No dia 19 de novembro de 2019, no Templo Maçônico da Fraternidade Arte Real – FAR, foi realizada a SESSÃO MAGNA PUBLICA COMEMORATIVA DO 39º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA AUG.’., RESP.’. E BENEMÉRITA DA ORDEM LOJA SIMBÓLICA UNIÃO BRASILEIRA Nº 2085 e do 24ºANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO NÚCLEO APEJOTISTA ALFA CRUZEIRO DO SUL , dirigida pelo Ven.’. M.’. MÁRCIO MAIENBERGER COELHO.
Auxiliaram o Ven.’. M.’. na condução dos trabalhos, os Ilustres Irmãos:
1° Vig.’. – LUCIANO SOARES DE OLIVEIRA JUNIOR
2° Vig.’. – JOSÉ CARLOS TORO
Orad.’. – MARCOS FANTAZZINI LIMA
Secr.’. – HAROLDO JOSÉ MEDEIROS DA SILVEIRA
Tes.’. – EDSON BIBIANO DE LIMA
Chanc.’. – NIVALDO GOMES REBELO
Hosp.’. – ÁLVARO LUIS SILVEIRA
M.’. CCer.’. – VALMOR RAMOS
Cobr.’. Int.’. – JÚLIO SEPULVEDA GARRETON
Na S.’. PP.’. PP.’. , Maçons e não Maçons, sobrinhos, sobrinhas, cunhadas e convidados em geral se confraternizavam aguardando o início da sessão.
À partir da esquerda o Pod.’. Ir.’. João Roberto Wiese, o sobrinho Apejotista Vinicius Eyng, o Sob.’. Ir.’. Múcio Bonifácio Guimarães e o sobrinho Apejotista Vitor Eyng, ambos sobrinhos netos do Grão Mestre Honorário do GOB-SC Ir.’. Adalberto Aluizio Eyng
Na foto acima os sobrinhos Vinicius e Vitor Eyng, com o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33 e com o Pod.’. Ir.’. João Roberto Wiese
Acima os Irmãos Carlos Guilherme Rocha dos Santos e o Ir.’. Cesar Roberto Daniel Dourado
À partir da esquerda o Pod.’. Ir.’. Nilson Manoel de Sousa, o Sob.’. Ir.’. Mucio Bonifácio Guimarães e o Pod.’. Ir.’. Wagner Sandoval Barbosa
O Ser.’. Ir.’. Israel de Jesus Lisboa 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, o Sob.’. Ir.’. Múcio Bonifácio Guimarães e os PPod.’. IIr.’. Nilson Manoel de Sousa e Cesar Roberto D. Dourado
Visão Geral do Oc.’. com todos em seus lugares
Autoridades com assento no Or.’.
Dentre as Autoridades Maçônicas presente ao magno evento, destacamos: o Sob.’. Ir.’. MUCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil; o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro; o Ser.’. Ir.’. ISRAEL DE JESUS LISBOA 33º, Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil; o Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUSA, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina; o Pod.’. Ir.’. MAURO JOSÉ DOS SANTOS, Deputado Federal da SAFL; o Pod.’. Ir.’. VAGNER SANDOVAL BARBOSA, Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina; o Em.’. Ir.’. GUILHERME RODRIGUES LISBOA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro da 1ª Região do Estado de Santa Catarina; Pod.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO, Conselheiro Federal do Grande Oriente do Brasil; o Pod.’. Ir.’. FÁBIO GOMES BRAGA, Secret. Geral Adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil; o Pod.’. Ir.’. JOÃO ROBERTO WIESE, Coordenador da 1ª Circunscrição do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina; e o Pod.’. Ir.’. GIANI LEE GEREMIAS, Secret. Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOB-SC, além de Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e tantos outros que infelizmente não foram nominados, mas não esquecidos.
INÍCIO DOS TRABALHOS
Primeiramente foram convidados a tomar assento no Templo, os Irmãos da Administração da Loja, culminando com o ingresso das cunhadas, sobrinhos e sobrinhas e demais convidados não Maçons.
Presentes, 18 (Dezoito) Apejotistas do NÚCLEO APEJOTISTA ALFA CRUZEIRO DO SUL Nº 25 – NACS 25, nesta data comemorando o 24º Aniversário de Fundação, atualmente presidido pelo Dileto Ductor sobrinho JOÃO PEDRO SCHMIDT CORDEIRO.
Estandarte da Loja União Brasileira nº 2085 ao Or.’. de Florianópolis – SC
Nas fotos acima o ingresso do Sob.’. Ir.’. Mucio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral do GOB, acompanhado do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, antecedidos pelo Pod.’. Ir.’. Nilson Manoel de Sousa, Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC, que recebeu das mãos do Venerável Mestre o Malhete para presidir os trabalhos e, em seguida, este o entregou ao Grão-Mestre Geral do GOB que, no Altar do Venerável, devolveu ao Venerável Mestre para que pudesse dirigir os trabalhos da magna noite festiva.
