ALTOS GRAUS AO CLIMA DE CURITIBA – PR

No dia 26 de outubro de 2018,  desembarcaram ao Clima de Curitiba (PR),  o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, e o Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Secr.’. RRel.’. IInt.’. do Supremo Conclave do Brasil, quando foram recepcionados pelo Em.’. Ir.’. ECLAIR ZEFERINO DA SILVA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 1ª Delegacia Litúrgica para o Estado do Paraná.

Mais tarde, o Pod.’. Grande Conselho de Kadsoch Filosófico FRATERNIDADE CURITIBANA Nº 146, presidido pelo Grande Prior, Em.’. Ir.’. ELISEU BRASILISIO STELMATCHUK 33º, e o Il.’. Subl.’. Capitulo UNIÃO CURITIBANA Nº 84, presidido pelo Em.’. Ir.’. EVALDO CIT JUNIOR 33º, realizaram respectivamente, A SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU 22 – MISSIONÁRIO DA ECONOMIA, E AS DO GRAU 4 – MESTRE DA DISCRIÇÃO E DO GRAU 14 – MESTRE DA PERSEVERANÇA  DA HIERARQUIA DOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO, que foram Presididas pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro.

O Sob.’. Ir.’. Nei INocencio dos Santos 33º, tendo à sua direita o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º, e à sua esquerda o Em.’. Ir.’. Walmon Rodrigo de Almeida Cavalcante 33º

À partir da esquerda o Em.’. Ir.’. Eliseu Brasilisio Stmelmatchuk 33º, Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, e os Eminentes IIr.’. Evaldo Cit Junior 33º e Eclair Zeferino da Silva 33º

Integraram da Comitiva do Sob.’. Gr.’. Primaz, além do Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Secr.’. RRel.’. EExt.’. do Supremo Conclave do Brasil; o Em.’. Ir.’. ECLAIR ZEFERINO DA SILVA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 1ª Delegacia Litúrgica do Estado do Paraná,  e o Em.’. Ir.’. WALMON RODRIGO DE ALMEIDA CAVALCANTE 33º, Membro Extranumerário do Supremo Conclave do Brasil, oriundo ao Clima de Macapá (AP).

Compuseram os cargos das Câmaras de Grau 4, 14 e 22:

1º Gr.’. Vig..’. – Em.’. Ir.’. EDSON MOROTTI 33º

2º Gr.’. Vig.’. – Em.’. Ir.’. WALMON RODRIGO DE A.’. CAVALCANTE 33º

Gr.’. Orador – Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º

Gr.’. Secr.’. – Pod.’. Ir.’. DENILSON IDALICIO CAMACHO (nos Graus 4 e 14)

Gr.’. Chanc.’. – Pod.’. Ir.’. MARCO AURELIO ALVARES (no Grau 4)

(Imagem ilustrativa)

Gr.’. M.’. Cer.’. – Em.’. Ir.’. ELISEU BRASILISIO STELMATCHUK 33º (nos Graus 4 e 14) / Em.’. Ir.’. ANDRÉ ANDERLEY CARDOSO 33º (no Grau 22)

(imagem ilustrativa)

Gr.’. Gd.’. Templo – Em.’. Ir.’. ANDRÉ ANDERLEY CARDOSO 33º (nos Graus 4 e 14)

Inicialmente, colaram o Grau 14, os Mestres da Probidade – Grau 13 da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, os Ilustres Irmãos ADON BRANDALIZE  e MARCO AURÉLIO ALVARES.

Foi elevado ao Grau 22, o Missionários do Trabalho – Grau 21 da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, o Poderoso Irmão DENILSON IDALICIO CAMACHO.

Iniciaram no Grau 4, os Irmãos Mestres Maçons PAULO ROBERTO LUSTOSA, da A.’. R.’. L.’. S.’. SABEDORIA, PAZ E HARMONIA Nº 443, e ISAL JUVÊNCIO MANOEL LOPES A.’. R.’. L.’. S.’. GENERAL LAURO SODRÉ Nº  4047.

Quando da Palavra, o Em.’. Ir.’. ECLAIR ZEFERINO DA SILVA 33, Delegado Litúrgico da 1ª Del.’. Lit.’. do Rito Brasileiro para o Estado do Paraná  fez as seguintes considerações:

Valorosos IIr.’., os quais fazem jus às elevações de hoje!

Vocês são dignos pelo comprometimento e luta com vista ao crescimento nos Altos Graus do Rito Brasileiro, e são sabedores de que só com persistência poderão alcançar o último Grau – 33º – que é o objetivo de qualquer maçom.

Não podemos esquecer que só com muita batalha e trabalho iremos valorizar as nossas conquistas, para mereceremos o reconhecimento de nossos Eminentes IIr.’.  dos  Altos Graus do Rito Brasileiro.

Vimos, naquela ocasião da nossa sessão, em nossos IIl.’. IIr.’., que os seus semblantes demonstravam a vontade imensa de continuidade nos estudos, pelo interesse de cada um na caminhada para galgar cada degrau dos nossos Altos Graus.

Sabedores disso e tendo em vista que poucos alcançam o objetivo, temos que ser perseverantes nessa jornada, que envolve muito empenho, conhecimento e comprometimento naquilo que se almeja para a nossa caminhada maçônica.

Neste percurso, encontram-se vários desafios e percalços, porém verdadeiros vencedores são aqueles que realmente continuam firmes o seu caminho. De nada vale quando conseguimos atingir o último degrau e depois não exercermos o encargo, deixando ele em gaveta úmida e escura, se decompondo ao decorrer dos dias e anos, decorrente da conquista que outrora alcançamos.

Aos IIl.’. IIr.’. hoje iniciados, temos um conselho: não desistam de seus estudos! O real significado deste investimento é o uso irrestrito do que aprendemos bem como a aplicação deste em nossa existência. Para nós e para os nossos, este é o verdadeiro sentido do aprendizado.  Sem isto, de nada vale todo o tempo despendido no decorrer dos estudos. Cada conquista deriva de muitos momentos privados de várias áreas de nossas vidas e não há valor que retribua o que um dia aprendemos. Porque sabemos o grande merecedor disto: cada um de nós.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sob.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º ainda procedeu a entrega das credenciais dos valorosos IIl.’. IIr.’. MARCO ANTONIO DE FIGUEIREDO e THOMAS RAYMOND KORONTAI elevados ao Grau 15, na magna sessão realizada na data de 27 de julho de 2018.

Fotão dos Irmãos que prestigiaram e foram iniciados e elevados nos Altos Graus do Rito Brasileiro

Após a fala do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, quando parabenizou aos Irmãos Iniciados e Elevados, os trabalhos foram encerrados na forma da sua ritualística e todos os presentes forma se confraternizar no ágape realizado na PIZZARIA ORÉGANO.