O Ilustre e Sublime Capitulo 18 DE SETEMBRO Nº 02, ao Vale de São João de Meriti (RJ), presidido pelo Ir.’. CRISTIANO CARLOS HEITOR, realizou no dia 25 de setembro de 2018, a SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU 18 – CAVALEIRO ROSA-CRUZ, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, dos Ilustres Irmãos Cavaleiros da Fraternidade (Grau 17): ANDERCLAY ANTONIO SANTANA CARDOSO e LUZIMAR DE MOTTA TEIXEIRA.
À direita do Ir.’. Aterzata Cristiano Carlos Heitor, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º; á sua esquerda o Em.’. Ir.’. Cicero Paulino da Silva Nogueira 33º
Dentre os presentes destacamos o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado dos Sereníssimos Irmãos CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, HEITOR CELESTINO TRINDADE REBELO 33º e VANDER LUIS GOMES DE ARAÚJO 33º, Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil; O Ser.’. Ir.’. VANDER veio acompanhado do seu pai, o Em.’. Ir.’. DERLY GOMES DE ARAUJO 33º.
Ainda, os Eminentes Irmãos CÍCERO PAULINO DA SILVA NOGUEIRA 33º e PAULO SÉRGIO CARVALHO ATAÍDE 33º, respectivamente Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro para as 9ª e 10ª Regiões Litúrgicas do Estado do Rio de Janeiro; o Eminente Ir.’. CELIO LOPES DE ARAÚJO, Grande-Prior do Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico 18 DE SETEMBRO Nº .
Em primeiro plano os GGr.’. IInsp.’. Gerais Heraldo Teixeira Filho 33º (REAA) e Heliodoro Celestino Barros 33º (REAA); atrás, os SSer.’. IIr.’. Membros Efetivos Heitor Celestino Trindade Rebelo 33º e Vander Luis Gomes de Araujo 33º
EEm.’. IIr.’. Whoton Luis Franco 33º e Célio Lopes de Araujo 33º
Na frente o Ser.’. Ir.’. Membro Efetivo do SCB Cesar Roberto Daniel Dourado 33º
O Ir.’. Everaldo ao lado do Em.’. Ir.’. Claudio de Oliveira Souza 33º
Acima os Irmãos Dilson Padilha e Roberto Liberato
Destacamos ainda a visita dos Grandes Inspetores Gerais, Grau 33, membros do Supremo Conselho do Grau 33º do REAA da Maçonaria para a Republica Federativa do Brasil, os Irmãos ERALDO TEIXEIRA FILHO 33º, que foi presidente do Consistório Príncipe do Real Segredo (S. J. Meriti) e HELIODORO CELESTINO DE BARROS 33º, Membro Benfeitor do Supremo Conselho.
Compuseram a administração da Câmara de Grau 18:
1º Gr.’. Vig.’. – Em.’. Ir.’. JOSIAS LONGO NUNES 33º
2º Gr.’. Vig.’. – Em.’. Ir.’. EDUARDO SALES RIBEIRO SOARES 33º
Gr.’. Orador – Em.’. Ir.’. MAURICIO DE SOUZA 33º e Gr.’. Tesoureiro – Em.’. Ir.’. FERNANDO DAST DOS SANTOS 33º
Gr.’. Secretário – Em.’. Ir.’. ROGÉRIO FAUSTINO DOS SANTOS 33º
Gr.’. Chanceler – EVANDRO CLEMENTINO DA SILVA 33º
Gr.’. Gd.’. do Templo – Em.’. Ir.’. JOÃO CARLOS RODRIGUES FERREIRA 33º
E, ainda, o Gr.’. M.’. CCer.’. – Em.’. Ir.’. PAULO SÉRGIO CARVALHO ATAÍDE 33º.
Os novos Ilustres Cavaleiros Rosa-Cruzes, ao lado do Gr.’. M.’. CCer.’. Em.’. Ir.’. PAULO SÉRGIO CARVALHO ATAÍDE 33º, após terem sido Aclamados pelos Irmãos do Alto Corpo
Aberto os trabalhos na forma da sua ritualística, foi concedido pelo Presidente, o ingresso dos Cavaleiros da Fraternidade ANDERCLEY CARDOSO e LUZIMAR TEIXEIRA, ao interior da Câmara de Grau 33, quando foram inicialmente submetidos às formalidades iniciáticas do honroso Grau, depois, prestaram o Juramento, foram Consagrados, Investidos, Receberam a primeira Instrução e, finalmente foram Aclamados Cavaleiros Rosa-Cruzes, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.
Participaram ainda da Cerimônia da Ceia Mística e do Ósculo da Paz.
De cima para baixo, os Ilustres IIr.’. Andercley Antonio Santana Cardoso e Luzimar de Motta Teixeira recebendo suas credenciais (Diploma, Ritual, comenda e joia do Grau e Identidade) das mãos do Em.’. Ir.’. Cicero Paulino da Silva Nogueira 33º
Em seguida assinaram o Livro de Presenças e tomaram assento nos VVal.’..
Nas duas fotos anteriores o tradicional “fotão” congregando os presentes ao magno evento
Encerrado o magno evento o Aterzata, Presidente do Ilustre e Sublime Capítulo, convidou aos presentes para se confraternizarem no Ágape realizado no Salão de Banquetes da Oficina, preparado pelo nosso querido Em.’. Ir.’. JOSÉ AUGUSTO CUSTÓDIO 33º.
O Supremo Conclave do Brasil concita aos Irmãos à serem perseverantes e dedicados aos seus estudos e no prosseguimento da jornada iniciática e de aperfeiçoamento encimada no sumo Grau 33 do Rito Brasileiro.