GRAU 4 AO VALE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

No dia 12 de abril de 2022, terça-feira, o Ilustre e Sublime Capítulo LUIS SOARES DE LIMA Nº 99, ao Vale de Vitória de Vitória de Santo Antão/PE, realizou a SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU 4 – MESTRE DA DISCRIÇÃO, da Hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, do Mestre Maçom Ir.’. FELIPE AUGUSTO BEZERRA, presidida pelo Ilustre Irmão Aterzata ADEMIR DE SÁ LEITÃO JUNIOR.

 

 

 

 

Compondo o  Altar do Presidente do Alto Corpo, o Em.’. Ir.’. EDUARDO FLÁVIO DE MENEZES 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Estado de Pernambuco.

 

O Ilustre Ir.’. Aterzata fazendo a entrega do Diploma do Alto Grau colado nessa magna noite

 

Compareceram prestigiando o magno evento, o Ir.’. Cavaleiro Rosa-Cruz DOMINGOS, dos Altos Graus do REAA, bem como os membros da Oficina, que pertencem às Lojas Simbólicas LEÕES DO NORTE Nº 4684, FORTE CASTELO DO MAR Nº 44399, VIGÁRIO BARTOLOMEU FAGUNDES Nº 22711 e JOSÉ FIRMO XAVIER Nº 2048.

 

Em.’. Ir.’. Eduardo Menezes 33º e o Il.’. Mestre da Discrição Felipe Augusto Bezerra

 

Quando da Palavra acerca do Ato, o Em.’. Ir.’. EDUARDO MENEZES 33º, se pronunciou, primeiramente parabenizando o Ilustre Ir.’. Aterzata pela brilhante condução da sessão e, no ensejo, saudou o Ilustre Irmão recém-iniciado, externando a sua alegria em presenciar o progresso do Ilustre e Sublime Capítulo LUIS SOARES DE LIMA Nº 99. Ele ainda discorreu sobre a história do Maçom pernambucano, o comerciante JOSÉ FIRMO XAVIER, ao criar o Especial Rito Brasileiro Para as Casas do Circulo do Grande Oriente de Pernambuco, em 1878, publicando a sua Constituição e uma Caderneta com o nome de 838 associados, ambos documentos, hoje, albergados na Biblioteca Nacional, na Cidade do Rio de Janeiro, bem como publicados em livros, a exemplo de autores como os Irmãos GENULPHO HÉRCULES PINTO (“A Maçonaria e o Rito Brasileiro”) e MÁRIO NAME (“Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos”).

 

Prosseguiu a sua fala, apresentando um fraterno abraço, em nome Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, bem como, do Ser.’. Gr.’. Regente, o Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º e finalizou a sua fala, discorrendo sobre aspectos doutrinários do Grau 4.

O Il.’. Ir.’. Aterzata, ao se manifestar, instruiu o Ilustre Ir.’. recém-iniciado acerca da doutrina e liturgia do Grau em tela e finalizou o seu pronunciamento, agradecendo a presença do Em.’. Ir.’. Delegado Litúrgico do Supremo Conclave do Brasil, bem como dos Irmãos de Ritos coirmãos, e às 22:00h encerrou os trabalhos do Alto Corpo e convidou aos participantes da sessão para participarem de um singelo lanche, que foi servido no Salão de Festas da Loja.

 

Todo o evento obedeceu aos protocolos de segurança sanitária, preconizados pelos órgãos de saúde.