Após o ingresso dos IIr.’. do Quadro da Loja, dos IIr.’. Visitantes, das cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, dos Visitantes não Maçons e das autoridades maçônicas, num total de 138 pessoas prestigiando a magna cerimônia, o M.’. de Cerimônias conduziu para adentrar ao Templo, o Sob.’. Ir.’. MUCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil; o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro; e do Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUSA, Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC.
O Altar do Ven.’. Mestre Márcio Maienberger Coelho foi ornado com as seguintes autoridades maçônicas: o Sob.’. Ir.’. Múcio Bonifácio Guimarães, o Pod.’. Ir.’. Nilson Manoel de Sousa e o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º
INGRESSO DO PAVILHÃO NACIONAL E CANTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
Registro do ingresso ao interior do Templo das Bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina, do GOB, do GOB-SC e da APJ, conduzidas pelos sobrinhos Apejotistas que as depositaram em seus respectivos pedestais.
Todos de pé aguardando o ingresso das Bandeiras e. emseguida, o canto uníssono do Hino Nacional Brasileiro
Os sobrinhos Apejotistas que portavam as Bandeiras após colocá-las em seus devidos pedestais
À partir da esquerda os Pavilhões do GOB, GOB-SC e da APJ
Os pavilhões do Estado de Santa Catarina e do Brasil
Em seguida foi dado ingresso do Pavilhão Nacional Brasileiro, escoltado pelos Pavilhões do Estado de Santa Catarina, do GOB, do GOB-SC e da APJ. Nesse momento foi cantado em uníssono pelos presentes o Hino Nacional Brasileiro.
ORDEM DO DIA
Quando da Ordem do Dia, o Ilustre Ir.’. Secretário anunciou que a presente sessão tratava das Comemorações do Dia da Bandeira Nacional, do 39º Aniversário da Loja Maçônica UNIÃO BRASILEIRA Nº 2085 – LUB, e do 24º Aniversário do Núcleo Apejotista Alfa Cruzeiro do Sul.
I – Leitura de Peça de Arquitetura sobre a História da Loja
Abrindo a programação, primeiramente o Ilustre Ir.’. Orador apresentou uma Peça de Arquitetura acerca da Criação da Loja e o seu desenvolvimento.
Ao final da sua apresentação, o Venerável Mestre fez a entrega ao Ilustre Ir.’. Bibliotecário de um exemplar da brochura MOMENTOS HISTÓRICOS 2015 – XXXX, de autoria dos IIr.’. AUDRÉLINO DA COSTA e RUBEN DA COSTA, para ser arquivado na Biblioteca da Loja, possibilitando a leitura/consulta dos Irmãos desejosos de conhecer a história da Loja. (Fotos acima)
II – Apresentação dos Apejotistas do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul Nº25
Prosseguindo, o NÚCLEO APEJOTISTA ALFA CRUZEIRO DO SUL Nº 25, fez uma apresentação e no seu transcurso ofertou uma estrela brilhante à inúmeros Irmãos, constituindo-se num momento de muita emoção.
III – Homenagem do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul à Loja União Brasileira Nº 2085
Finda a apresentação dos Apejotistas, o Dileto Ductor sobrinho JOÃO PEDRO SCHMIDT CORDEIRO acompanhado do sobrinho Apejotista VITOR EYNG, fizeram a entrega de um CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO EM COMEMORAÇÃO DOS SEUS 24 ANOS DE FUNDAÇÃO, as seguintes Autoridades Maçônicas:
Primeiramente, ao Ven.’. Mestre, o Ir.’. MARCIO MAIENBERGER COELHO, agradecendo pela presença e apoio da Loja Maçônica UNIÃO BRASILEIRA Nº 2085 despejado nesta instituição (Nucleo Apejotista Alfa Cruzeiro do Sul Nº 25).
Em seguida, ao Em.’. Ir.’. ALTAIR SALÉSIO RODRIGUES, Grão Mestre do GOB-SC, agradecendo a presença e todo apoio do Grande Oriente do Brasil no Estado de Santa Catarina despejado para esta instituição (Nucleo Apejotista Alfa Cruzeiro do Sul nº 25), que foi recebido pelo Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUSA, Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC, no Ato representando o Grão-Mestre Estadual.
E por fim, ao Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCO GUIMARÃES, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, agradecendo a presença e todo apoio do Grande Oriente do Brasil despejado para esta instituição (Nucleo Apejotista Alfa Cruzeiro do Sul nº 25).
