GRAU 33 AO CLIMA DE MOGI DAS CRUZES – SP

Na tarde de sábado, dia 06 de julho de 2019, no Templo da A∴ R∴ L∴ S VALE DO TIETE Nº 2494, ao Clima de Mogi das Cruzes, o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, com apoio da 2ª DELEGACIA LITÚRGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, realizou a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO GRAU 33 DE 8 (OITO) PRECLAROS IRMÃOS GUARDIÕES DO CIVISMO, DA HIERARQUIA DOS  ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS.

Estandarte da 2ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro com sede ao Clima de Mogi das Cruzes – SP presidida pelo Em∴ Ir∴ Ariovaldo Torresson 33º

Foram investidos no Sumo Grau 33 dos Altos Graus do Rito Brasileiro, os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo: ELCIO DE SOUZA MENEZES, IVAN VITOR DE SIQUEIRA FRANCO, JOÃO FERNANDES BERBEL, JONE HENRI MOREIRA CORREA, LUIS HUMBERTO ROSA, MIGUEL GALANTE ROLLO, NEDSON MENDES REIS SOBRINHO e RODRIGO DA MOTTA FREITAS.

Os IIr.’. no Átrio aguardando o ingresso na Câmara de Grau 33

Após os procedimentos iniciais, ainda no Átrio, ingressaram no interior da Câmara de Grau 33 os Eminentes IIr.’. Grau 33 do Rito Brasileiro e de Rito coirmão. Em seguida, conduzidos pelo Gr∴ M∴ de Cerimônias, adentraram ao inerior da Câmara o Ser∴ Ir∴ CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Presidente do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil, no ato representando o Grande Primaz, e o Em.’. Ir.’. ARIOVALDO TORRESSON 33º, Delegado Liturgico do Rito Brasileiro, para a 2ª Delegacia Litúrgica do Estado de  São Paulo, no ato, exercendo as atribuições de Grande Regente, no transcorrer da Sessão.

O Ser.’. Ir.’. Cesar R. D. Dourado 33º no Altar do Primaz

Destacamos as presenças dos Irmãos Grau 33 do REAA membros do Supremo Conselho com sede em São Cristovão: NELSON BUENO DO PRADO 33º e RUBENS DE OLIVEIRA 33º (Foto acima)

A Câmara de Grau 33 foi presidida pelo Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres∴ do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil, no ato, representando o Sob∴ Gr∴ Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, que por motivos alheios a sua vontade foi impedido de comparecer ao magno evento. (Foto acima)

Os demais cargos da Câmara do Grau 33 foram exercidos pelos seguintes Eminentes Irmãos:

Gr∴ Regente – ARIOVALDO TORRESSON 33º

(Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro, para a 2ª Região do Estado de São Paulo)

Gr∴ Orador – MARCIO CESAR DE CASTRO MORAIS 33º

Gr∴ Secretário – EDVAIR BOGIANI 33º

Gr∴ Tesoureiro – OTONIEL F. SANTOS 33º

Gr∴ Chanceler – MARIO SERGIO RAMOS DE AZEVEDO 33º

Gr∴ M∴ Cerimônias – JEFERSON TORRESSON 33º

Gr∴ Hospitaleiro – EDUARDO MORIO YOSHIMOTO 33º

Gr∴ P∴ Bandeira – JOAQUIM JOSÉ ARAUJO VIEIRA 33º

Gr∴ M∴ Harmonia – MOACYR DE SOUZA MACIEL 33º

Gr∴ Gd∴ Templo – EDUARDO BELLETTATI GONZALEZ 33º

A Câmara de Grau 33 estando composta, foram abertos os  trabalhos da Magna Sessão de Investidura do Grau 33, e, em seguida, o Gr∴ M∴ de Cerimônias após ter preparado devidamente os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo aptos a colarem o sumo Grau do Rito Brasileiro, o Presidente da Sessão concedeu-lhes ingresso na Câmara de Grau 33, acompanhados do Ir∴ Gr M∴ Cerimônias.

Antes, quando da saída do Gr∴ M∴ CCer∴ para preparar os Irmãos aptos a serem investidos no Grau, foi formado o GRANDE CONSELHO,  constituído pelo Ser∴ Ir∴ CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, no ato, como  Gr∴ Primaz; e ladeado pelos Eminente Irmãos ARIOVALDO TORRESSON 33º, no ato como Gr∴ Regente, e o Em∴ Ir∴ MARCIO CESAR DE CASTRO MORAIS 33º,  Gr∴ Orador. (Foto acima)

Os Preclaros IIr.’. Guardiões do Civismo aptos ao sumo Grau 33 ingressaram na Câmara de Grau 33º conduzidos pelo Gr∴ M∴ CCer∴

Os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo que foram investidos no Grau  33, na magna sessão, no interior da Câmara de Grau 33, e o Gr∴ M∴ Cerimônias: (a partir da esquerda) Ivan Vitor de Siqueira Franco, João Fernandes Berbel, Jone Henri Moreira Correa, Nedson Mendes Reis Sobrinho, Rodrigo da Motta Freitas, Elcio de Souza Menezes,  Miguel Galante Rollo e Luis Humberto Rosa – ao lado o Gr∴ M∴ CCer∴ Jeferson Torresson 33º

