Presidido pelo Soberano Grande Primaz do Brasil, NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, o Supremo Conclave do Brasil realizou, no dia 14 de dezembro de 2018, no Templo da ARLS ELIAS OCKE Nº 1841, ao Clima de Ilhéus – Bahia, a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO GRAU 33 de 06 (seis) Preclaros Irmãos GUARDIÕES DO CIVISMO: JOSÉ DONATO DA MOTA, JOSÉ EVERALDO ANDRADE SOUZA, ELSON FERREIRA DOS REIS, ÊNIO FELIPE DAUD LIMA (oriundos ao Clima de Ilhéus-Bahia), JORGE SEBASTIÃO MONTEIRO VEIGA e RUFINO GRIFFO RIBEIRO (oriundos ao Clima de Teixeira de Freitas-Bahia), bem como a SESSÃO MAGNA DE RECONHECIMENTO DO GRAU 33 DE RITO COIRMÃO, dos Irmãos SILVIO SOUZA REIS (Grau 33 do Rito Adonhiramita) e VELDO DA ANUNCIAÇÃO CORDEIRO (Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito), neste caso, seguindo a máxima do Rito, que afirma: O Rito Brasileiro, pela sua marca de Fraternidade e de Humanismo, recebe em suas Lojas Filosóficas os Irmãos de outros Ritos, reconhecendo-lhes os Graus que portam.ÁLVARO PALMEIRA, Gr.’. Instrutor do Rito Brasileiro, afirmava, que ao receber a consagração do Grau 33 do Rito Brasileiro, o Maçom ingressa na fase pinacular da senda iniciática: O APOSTOLADO.
Ele ainda destacava, que o Apóstolo do Rito Brasileiro – o Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade – não é simplesmente alguém que leva a mensagem da Maçonaria. É a própria Maçonaria, onde quer que se encontre”
As magnas cerimônias contaram com as seguintes colaborações: do Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º (Grande Secretário das Relações do Interior do Supremo Conclave do Brasil; dos EEm.’. IIr.’. ILSON GOMES 33º (Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro em Teixeira de Freitas – Bahia); ANTONIO CORDEIRO CAVALCANTI 33º (Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro em Ilhéus – Bahia; ERIVALDO BATISTA SANTOS 33º (Egrégio Mestre do Alto Colégio Octaviano Bastos em Ilhéus – Bahia; JOSÉ GABRIEL DE SANTANA 33º (Presidente das Lojas Filosóficas Integradas em Itabuna – Bahia) e AURELITO LORENS 33º (Venerável Mestre da Loja Maçônica Elias Ocke em Ilhéus – Bahia).
Após os Irmãos terem sido submetidos à ritualística pertinente à regularização do Grau 33 de rito coirmão no Rito Brasileiro, e dos Preclaros Irmãos terem sido investidos, o Sob.’. Ir.. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, solicitou ao Gr.’. M.’. de Cerimônias para dar ingresso ao interior do Templo ao Irmãos não Grau 33, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas e demais convidados, bem como os Irmãos Investidos e os Regularizados que vieram acompanhados de suas esposas, as fossem buscar na S.’. PP.’. PP.’. e adentrassem ao interior do Templo. Depois de todos em seus lugares, adentraram ao Templo acompanhados de suas esposas os Eminentes IIr.’.:
O Em.’. Ir.’. JORGE SEBASTIÃO ALCÂNTARA 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada KLADIJI PUPERI DE ALCANTARA (Teixeira de Freitas)
O Em.’. Ir.’. ÊNIO FELIPE DAUD LIMA 33º e sua madrinha e esposa, a cunhada MARIA CRISTINA SANTOS
O Em.’. Ir.’. ELSON FERREIRA DOS REIS 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada MARIA DE SANTANA DOS REIS
O Em.’. Ir.’. JOSÉ EVERALDO ANDRADE SOUZA 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada JUAVILMA SILVA SAMPAIO SOUZA
O Em.’. Ir.’. VELDO DA ANUNCIAÇÃO CORDEIRO 33º e sua esposa e madrinha, a cunhada IVONETE RAMOS CORDEIRO
Após os casais adentrarem no Interior do Templo, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º fez uma breve locução acerca do motivo que o leva conceder as esposas participares da Investidura de seus esposos ao sumo grau 33, permitindo que elas os revista com os paramentos do Grau. Uma homenagem àquela que autorizou seu esposo iniciar na senda maçônica, e agora que ele alcança o píncaro da sua jornada, mas não o seu fim, ele permite que ela esteja ao seu lado neste momento importante da vida dele, como também foi a sua iniciação maçônica.
