GRAU 33 AO CLIMA DE ANÁPOLIS – GO

O SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL realizou no dia 14 de setembro de 2019, no Templo da A∴ R∴ L∴ S∴ JOÃO PEDRO JUNQUEIRA N° 2181, ao Clima de Anápolis – GO, a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33 DA HIERARQUIA DOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO, presidida pelo Sob∴ Ir∴ NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro.

À partir da esquerda os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo:  Rogério Ribeiro de Andrade, Divino Carlos de Arruda, Ramissés Roberto Soares e Alex Wallace Silva Costa
Foram Investidos no Sumo Grau 33 – Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo do Rito Brasileiro: ALEX WALLACE SILVA COSTA, DIVINO CARLOS DE ARRUDA, RAMISSÉS ROBERTO SOARES e ROGÉRIO RIBEIRO DE ANDRADE.
Composição do Altar do Sob∴ Ir∴ Gr∴ Primaz Nei Inocencio dos Santos 33º: Em∴ Ir∴ Antônio José de Almeida 33º, o Ser∴ Ir∴ José Teruo Mizuno 33º, o Em∴ Ir∴ Robson Gouveia Freire 33º e o Sob∴ Gr∴ Insp∴ Geral José Wallace Hozires Costa (REAA)
Presentes ao evento o Ser∴ Ir∴ JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr∴ Sec∴ RRel∴ IInt.’ do Supremo Conclave do Brasil; os EEm∴ IIr∴ ALFIM MOREIRA MIRANDA 33º, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio ANHANGUERA Nº 214, ao Clima de Goiânia (GO) e ANTONIO JOSÉ DE ALMEIDA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 1ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Estado de Goiás e o Sob∴ Gr∴ Insp∴ Geral Ir∴ JOSÉ WALLACE HOZIRES COSTA, Grau 33 do REAA (São Cristóvão) e  Membro do Conselho Federal do Grande Oriente de Brasil. O Preclaro Ir∴ ALEX WALLACE SILVA COSTA, investido nessa magna noite no Grau 33, exerce no Grande Oriente do Brasil o cargo de Gr∴ Secr∴Geral Adjunto de Interior e RRel∴ PPublic∴ e Transporte.
Os novos Eminentes IIr∴ Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade: Rogério, Divino, Ramisses e Antônio Wallace, com suas  credencias (Patente, Ritual Identidade, Comenda e Joia do Grau 33)
Nas fotos acima os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade após terem sido submetidos a Ritualística de Investidura do Grau 33, e de terem prestado o Solene Juramento e terem sido revestidos com seus paramentos do Grau 33, são cumprimentados pelos presentes
O Sob∴ Gr∴ Insp∴ Geral Ir∴ José Wallace Hozires Costa revestindo o seu filho, o agora Em∴ Ir∴ Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade do Rito Brasileiro Alex Wallace Silva Costa 33º (Fotos Acima)
Os  Irmãos Grau 33 José Wallace Hozires Costa ao lado do seu filho, Alex Wallace Silva Costa 33º e o Em∴ Ir∴ José Robson Gouveia Freire 33º
Irmãos presentes ao magno evento do Grau 33
Abaixo reproduzimos o Discurso de saudação e boas-vindas aos Eminentes Irmãos elaborado pelo Em∴ Ir∴ JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Distrito Federal:
            Hoje, 14 de setembro de 2019, é um dia de glória para a Maçonaria brasileira, em especial para a Maçonaria do Rito Brasileiro no Estado de Goiás, pois os nossos Eminentes IIr∴  Alex Wallace Silva Costa, Divino Carlos de Arruda, Ramissés Roberto Soares e Rogério Ribeiro de Andrade, após longos anos de estudos, dedicação e perseverança, foram investido no Sumo Grau 33, último grau da escalada hierárquica do nosso Glorioso Rito Brasilista, numa esplêndida cerimônia que ficará para sempre gravada em nossas memórias.
            Foi uma longa e árdua jornada, mas sempre enriquecida pela agradável convivência fraternal da qual tivemos a oportunidade de desfrutar.
              A data  encerra a  coroação de uma importante etapa do trabalho que nossos recém-elevados Irmãos já nominados, fizeram sobre si mesmos  e que começou no dia em que foram recebidos aprendizes  maçons nessa sacrossanta Instituição, acontecimento esse que mudou para melhor vossa maneira de ver o mundo, vossa concepção de vida, iluminado  que foi pela sabedoria que alimenta o espírito e o intelecto.
