ENCONTRO PARAIBANO DO RITO BRASILEIRO 2018: VISITA, PLENÁRIA, PALESTRA E DESPEDIDAS – PB

Na manhã do dia 13 de outubro, domingo, o IV ENCONTRO PARAIBANO DO RITO BRASILEIRO E O I ENCONTRO PARAIBANO DAS FRATERNAS DAS LOJAS DO RITO BRASILEIRO, cumpriu a sua programação final com a VISITA AO MUSEU DO DINOSSAURO, para todos os maçons e fraternas, seguida da realização de uma plenária para as Fraternas e de uma palestra para os Maçons, bem como, de homenagens aos participantes do evento.

Nas fotos acima, no Hotel, aguardando a saída para a visita do VALE DOS DINOSSAUROS – na primeira foto, à partir da esquerda, o Em.’. Ir.’. Otacílio Batista Filho 33º, as cunhadas Maria Helena Lima de Almeida, Sarmento, Flora Rios Mendes, Iva Valente Pereira dos Santos, Adeilda Poggi Lins Oliveira e Irene Ferreira de Morais, e o Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido da Silva; na foto acima, o Pod.’. Ir.’. Marcio Moises Sperb, o Em.’. Ir.’. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º, a cunhada Maria Helena Lima de Almeida, o Ven.’. M.’. Luiz Pereira de Morais, e a cunhada Flora Rios Mendes.

Portal de Entrada para o Vale dos Dinossauros em Sousa (PB)

Fachada do Centro de Visitação, onde há um pequeno museu, centro de apoio e toiletes (foto do site)

Nas duas fotos ilustrativas, acima, o interior do museu do Vale dos Dinossauro em Sousa

Em primeiro plano o Em.’. Ir.’. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º, e o Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido da Silva

Os SSap.’. IIr.’.  Ademir Cândido da Silva e Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho

À esquerda, o Ven.’. Ir.’. Marcos Antonio Ferreira Sarmento, o Pod.’. Ir.’. Marcio Moises Sperb, a cunhada Flora Rios Mendes, e os EE.’. IIr.’. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º e Valdi  Sarmento Ferreira

Os Irmãos e cunhadas visitando o interior do museu

Inicialmente foi realizada uma visita ao VALE DOS DINOSSAUROS, uma unidade de conservação com 1.730 km2, abrangendo aproximadamente 30 localidades no alto sertão do Estado da Paraíba, criada em 27 de dezembro de 2002, e se constitui um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde há a maior incidência de pegadas de dinossauro, no mundo.Nós visitamos a localizada no Município de Sousa (PB), onde há os registros mais importantes, e de acordo com os paleontólogos esses rastros tem mais de 143 milhões de anos.

Em frente ao Museu, em primeiro plano a cunhada Maria Helena Lima de Almeida, atrás, a partir da esquerda, a cunhada Flora Rios Mendes, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, o Em.’. Ir.’. Otacílio Batista de Almeida Filho 33º, a cunhada Iva Valente Pereira dos Santos, o Ven.’. M.’. Luiz Pereira de Morais, o Ser.’. Ir.’. Cesar Roberto Daniel Dourado 33º e a cunhada Irene Ferreira de Morais

Em uma das trilhas o Em.’. Ir.’. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º, o Ven.’. M.’. Gilvan Guedes de Melo, o Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido da Silva e o Em.’. Ir.’. Valdi Ferreira Sarmento 33º

O Ven.’. M.’. Gilvan Guedes de Melo, o Em.’. Ir.’. Otacilio Batista de Almeida Filho 33º, o Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido da Silva, o Ven.’. Ir.’. Marcos Antonio Ferreira Sarmento

Atravessando a ponte do canal de captação das águas das chuvas e do Rio do Peixe para proteger as pegadas

Na trilha das pegadas, além dos Irmãos já nominados, a presença do Pod.’. Ir.’. Aderaldo Pereira de Oliveira

 