  

Os IIr∴ sendo submetidos aos procedimentos ritualísticos do Grau pelo Gr.’. Conselho, e assistidos pelo Gr∴ M∴ CCer∴

Os Preclaros IIr∴ pisaram em T∴ S∴, viram o F∴ Q∴ N∴ S∴ A∴,  conheceram as narrativas e a doutrina do Grau 33, depois, prestaram o Juramento Solene, foram UUng∴ e Consagrados Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, sumo Grau das Hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, por fim receberam todas as VVirt∴ do Grau 33.

Quando da Investidura, o Ser∴ Ir∴ CESAR DOURADO 33º, suspendeu os trabalhos e solicitou ao Gr∴ M∴ Cerimônias para dar ingresso às cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados maçons, que não são Grau 33, e não maçons. (Fotos acima)

Em seguida o Ser∴ Ir∴ CESAR R. D. DOURADO 33º, solicitou para dar ingresso ao interior da Câmara de Grau 33 aos novos Servidores da Ordem da Pátria e da Humanidade ao lado das suas esposas e/ou madrinhas, na sequência abaixo registrada:

O Em∴ Ir∴ ÉLCIO DE SOUZA MENEZES 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada MARIA RITA SALLES MONDEJAR

O Em∴ Ir∴ IVAN VITOR DE SIQUEIRA FRANCO 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada MEIRE CRISTIANE SAITO

O Em∴ Ir∴ JOÃO FERNANDES BERBEL ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada MARIA CRISTINA BERBEL

O Em∴ Ir∴ JONE HENRI MOREIRA CORREA 33º, ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada FABIANA CRISTINA CUNHA CORREA

O Em∴ Ir∴ LUIS HUMBERTO ROSA 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a  cunhada DAGUIMAR FOSCHIANI

O Em∴ Ir∴ MIGUEL GALANTE ROLLO 33º ao lado da sua madrinha, a cunhada SONIA SOUSA

O Em∴ Ir∴ NEDSON MENDES REIS SOBRINHO 33º ao lado da sua esposa e madrinha, a cunhada VERA LUCIA REIS

Finalmente, o Em∴ Ir∴ RODRIGO DA MOTTA FREITAS 33º, ao lado da sua namorada e madrinha, a cunhada SARA VERAS

Os casais após o ingresso formaram um semicírculo para que o Ser∴ Ir∴ CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, pudesse lhes dirigir algumas palavras.

Ele iniciou a sua  fala explicando a ausência do Sob∴ Ir∴ NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, em decorrência de problemas de origem familiar, grave, que o impediram de, alheio a sua  vontade, comparecer ao Clima de Mogi das Cruzes para presidir a magna sessão.

O Ser∴Ir∴ CESAR DOURADO 33º, prosseguindo a sua explanação, disse sentir-se honrado em poder substituir o Primaz em tão expressiva ocasião, e, no ensejo, esclareceu a todos o motivo pelo qual o Sob∴ Gr∴ Primaz tomou a decisão de, no decorrer da sessão, autorizar que as esposas dos IIr∴ Investidos no Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro adentrem à Câmara do Grau para, como madrinhas, revestirem seus respectivos afilhados, com seus paramentos e fazer também a entrega das suas credenciais.

Ele explicou que é uma homenagem ás cunhadas, primeiramente por terem autorizado seus esposos à ingressarem na Ordem, e, ainda,  após terem participado da Iniciação deles, possam, agora, estar ao lado de seus esposos ao acessarem o Sumo Grau do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, o Grau 33 –  Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade, renovando e estreitando os laços de respeito e admiração do Rito Brasileiro pelo papel desempenhado pela mulher ao lado do seu esposo, do seu companheiro, tanto na vida profana como na maçônica.

Ato continuo solicitou que os paramentos fossem entregues às madrinhas  para que revestissem seus afilhados:

O Em∴ Ir∴ Jone Henri Moreira Correa 33º foi revestido pela sua esposa e madrinha, a cunhada Fabiana Correa

O Em∴ Ir∴ Ivan Vitor de Siqueira Franco foi revestido pela esposa e madrinha, a cunhada Meire Sato

O Em∴ Ir∴ Luis Humberto Rosa 33º foi revestido pela esposa e madrinha, a cunhada Daguimar Foschiani

O Em∴ Ir∴ Miguel Galante Rollo 33º foi revestido pela sua madrinha, a cunhada Sonia Sousa

O Em∴ Ir∴ Nedson Mendes Reis Sobrinho 33º foi revestido pela cunhada Vera Lucia

O Em∴ Ir∴ Elcio Menezes 33º revestido pela sua madrinha a cunhada Maria Rita

O Em∴ Ir∴ João Berbel 33º revestido por sua madrinha, a cunhada  Maria Cristina Berbel

