contraponto ao Barak Obama, o Presidente Donald Trump afirma que ele pode consertar tudo sozinho. Ele até tenta, mas o desastre é enorme! Em consequência o Congresso Americano está cortando os poderes dele, ele ainda não conseguiu construir o Muro do México, dessa forma, essa história de que faz tudo sozinho,  não consegue falar sozinho não. Não consegue dar conta!

O Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos (Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro) foi convidado para se integrar ao grupo comemorando o evento de abertura dessa radiante manhã

 

No ensejo, o Ir.’. Nei Inocencio foi convidado a deixar sua mensagem de boas vindas aos participantes da programação diurna relativa a Abertura do Ano Maçônico do GOB-PI

Muito ainda se abordou, mas, aqui, apresentamos apenas uma síntese do que a Gestão Múcio Bonifácio e Ademir da Silva frente ao GOB se dedicarão nesse promissor Ano de 2020 e achamos importante reproduzir alguns dos assuntos abordados e dissemina-los no seio dos nossos leitores.

Ao final da programação diurna, um registro geral das autoridades maçônicas presentes e maçons do GOB-PI

 

Durante a realização do Coffe-Break, o registro dos Irmãos (a partir da esquerda) Dirceu Iglésias (GME Adj.’. GOB-PI), Pedro Graciano de Almeida, Noé de Holanda (GME GOB-PI, José Ataíde Torres Costa Filho (Pres.’. PAEL GOB-PI) e o Ir.’. Francisco Ribeiro de Carvalho (Dep.’. Est.’.)

 

Na foto acima os IIr.’.  Manoel Luardo Pinheiro, José Almeida de Sousa (Del.’. Lit.’. do Rito Brasileiro para o Estado do Piauí), Cesar Roberto Daniel Dourado (Pres.’. do Sup.’. Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e Conselheiro Federal do GOB) e Nei Inocencio dos Santos (Gr.’. Primaz Rito Brasileiro)

Encerrada a palestra, na antessala do auditório do SENAC foi realizado um lauto coffe-break, onde todos tiveram a oportunidade de se confraternizar.