Na foto acima, sobre a ponte em uma das maiores trilhas de pegadas de dinossauro, em torno de 43 metros, em linha reta, à partir do fundo, os Irmãos Aderaldo, Ricardo, Sperb, Otacílio, Teruo, Neri, Cândido, Gilvan, Nei, Marcos Antonio, Dourado  Luiz Pereira e João Bosco de Sousa

Acima o registro da trilha com 43 metros, em linha reta, a mais longa que se conhece no mundo, feita por um dinossauro herbívoro (elas são mais arredondadas)

  Outra trilha, agora feita por um dinossauro carnívoro – ao fundo o leito seco do Rio do Peixe, que foi desviado

Detalhe da pegada de um dinossauro carnívoro

A maioria das pegadas são de  dinossauros carnívoros – detalhe de uma pegada de dinossauro carnívoro, como o Iguanodonte (acima)

Finda a visitação, todos se deslocaram para o prédio da Loja MAJOR LINDOLFO PIRES  Nº 1894, ao Or.’. de Sousa, onde no Templo Maçônico foi realizada uma palestra para Maçons, e no Salão de Eventos foi levado a termo uma reunião plenária para as fraternas onde temas e problemáticas de importância foram apresentados e discutidos.

Primeiramente o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, realizou sua palestra intitulada ACHEGAS PARA O RITO BRASILEIRO, onde foram abordados  temas relacionados com o significado de símbolos e alegorias, não usualmente estudados em Loja, no Tempo de Instrução, a exemplo da “Síntese Simbólica” do Grau 1 do Rito Brasileiro; estudo do “Estandarte do Rito Brasileiro” e, implicitamente, do Brasão do Rito; o Painel do Grau de Aprendiz, a Alegoria dos Astros Sol e Lua e, finalmente, o Retábulo do Grau.

Ainda foi esclarecido a real posição da Corda de 81 Nós em relação ao friso duplo que corre ao alto no Or.’. e no Oc.’. da Loja, sendo proposta uma simbologia para os frisos, pois o Ritual nada há sobre o significado dele.

O Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO 33º, agradeceu pelo convite, e antes de findar sua apresentação respondeu algumas questões levantadas pelos participantes.

Em seguida o Pod.’. Ir.’. ADERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, Gr.’. Sec.’. Geral para Entidades Paramaçônicas do GOB, se dirigiu ao grupo, e no ensejo fez a entrega da Comenda Confucio Educador conferido ao Grande Oriente do Brasil.

RePacificar Encontros é um evento técnico científico itinerante, de iniciativa privada, realizado pela Ninomya Corporation, sem vinculação politico-partidária ou religiosa tendo como missão reunir renomados palestrantes com experiências concretas em temas sobre a transformação do ser humano, com foco no desenvolvimento social, bem como realiza Conferencias Internacionais, reunindo especialistas  em educação e desenvolvimento social para trazer experiências e novos paradigmas que podem contribuir para ações concretas e gerar transformações positivas no campo do desenvolvimento humano e da educação.

A Comenda Confucio Educador conferida ao Grande Oriente do Brasil, representado pelo Pod.’. Ir.’.  ADERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, conforme o Ato Nº 27.504,de 2018, quando participou da Conferência Internacional do Repacificar Encontros – 2018,  realizada em João Pessoa (PB), homenagem entregue pelo neto de Mahatma Gandhi, Arun Gandhi, que trabalha todo legado de Paz e Não-Violência do seu avô.

Nesta oportunidade,  o GOB foi reconhecido como uma das maiores Potencia Maçônica do nosso Planeta e uma das maiores organizações que trabalha diuturnamente pela e para humanidade.

