GRAU 4 AO VALE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

No dia 09 de novembro de 2021, terça-feira, o Ilustre e Sublime Capítulo LUIZ SOARES DE LIMA Nº 99, ao Vale de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco, realizou mais uma SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU 4 – MESTRE DA DISCRIÇÃO, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, presidida pelo Ilustr Irmão Aterzata ADEMIR DE SÁ LEITÃO JÚNIOR, tendo ao seu lado o Eminente Irmão EDUARDO FLÁVIO DE MENEZES 33º,  Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no estado de Pernambuco.
O Ilustre Ir.’. Haroldo Robson da Silva, iniciado no Grau 4 recebendo suas credenciais (Diploma, Ritual, Comenda e joia do Grau e IRB) das mãos do Em.’. Ir.’. Eduardo Flávio de Menezes 33º, Delegado Litúrgico da DLRB/PE (esquerda) e do Iluustre Ir.’. Aterzata Ademir de Sá Leitão Júnior
Foi Iniciado na magna noite o Respeitável Irmão Mestre Maçom HAROLDO ROBSON DA SILVA .
Dentre os presentes que prestigiaram o magno evento, destacamos o Irmão CARLOS ALBERTO BERRIEL, Grau 9 do Rito Moderno, bem como os Irmãos dos Altos Graus, que no simbolismo são membros das Lojas Maçônicas: JOSÉ FIRMO XAVIER Nº 2048, FORTE CASTELO DO MAR Nº 4439, VIGÁRIO BARTOLOMEU FAGUNDES Nº 2711, ACÁCIA PESQUEIRENSE Nº 4681 e LEÕES DO NORDESTE Nº 4684.
Quando da Palavra Acerca do Ato, o Em.’. Ir.’. Delegado Litúrgico após cumprimentar o Ir.’. Aterzata pela brilhante condução dos trabalhos , felicitou o valoroso Irmão recém iniciado, externando a sua alegria em ver o Sublime Capítulo LUIZ SOARES DE LIMA Nº 99, progredir  e anda discorreu brevemente sobre a História do Rito Brasileiro, quando inicialmente surge em Pernambuco, em 1878, em Recife, uma Constituição da Maçonaria do Especial Rito Brasileiro para as Casas do Círculo do Grande Oriente de Pernambuco e uma Caderneta contendo o nome de 839 obreiros,  cuja presidência seria do comerciante JOSÉ FIRMO XAVIER; depois, em 21 de dezembro de 1914, quando da reunião do Conselho Geral da Ordem, presidida pelo soberano Irmão Grão Mestre Geral LAURO NINA SODRÉ E SILVA,  foi feita uma proposta que originou o decreto de nº 500, de 23 de dezembro   de 1914,  com a adoção do Rito Brasileiro no Grande Oriente do Brasil, mas, que sòmente em 17 de outubro de 1916 o rito foi reconhecido e consagrado pela Assembleia Geral do GOB , e ainda em julho de 1917 teve a sua Constituição e demais legislação, além de seus Rituais incorporados ao patrimônio legal do GOB. Prosseguiu apresentando o seu fraterno abraço em nome do Grande Primaz do Rito Brasileiro, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS  SANTOS 33º, e ainda fez uma importante síntese acerca da doutrina do Grau 4, e traçou para o novo Mestre da Discrição a distinção entre uma Potência Simbólica e uma Potência Filosófica.
O Ilustre Irmão Aterzata ADEMIR DE SÁ LEITÃO quando do seu pronunciamento fez alguns comentários sobre a doutrina e liturgia do grau ao Ilustre Irmão recém iniciado, agradeceu a honrosa presença dos Irmãos do Quadro pelo empenho e dedicação, agradeceu ainda a presença do Em.’. Ir.’. EDUARDO FLÁVIO DE MENEZES 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro do Estado de Pernambuco  e encerrou os trabalhos, de acordo com a ritualística, ás 22:30 horas , e convidou à todos para se confraternizarem durante a realização de um singelo lanche,  o que deixou os Irmãos bastante contentes e alegres.
Texto base  e fotos: Em.’. Ir.’. Eduardo Flavio de Menezes 33º
Edição: Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º