GRAU 33 AO CLIMA DE ITAJAÍ – SC

No dia 20 de novembro de 2020, a 2ª DELEGACIA LITÚRGICA DE SANTA CATARINA, realizou a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33, ao Clima de Itajaí – SC.

Templo onde funcionam os Altos GGr.’. Filosóficos de Itajai – SC

 

Abóbada do Templo dos Altos Corpos de Itajaí – SC

Precisamente, às 20:15 horas, foram iniciados os trabalhos de abertura da SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33, da Hierarquia dos Altos Graus do RITO BRASILEIRO, dos PRECLAROS IRMÃOS GUARDIÕES DO CIVISMO , ADELSON  WESTRUPP, ARISTIDES LEANDRO DA SILVA FILHO, CLÁUDIO BRASIL VARGAS CABRAL, GERALDO BARIZON FILHO, GIANCARLO SCHLÜTER, GILTON PAULO DA SILVA, LUIZ ALBERTO SACKL, NEWTON SCHARF, RICARDO DE ALMEIDA MENDES RIBEIRO  e SANDRO ALVES EDA, presidida pelo Em.’. Ir.’. ANTONIO CARLOS PRAZERES 33°, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 2ª Delegacia de Santa Catarina, conforme: ATO Nº 4743 de 19 de novembro de 2020, expedido pelo Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro, NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º .

 

Em∴ Ir∴ ANTONIO CARLOS PRAZERES 33°, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 2ª Delegacia de Santa Catarina

Mesmo com uma nova onda do CORONA VIRUS em nossa cidade, obtivemos autorização do Grande Primaz para realizarmos a nobre Sessão, cumprindo com todo o rigor o protocolo de higiene preconizados pelo Supremo Conclave do Brasil, assim, todos foram orientados quanto ao afastamento entre os Irmãos, evitando qualquer contato físico. Todo o interior do Templo foi higienizado com produto específico, além da obrigatoriedade doo uso de máscaras e luvas de látex. Cada um levou sua caneta para opor sua assinatura no livro de presença e, após a entrada dos postulantes, a porta do Templo permaneceu aberta, porém a do Átrio permanece  fechada, para segurança dos nossos trabalhos.

O Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro, NEI INOCENCIO DOS SANTOS, 33º, expediu o ATO Nº 4743, de 19 nov 2020,  que designa o Eminente Irmão Antônio Carlos Prazeres, 33º, IRB-3.805, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro na 2ª Delegacia/SC, para Organizar e Presidir a Comissão que investirá no Grau 33º (Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade), da hierarquia dos Graus do Rito Brasileiro, no dia 20 de novembro de 2020, na Vertente de Itajaí/SC, dos Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo: ADELSON WESTRPP, SANDRO EDA. RICARDO DE ALMEIDA MENDES RIBEIRO. GIANCARLO SCHULTER e ARISTIDES LEANDRO DA SILVA FILHO, todos ao Clima de Joinville (SC).

            

 

Os PPrecl.’. IIr.’. Guardiões do Civismo, (da esquerda para a direita): ADELSON WESTRPP, SANDRO EDA, RICARDO DE ALMEIDA MENDES RIBEIRO, GIANCARLO SCHULTER e ARISTIDES LEANDRO DA SILVA FILHO, (todos de Joinville – SC,), aguardando na S.’. P.’. PPerd.’.

 

A ornamentação estava rigorosamente de acordo com que preceitua o Ritual do Grau, e, no ensejo, agradecemos os EEm.’. IIr.’. ANSELMO PEREIRA 33º e IRENEO VALDIR DOS SANTOS 33º, que juntamente com o Delegado do Rito, não mediram esforços para que toda a beleza da sessão fosse mais uma vez registrada.

 

A Sarça ardente

 

Compuseram os cargos da Câmara de Grau 33, os Eminentes Irmãos:

 

Representante do Soberano Grande Primaz Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Em∴ Ir∴ ANTONIO CARLOS PRAZERES 33º – Delegado do Rito Brasileiro da 2ª Delegacia de SC.

 

Gr.’. Reg.’. Em.’. Ir.’. IRENEO VALDIR DOS SANTOS 33º

 

Gr.’. Orad.’. Em.’. Ir.’. ANSELMO PEREIRA  33º

 

Gr.’. Sec.’. Em.’. Ir.’. GIOVANE ISENSEE 33º

 

Gr.’. Tes.’. Em.’. Ir.’. JORGE LUIZ HONOTÓRIO 33º

 

Gr.’. Chanc.’. Em.’. Ir.’. FABIANIO AVANZINI JUNIOR 33º

 

Contamos também com a colaboração dos EEm.’. IIr.’. ALEXANDRE DOROW 33º – Gr.’.M.’. de CCer.’. que conduziu com autenticidade o cargo que exerceu, como também SILVIO ULIANO 33º que ocupou o cargo de Gr.’. G.’. do Templo.

O Eminente Irmão Delegado limitou, em um número menor, a presença dos Eminentes Irmãos SERVIDORES DA ORDEM DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, pois a Sessão é sempre muito prestigiada,  em decorrência de vivenciarmos um momento de pandemia, pelo qual  pede escusas e compreensão dos Irmãos.