Receberam a Comenda, os SSap.’. IIr.’. Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB e Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, Pres.’. da Soberana Assembleia Federal Legislativa do GOB, das mãos do Poderoso Ir.’. Aderaldo Pereira de Oliveira, juntamente com o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro

Ato contínuo proferiu sua fala o Sap.’. Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, Pres.’. da Sob.’. Assebl.’. Federal Legislativa, que discorreu, entre outras coisas, sobre o Projeto do GOB-Card, acabando com a identidade física, e toda relação entre o Maçom e Loja com o GOB será totalmente virtual, não mais presencial, e o maçom será responsável pela atualização das informações pessoais junto ao GOB. No ensejo, o Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO sugeriu a TV-GOB fazer parte de um projeto de ensino básico à distância voltado para a formação maçônica do Aprendiz, inserido no conjunto de ritos. Em resposta, o Sap.’. Ir.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, Grão Mestre Geral Adjunto se manifestou, falando da necessidade de contar com estrutura adequada, mas que o Irmão chegasse mais cedo à Brasília para a Reunião do Conselho Federal do GOG, do qual é membro, no dia 28 de novembro, e seria por ele entrevistado, na TV-GOB, o que foi acordado.

Em seguida o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro junto aos EEm.’. IIr.’. OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO 33º e VALDI SARMENTO 33º, procederam algumas homenagens com a entrega de um  DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, pelos relevantes serviços prestados ao Rito Brasileiro nos  Graus Simbólicos e Filosóficos no Sertão Paraibano, conferido pelo SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, através da DELEGACIA LITÚRGICA DO RITO BRASILEIRO NA PARAIBA, aos Irmãos:

GILVAN GUEDES DE MELO, Ven.’. M.’. da A.’. R.’. B.’. L.’. S.’. MAJOR LINDOLFO PIRES Nº 1894

VALDEIR GONÇALVES DA SILVA, M.’. I.’.

MANOEL GONÇALVES DA SILVA (Nezinho), M.’. I.’.

Pod.’. Ir.’. ADERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, Gr.’. Sec.’. Geral Adjunto para Entidades Paramaçônicas

No ensejo, o Em.’. Ir.’. VALDI SARMENTO 33º, Delegado Litúrgico para o Rito Brasileiro no Estado da Paraíba, proferiu suas palavras de encerramento do magno evento, e fez algumas homenagens entregando um mimo aos Irmãos:

OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO

ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA

RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO

NEI INOCENCIO DOS SANTOS

ADERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA

GILVAN GUEDES DE MELO

MANOEL GONÇALVES DA SILVA

CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO

Findo o magno evento, os participantes se posicionaram diante da fachada da Loja, onde se confraternizaram e registraram seus últimos momentos como participantes do fraterno IV Encontro Paraibano do Rito Brasileiro (2018).

 

As cunhadas ao encerrarem suas participações no I ENCONTRO DAS FRATERNAS DAS LOJAS DO RITO BRASILEIRO, cada uma foi agraciada pela Pres.’. da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – Filhas de Thêmis, MARIA HELENA LIMA DE ALMEIDA, com uma necessaire ( na foto abaixo o detalhe dela)

 

 

Nas fotos acima os mimos distribuídos aos Maçons e Fraternas homenageadas

Infelizmente o convite acima não foi concretizado, pois a Sessão foi cancelada em decorrência do falecimento do Ir.’. JOSÉ IRAN AMARO FILHO (foto abaixo), membro da Loja, que tragicamente teve a sua vida ceifada em decorrência de acidente de trânsito, e dessa forma foram suspensas todas as atividades programadas pela Loja para comemorar seus 45 ANOS DE FUNDAÇÃO, bem como pela coordenação do ENCONTRO PARAIBANO DE MAÇONS E FRATERNAS DO RITO BRASILEIRO.

O Supremo Conclave do Brasil e a Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado da Paraíba, juntos, manifestam seu pesar pelo ocorrido e rogam ao S.’. A.’. D.’. U.’. para acolher em seu seio nosso Irmão, bem como, console e  ampare a família.

 

Na manhã do dia 15 de outubro, tiveram início as despedidas dos participantes, retornando aos seus lares, carregados de boas recordações, com novos laços fraternos realizados e antigos laços reforçados.

O SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, na pessoa do Sob.’. Gr.’ Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, agradece a Coordenação do magno evento, pela sua organização e hospitalidade, procurando se esmerar na consecução dos eventos programados e na assistência aos participantes.