O  Em∴ Ir∴ Rodrigo Freitas 33º revestido pela cunhada  Sara, sua namorada Sara Veras

Em seguida eles receberam a Joia e a Comenda do Grau 33:

Em seguida ele  receberam das mãos das suas madrinhas a Patente e o Ritual do Grau 33º:

Os Eminentes IIr∴ Grau 33 do Rito Brasileiro com seus paramentos e demais credenciais do Grau

Os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, junto às suas esposas e/ou madrinhas

A partir da esquerda os EEm∴ IIr∴ Marcio Cesar 33º, Joaquim Araujo 33º,  o Ser∴ Ir∴ Eduardo Gonzalez 33º

O Ir∴ Grau 33 do REAA Rubens de Oliveira e o Ser∴ Ir∴ Cesar Dourado 33º

Sentado, o Em∴ Ir∴ Ariovaldo Torresson 33º, atrás, de pé, os EEm∴ IIr∴ Mário de Azevedo  33º, Joaquim Araujo 33º e Otaniel Santos 33º

Os EEm∴ IIr∴ Joaquim Araujo 33º, Euardo Gonzalez 33º e Otaniel Santos 33º

Os EEm∴ IIr∴ Rodrigo Freitas 33º e Joaquim Araujo 33º

Encerrada a Cerimônia de Investidura dos novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, as cunhadas foram solicitadas para se deslocarem para o Salão de Banquetes e aguardarem o encerramento da Sessão. (Fotos acima)

O Em.’. Ir.’. Aryovaldo Torresson 33º e a sua esposa a cunhada Lucimeyre Gonçalves

Os EEm∴ IIr∴ Grau 33, retornando a ritualística, aguardando no Santuário

Retornando aos trabalhos ritualísticos da Câmara de Grau 33, o Ser∴ Ir∴ CESAR ROBERTO D. DOURADO 33º solicitou ao Em∴ Ir∴ Gr∴ Orador para proferir as suas Palavras sobre o Ato realizado, o qual as iniciou parabenizando aos EEm∴ IIr∴ Investidos no Grau 33, que acompanhou a jornada da maioria deles nos Altos Graus, mas pediu COMPROMETIMENTO, pois a maioria ao chegar ao Sumo Grau, considera como encerrada a sua participação, justamente não contribuindo com a sua experiência e maturidade na promoção dos Altos Graus nos diversos Altos Corpos. Esclareceu que para a realização da presente sessão houve dedicação e muito trabalho para ela se concretizar, graças ao comprometimento de poucos.

Encerrada a fala do Em∴ Ir∴ Gr∴ Orador, o Presidente da Sessão solicitou ao M∴ de Cerimônias para conduzir os novos Servidores da Ordem, da Pátria e  da Humanidade ao Em∴ Ir∴ Gr∴ Chanceler, para assinarem o Livro de Presenças e tomarem assento na parte inferior do Sant∴:

Ato contínuo o Ser∴ Ir∴ CESAR DOURADO 33º concedeu a Palavra acerca do Ato realização no Santuário, quando diversos Eminentes Irmãos se manifestaram acerca da sessão, externaram a sua emoção, a alegria pelo seu transcurso, e mais uma vez, solicitando aos novos Servidores da Pátria e da Humanidade para se dedicarem a prosperidade dos Altos Graus do Rito Brasileiro  com a participação ativa deles.

O Ser∴ Ir∴ CESAR R. D. DOURADO 33º, quando da sua fala, destacou que a importância dos Altos Graus do Rito Brasileiro está na preparação de cada um em estudar, formar uma massa crítica de conhecimento, para que realmente seja um Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, dessa forma, ser respeitado e aceito como um Irmão Grau 33. O conhecimento é dinâmico, e temos que estar atento às transformações, inclusive estar alinhado com o Irmão Alvaro Palmeira, que dizia que o Maçom  deve trabalhar no seu século, comas ferramentas atuais, a exemplo de hoje termos o Zap, o Face, aplicativos e tantas outras ferramentas de comunicação social.

Registro dos Irmãos Grau 33 presentes ao magno evento de investidura de mais 8 novos Servidores da Ordem da Pátria e da Humanidade

Finalmente o Ser∴ Ir∴ CESAR DOURADO 33º, encerrou ritualisticamente os trabalhos da Câmara de Grau 33 e todos os participantes foram se deliciar e confraternizar no Salão de Banquetes  da Loja, saboreando um apetitoso jantar preparado com esmero para todos.

Chegamos a Mogia das Cruzes às 14:30 horas para a realização da sessão e retornamos ás 22:30 horas para o Rio de Janeiro. Só para ilustrar o frio que sentimos na Rodoviária, graças ao Ir∴ Torresson reproduzo a temperatura local em torno das 23:oo horas. Estava agasalhado mas esqueci de proteger a minha bela calvície. Haja frio!!!

FOTOS:

Ir.’. J. J. ARAUJO VIEIRA 33º

Ir.’. ARIOVALDO TORRESSON 33º