GRANDE REGENTE E COMITIVA EM TANGARÁ DA SERRA – MT

Na manhã de 23 de abril de 2019, deixaram o Or.’. de Juara, com destino ao Or.’. de Tangara da Serra,  o Em.’. Grão Mestre ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS, do GOB-MT, que gentilmente se fez acompanhado dos Sereníssimos Irmãos JULIANO COELHO BRAGA 33°, Gr.’. Regente do Rito Brasileiro (no simbolismo é o Gr.’. Secretário de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro do GOB-RJ); CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33°, Pres.’. do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil (e no simbolismo exerce o cargo de Conselheiro Federal do GOB); e JOSE TERUO MIZUNO 33°, Gr.’. Secretário de Relações Interiores do Supremo Conclave do Brasil (no simbolismo é Ministro do Tribunal de Contas do GOB); e ainda do Em.’. Ir.’. ANTONIO CARLÚCIO FERREIRA FILHO 33°, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para as 1ª e 2ª Delegacias Litúrgicas do Estado do Mato Grosso; e do  Poderoso Ir.’. IVO MATIAS, Grão Mestre Estadual Adjunto honorário do GOBMT e candidato declarado oficialmente eleito para exercer o cargo de Grão Mestre Estadual do GOBMT período 2019 – 2023; e, também, do Poderoso Irmão  JOSÉ MARQUES BONS OLHOS,  Sec.’. Est.’. Adjunto para APJ.

No decorrer da viagem, conheceram o SALTO DAS NUVENS, ponto turístico da região, formado pelo Rio Sepotuba, um dos principais tributários do Rio Paraguai.

Continuando a viagem, se dirigiram ao Templo da Loja Maçônica  TREZE DE MAIO II N° 2167, onde   o Venerável Mestre JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA,   da A.’. R.’. L.’. S.’.  MARECHAL CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON N° 4176, que trabalha no sistema do Rito Brasileiro, realizou a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO DE DOIS CANDIDATOS.

Estandarte da Loja

Fachada do Complexo Maçônico da Loja 13 de Maio II Nº 2167

Ingresso das autoridades maçônicas

Após a abertura da  Loja, o Venerável Mestre concedeu ingresso das autoridades maçônicas presentes, que além das já acima nominadas, destacamos ainda: o Ven.’. M.’. Ir.’. JOÃO COELHO PINHEIRO, da Loja 13 DE MAIO II Nº 2167; o Ven.’. M.’.Ir.’. JOSÉ CLAUDIO DE FREITAS, da Loja JOAQUIM MARIANO DE MIRANDA Nº 3083,   o Pod.’. Ir.’. HERMANN VANDERLEU CAVALARI, Sec.’. Adj.’. RRel.’. IInt.’. Repres.’. Regional; e o Pod.’. Ir.’. JOSÉ L. BAHIA, Grão Mestre Honorário do GOB-MT

Em primeiro plano o Ser.’. Ir.’. Teruo Mizuno 33º e o Em.’. Ir.’. Antonio Carlúcio 33º; atrás, o Ven.’. Ir.’. Bons Olhos, o Pod.’. Ir.’. José L. Bahia, o Pod.’. Ir.’. Hermann Cavalari

Em primeiro plano os SSer.’. IIr.’. Cesar Dourado 33º, Teruo Mizuno 33º e o Em.’. Antonio Carlúcio 33º; atrás, o Pod.’. Ir.’. Ivo Matias, o Ven.’. Ir.’. Bons Olhos e o Pod.’. Ir.’. Hermann Cavalari

Na foto acima destacamos o Ir.’. João Coelho Pinheiro, Ven.’. M.’. da Loja 13 de Maio II Nº 2167; o Ven.’. M.’. da Loja Joaquim Mariano de Miranda Nº 3083,  Ir.’. José Claudio de Freitas, ao Or.’. de Barra do Bugres (MT)

O Venerável Mestre convidou para tomar assento no seu Altar o Em.’. Ir.’. Grão Mestre Estadual do GOB-MT e o Ser.’. Ir.’. Grande Regente do Rito Brasileiro (foto acima)

Prosseguindo o Venerável Mestre primeiramente realizou a Cerimônia de Ingresso do Pavilhão Nacional, e, depois, mandou preparar os candidatos ROBERTO CARLOS DA CUNHATAIRO DOMINGOS DARTORA, que após terem feito seu “Testamento Moral e Filosófico” e de subscreverem o “Compromisso de Aliança com a Sublime Ordem” adentraram ao Templo, devidamente preparados, quando foram submetidos a ritualística iniciática do Grau de Aprendiz Maçom do Rito Brasileiro, conheceram suas narrativas e a Doutrina do Grau. Prestaram uma promessa solene – A honrosa Obrigação dos Sete Pontos dos Obreiros da Arte Real, e os Irmãos presentes consentiram a admissão dos recipiendários à nobre Ordem Maçônica, prestaram o Solene Juramento, receberam a Luz, foram Consagrados, Investidos e Aclamados Aprendizes Maçons do Rito Brasileiro.