          Fazendo uma retrospectiva da essência dos ensinamentos que vos foram repassados pelos nossos mestres, aprendestes, nos três primeiros graus, a vencer as nossas paixões, a submeter a vossa vontade, enfim, a controlar as vossas emoções, num verdadeiro processo de conhecimento do vosso ser interior.
            Foi ainda nos graus simbólicos que fizestes as vossas primeiras incursões na “Arte Real”, a “Arte do pensamento”, sistematizando a vossa forma de pensar através de um desenvolvimento lógico, direcionado em três vértices: intuição, análise e síntese.
        Os altos graus vos conduzem ao conhecimento cósmico, à identificação com o todo, através da solidariedade e do amor e vos mostram o caminho da realização do homem em harmonia com tudo o que há no universo.
           Nesse momento, gostaríamos de agradecer a todos os irmãos, em todos os seus graus e qualidade, que contribuíram com seus esforços pessoais para a vossa formação maçônica, transmitindo-lhes os seus  valiosos conhecimentos. A todos vocês a nossa eterna gratidão.
            Por outro lado, após receberem a vossa graduação no Rito Brasileiro, deverão sondar o vosso interior e procurar responder à seguinte questão: O que podemos fazer para e pela Maçonaria?
            Se assimilarem bem o que vos foi ensinado, a resposta a essa intrincada pergunta já estava estabelecida desde a vossa iniciação no Grau de Aprendiz Maçom, quando foram induzidos a sensações e sentimentos com o intuito de despertar a vossa capacidade de realização, através da iniciação simbólica, como objetivo.
          Os desafios agora são enormes, pois a humanidade, cuja felicidade é o objetivo maior da nossa instituição, passa por um período sem precedentes na sua existência: as cidades se transformaram em gigantescos aglomerados humanos, expandindo-se sem controle. Com isso perde-se a governabilidade e a qualidade de vida, e, contrariamente, onde moram juntos milhões de seres humanos, é onde encontramos os maiores sentimentos de solidão, a maior insegurança e a mais desprezível desumanidade. A violência, a pobreza, a miséria, as desigualdades sociais atingiram níveis inacreditáveis. O desrespeito com a natureza atinge o planeta inteiro, uma vez que o verdadeiro maçom, em especial o do Rito Brasileiro, é um construtor de amanhãs.
            Como  Servidor  da Ordem, da Pátria e da Humanidade, devereis, doravante, trabalhar com tenacidade, com desprendimento, com entusiasmo, para que a maçonaria funcione como um farol  a iluminar e guiar os homens, infelizmente não todos, mas um contingente de homens capazes, que têm como missão resgatar para a humanidade os valores fundamentais e libertar o ser humano da descrença absoluta e perversa que o vem dominando.
         Portanto, meus Eminentes irmãos, há chamamentos por toda a parte, pois “a messe é grande” e os obreiros são poucos, na dicção bíblica.
            Diante da escala dos desafios que nos são apresentados, a investidura no Grau 33 do Rito Brasileiro não pode e não deve ser o limite para o maçom que realmente entende do seu ofício. Ao contrário, deve ser a vertente que o lançará para a construção do futuro da humanidade, de alcançarmos a iniciação real.
            Em outras palavras, devemos viver maçonicamente o nosso dia-a-dia com os nossos comportamentos ditados pela Igualdade, pela Liberdade e pela Fraternidade.
            Se fizermos isso, a nossa sublime Ordem sairá fortalecida na proporção em que a dignificarmos dentro dela e no mundo profano. É fundamental ressaltar que não é suficiente apenas planejar, projetar, permanecendo apenas na teoria,  precisamos, sim,  de ação transformadora que nos faça sair da retórica e dos planejamentos formais para o campo comportamental dos atos e da ação dentro dos princípios maçônicos.
             Nosso tríplice e fraternal abraço a todos os irmãos que participaram e abrilhantaram os trabalhos na tarde-noite de hoje, em especial ao  Eminente  Irmão ALEX WALACE SILVA COSTA, atual Secretário Geral de Previdência e Assistência do GOB,  que ora é investido no Sumo Grau 33 e ao Soberano Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS, 33∴ e Digníssima Comitiva por propiciar essa enorme alegria que nos empolga a todos.
             Que o S∴A∴D∴U∴ nos abençoe e nos dê forças para alcançar os nobres objetivos e elevados ideais dessa nova etapa da nossa vida maçônica que hoje se inicia.