Cada Em.’. Ir.’. recebeu um Kit, elaborado pelo Delegado, contendo suas credenciais e paramentos, que foram remetidos pelo SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, e os mesmos se revestiram. Não foram convidados os padrinhos nem as CCunh.’. e suspendemos a confraternização, para a segurança de todos.

 

Os EEm.’. IIr.’. já revestidos com seus paramentos

 

O Gr.’. Orad.’. Em.’. Ir.’. ANSELMO PEREIRA 33º, fez belo pronunciamento, exaltando os EEm.’. IIr.’. que ora passaram a ser detentores do SUMO GRAU 33º, informando-os de suas responsabilidades doravante. Exortou o belíssimo trabalho realizado pela 2ª Delegacia do Rito Brasileiro de Santa Catarina e enalteceu o apoio que o Delegado vem recebendo em todos esses anos do GRANDE PRIMAZ Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º.

O  Gr.’. Reg.’. Em.’. Ir.’. IRENEO VALDIR DOS SANTOS 33º, tece considerações sobre o Grau 33 e deseja felicidades aos EEm.’. IIr.’. ora investidos e faz belíssima citação: “Meus Eminentes Irmãos: o exercício desse sui generis sacerdócio, não religioso e não profissional, em trabalhar com destemor na propagação dos princípios da Maçonaria, impõe-nos a tarefa de participar do esforço de auto composição da pessoa. Nesse aprendizado da vida, com discrição e muita renúncia, trabalhamos para dominar os cinco venenos da mente: a ignorância, o ódio, o orgulho, o desejo incontrolado e a inveja.  Quanto mais aprendemos, mais humildes ficamos, pois já dizia Sócrates que “Só sei que nada sei”, onde ninguém é bom o suficiente que não possa aprender mais. E quanto mais aprendemos e quanto mais entendemos nosso lugar no universo dos saberes, quanto mais nos especializamos, menos conhecemos do restante, e descobrimos que o desconhecido é muito maior do que nosso pequeno mundo, nosso pequeno saber. Concluo dizendo, como sempre o faço, essa prece Irlandesa:

“Que a estrada se abra à sua frente,

Que o vento sopre levemente em suas costas,

Que o sol brilhe morno e suave em suas faces,

Que a chuva caia de mansinho em seus campos,

E, até que nos encontremos, de novo…

Que Deus lhes guarde nas palmas de Suas mãos!

 

O Em.’. Ir.’. ANTONIO CARLOS PRAZERES 33º da 2ª Delegacia do Rito Brasileiro de Santa Catarina, neste ato representando com muita honra o SOBERANDO GRANDE PRIMAZ Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º disse que lamentava, mas que compreendia a ausência do PRIMAZ que sempre prestigiou nossos eventos, mas que esse momento requer muito cuidado e que não faltarão oportunidades futuras para estar conosco. Disse que cada kit contendo os paramentos e credenciais do GRAU 33, foi elaborado com uma dose de muito carinho e muito amor, e essa é a forma que costumo tratar os meus queridos IIr.’. independente de Grau. Solicitou aos EEm.’. IIr.’. presentes e também aos que foram investidos, que hoje o nosso papel na sociedade é muitíssimo importante, mesmo agora neste momento turbulento pelo qual passamos. Juntos podemos replicar informações esclarecedoras aos familiares e amigos, no sentido de contribuir com a Saúde Pública do Brasil e do Mundo, levando informações embasadas e afastando o medo e o pânico.  Desejou sucesso e muito trabalho e esclareceu que os estudos continuam. Temos muitas responsabilidades pela frente, pois seremos o espelho daqueles IIr.’. que nos seguem, tanto nas Lojas Simbólicas como na Filosofia do RITO BRASILEIRO. Finalizando, desejo um tranquilo retorno aos seus lares e um afetuoso abraço em suas famílias.

 

Os EEm.’. IIr.’. de Joinville com o Delegado do Rito

 

 

Nas imagens, acima, detalhe dos EEm.’. IIr.’. aguardando distanciamento, no transcorrer da Sessão

 

Da esquerda para direita: EEm.’. IIr.’. GILTON PAULO DOS SANTOS 33º e LUIZ ALBERTO SACKL 33º, ambos de Blumenau – SC., investidos no GRAU 33

 

Da esquerda pra direita EEm.’. IIr.’. GILBERTO PEREIRA DA SILVA FILHO 33º – Aterzata do Capítulo LUZES DO VALE 52 e CLAUDIO BRASIL VARGAS CABRAL 33º  investido no GRAU 33

 

Em.’. Ir.’. RICARDO ALMEIDA MENDES RIBEIRO 33º

 

Em.’. Ir.’. SANDRO ALVES EDA 33º

 

Em.’. Ir.’. GIANCARLO SCHLUTER 33º

 

EEm.’. IIr.’. investidos no SUMO GRAU 33 e demais que trabalharam na Sessão.

 

Texto:  Em.’. Ir.’. ANTONIO CARLOS PRAZERES

Fotos: Autores Diversos

Editoração: Ser.’. Ir.’. CESAR R. D. DOURADO