Os novos Aprendizes Roberto Carlos da Cunha e Tairo Domingos Dartora no A.’. JJur.’.

Os Aprendizes recebendo a primeira instrução

Os Irmãos Aprendizes após terem sido Aclamados

Em seguida foram revestidos com o respectivo avental pelo seu padrinho, e receberam o seu par de luvas brancas e par de luvas brancas daquela que mais direito tiver à estima e ao seu afeto deles. Receberam ainda seus Rituais e a respectiva Legislação Maçônica, e, também, tiveram a primeira instrução.

Finalmente, assinaram o Livro de Presenças e tomaram assento no topo da Col.’. que lhes foi destinada.

Ato contínuo o Venerável Mestre solicitou ao Mestre Cerimônias, auxiliado pelos Irmãos Espertos, para distribuírem flores aos Irmãos presentes e, em seguida, concedeu a palavra ao Ir.’. Orador para proferir sua saudação aos Irmãos neófitos.

Prosseguindo, o Venerável Mestre concedeu a Palavra Acerca do Ato, nas CCol.’. e no Or.’., e quando o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, procedeu a sua fala, saudando as autoridades presentes, apresentou a sua comitiva, e parabenizou a Loja pela bela ritualística.

No ensejo, homenageou a Loja, com a entrega de um Diploma  e respectiva Comenda, comemorativa dos “51 Anos da Reimplantação Vitoriosa do Rito Brasileiro”, entregue ao Venerável Mestre da Loja, Ir.’. JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA.

O Ser.’. Ir.’. Cesar R D Dourado 33º fazendo a leitura do teor do Diploma

O Em.’. Antonio Carlúcio fazendo entrega da Comenda

O Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º procedendo a entrega do Diploma

Quando da fala do Em.’. Grão Mestre, ele saudou os Sereníssimos Irmãos do Supremo Conclave do Brasil, na qualidade dos cargos exercidos no simbolismo,  bem como as demais autoridades maçônicas do GOBMT, parabenizou a Loja pela bela sessão desenvolvida, agradeceu o apoio dos Irmãos colaborando para o sucesso da sua gestão. No ensejo convidou ao Pod.’. Ir.’. JOSÉ L BAHIA, Grão Mestre Honorário do GOBMT para fazer a entrega do Diploma de Mestre Maçom ao Respeitável Irmão WELDER GUSMA JACON (fotos abaixo)

Após a fala do Venerável Mestre e do Em.’. Ir.’. Grão-Mestre do GOB-MT, a magna sessão foi encerrada na forma da sua ritualística, antes realizando a Cerimônia de Retirada do Pavilhão Nacional.

O Venerável Mestre solicitou ao M.’. de Cerimônias para que trouxesse apenas as esposas dos novos Aprendizes para a Cerimônia da Luvas, acompanhadas de suas madrinhas, para tomarem assento no centro do Templo. As madrinhas saudaram as novas cunhadas e deram as boas vindas!

Em seguida o Venerável Mestre solicitou aos novos Aprendizes para que  entregassem o par de luvas brancas àquela que eles escolheram como merecedora da estima e amor deles.

O Venerável Mestre em seguida teceu algumas explicações sobre o uso das Luvas Brancas pelas cunhadas.

Finalmente o Venerável Mestre solicitou aos neófitos para tomarem assento ao lado da sua esposa, e ordenou que desse entrada, ao interior do Templo, as cunhadas, sobrinhas/sobrinhos, e demais convidados para continuidade da cerimônia, agora com a apresentação dos novos Aprendizes e suas esposas, novas cunhadas da Loja. (fotos abaixo)

No decorrer da cerimônia, as novas cunhadas se apresentaram e foram homenageadas com o recebimento de um belo arranjo de flores, entregues pelas madrinhas. (fotos abaixo)

 

Registro das cunhadas presentes prestigiando o magno evento

Encerrado o magno evento, o Venerável Mestre convidou a todos para o Ágape comemorativo que transcorreu no Salão de Festas da Loja. (fotos abaixo)

Após o Ágape os Irmãos JULIANO, TERUO e DOURADO, foram gentilmente conduzidos pelos Irmãos LUIZ AUGUSTO PIRES CEZÁRIO JUNIOR e MASSASHI IAKURA, ao Aeroporto do Or.’. de Cuiabá, distante 250 Km do Or.’. de Tangará da Serra, onde regressaram ao Or.’. do Rio de Janeiro. Em suma vocês foram mais que 10!

Fotos da magna sessão: Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º e o Il.’. Ir.’. Massashi Iakura