Em seguida, ele fez a entrega dos paramentos e das credenciais às madrinhas e padrinhos para serem vestidos e entregues.
Os Irmãos que foram Investidos no sumo Grau 33:
O Em.’. Ir.’. JOSÉ EVERALDO ANDRADE SOUZA 33º foi revestido por sua esposa, a cunhada JUAVILMA SILVA SAMPAIO SOUZA
O Em.’. Ir.’. ELSON FERREIRA DOS REIS 33º foi revestido por sua esposa, a cunhada MARIA DE SANTANA DOS REIS
O Em.’. Ir.’. ÊNIO FELIPE DAUD LIMA 33º foi revestido por sua esposa, a cunhada MARIA CRISTINA SANTOS
O Em.’. Ir.’. JORGE SEBASTIÃO ALCÂNTARA 33º foi revestido por sua esposa, a cunhada KLADIJI PUPERI DE ALCANTARA (Tesixeira de Freitas)
Os Irmãos que tiveram seu Grau 33 investido em rito coirmão, regularizado no Rito Brasileiro:
O Em.’. Ir.’. VELDO DA ANUNCIAÇÃO CORDEIRO 33º foi revestido pela sua esposa, a cunhada IVONETE RAMOS CORDEIRO, e
O Em.’. Ir.’. SILVIO SOUZA DOS REIS foi revestido por seu padrinho, o Ir.’. LUIZ MOREIRA CASTRO
O Em.’. Ir.’. Antonio Cordeiro Cavalcanti 33 ao lado o Em.’. Ir.’. José Donato da Mota 33º; Em.’. Ir.’. (Ilheus), Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Rufino Griffo Ribeiro 33º (Teixeira de Freitas), Em.’. Ir.’. Wilson Gomes 33º e 0 Em.’. Ir.’. José Leite 33º
O Em.’. Ir.’. JOSÉ DONATO DA MOTA 33º, foi revestido por seu padrinho, o Em.’. Ir.’. ANTONIO CORDEIRO CAVALCANTE 33º, bem como, o Em.’. Ir.’. RUFINO GRIFFO 33º, foi revestido por seu padrinho, o Em.’. Ir.’. ILSON GOMES 33º
Finda a magna sessão, os presentes se dirigiram ao Salão Nobre de Festas para a confraternização de praxe e em seguida foi servido um delicioso jantar acompanhado com refrigerantes e cervejas puro malte.
O Em.’. Ir.’. LUIZ MOREIRA CASTRO 33º, autor do texto base dessa notícia, solicita que reflitamos: A Maçonaria sempre propagou por uma sociedade organizada, com base na liberdade, igualdade e fraternidade, e somente na Maçonaria podemos encontrar Maçons que possam formular planos de reorganização social, no qual a generosidade e a solidariedade e a moralidade faça retornar a dignidade.
È preciso ser mostrado o que aqui dentro defendemos e professamos: o respeito, a dignidade, a moralidade e o progresso.
Nada será fácil e o trabalho será permanente e árduo, mas, também, nada é impossível e nada é para sempre.
Ainda de acordo com o Em.’. Ir.’. LUIZ MOREIRA CASTRO 33º, os Irmãos de Ilheus, no ensejo, agradecem ao estimado Soberano Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, pela sua honrosa passagem nas terras de Gabriela, o qual com força e vigor desenvolve seu Apostolado viajando pelo Brasil afora em prol do desenvolvimento e crescimento da Maçonaria do Brasil.
Texto base de autoria do Em.’. Ir.’. Luiz Moreira Castro 33º – Gr.’. Secretário do Alto Colégio Octaviano Bastos, ao Clima de Ilhéus – Bahia