Registro dos homenageados, com a presença do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º e dos sobrinhos Apejotistas Vitor e João Pedro
IV – Homenagem do Supremo Conclave do Brasil a Loja União Brasileira pelo 39º Aniversário
Quando da sua fala o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º parabenizou o trabalho realizado pela Loja e pelo seu 39º Ano de Fundação.
O Ven.’. M.’. MÁRCIO MEINBERGER COELHO, junto aos SSob.’. IIr.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, do Em.’. Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUSA e do Em.’. Ir.’. GUILHERME RODRIGUES LISBOA, ouvindo a leitura do conteúdo do Diploma pelo Ser.’. Ir.’. ISRAEL DE JESUS LISBOA.
Finda a leitura ele concluiu a homenagem passando às mãos do Ven.’. Mestre, Ir.’. MÁRCIO MAIENBERGER COELHO, um Diploma conferido a Loja Maçônica UNIÃO BRASILEIRA Nº 2085, pelo transcurso do seu 39 º Aniversário de Fundação, destacando o seu laborioso e dedicado trabalho em prol de seus Obreiros e da Humanidade, levantando Templos a virtude e cavando masmorras aos vícios, conciliando com Tradição e Evolução o Progresso de nossa Ordem.
V – Homenagem do GOB-SC: Medalha do Mérito da Maçonaria Catarinense (10 anos)
Ato contínuo falou o Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUSA, Grão Mestre Adjunto do GOB-SC, inicialmente explicando a impossibilidade do Grão-Mestre estadual de estar presente às comemorações da Loja, mas era portador do seu T.’. F.’. A. e em homenagem a Loja, procedeu a entrega do TÍTULO DE MÉRITO DA MAÇONARIA CATARINENSE, e respectiva Medalha aos Maçons:
Ir.’. RUI GABRIEL KAZAPI
IIr.’. FABIO GOMES BRAGA e ADRIANO TAVARES DA SILVA
Ir.’. WALTER RIBAS
VI – Homenagem do GOB-SC: Medalha de Benemérito da Maçonaria Catarinense (20 anos)
O Em.’. Ir.’. GUILHERME RODRIGUES LISBOA 33º, recebeu seu Diploma de Benemérito e Medalha das mãos do seu pai, o Ser.’. Ir.’. ISRAEL DE JESUS LISBOA 33º, e o Ir.’. POMPILHO FERRAZ FERREIRA recebeu o Diploma de Benemérito e respectiva Medalha das mãos do Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUZA.
VII – Entrega do Diploma e Medalha de Mestre Instalado
O Ven.’. Mestre Ir.’. MÁRCIO MAIENBERGER COELHO recebeu o seu DIPLOMA E MEDALHA DE MESTRE INSTALADO das mãos do Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUSA, Grão Mestre Adjunto do GOB-SC. (Fotos acima)
VIII – Homenagem da Loja Maçônica UNIÃO BRASILEIRA Nº 2085 ao Grão-Mestre do GOB
O Ven.’. M.’. MÁRCIO MAIENBERGER homenageou o Soberano Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão Mestre Geral do GOB, fazendo-lhe a entrega de uma Placa Comemorativa pelo 39º Aniversário da Loja UNIÃO BRASILEIRA Nº 2085 e o 24º Aniversário de Fundação do Núcleo Apejotista Alfa Cruzeiro do Sul, com os seguintes dizeres:
Soberano Múcio Bonifácio Guimarães
Receba o nosso reconhecimento e agradecimento pelo seu comparecimento, nos 39 anos da Loja UNIÃO BRASILEIRA – LUB e nos 24 Anos do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul – NACS.
A sua presença muito nos honra, dando especial brilho aos trabalhos da SESSÃO MAGNA PÚBLICA comemorativa a data natalícia da LUB e da NACS.
A cunhada Andréa quando da sua fala
Continuando a pauta da sessão falaram a cunhada ANDRÉA, Pres.’. da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – LUB e a cunhada KÁTIA REGINA, Pres.’. Estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul – GOB-SC, que trouxeram sua saudação a LUB e também ao Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul, parabenizando-os pela data natalícia, e exaltaram o trabalho das fraternas, importantes em consolidar as CCol.’. da Loja.
Falaram ainda o Ven.’. Mestre MÁRCIO MAIENBERGER COELHO, que em síntese conclamou que se mantenha acesa a chama da Luz da harmonia e da fraternidade e agradeceu à todos que se empenharam para o sucesso da sessão.
O Irmão Orador fez as devidas considerações finais e, encerrando as falas, o Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES iniciou a sua fala dizendo estar muito feliz por estar presente as comemorações em decorrência de diversos motivos, a exemplo da fraterna acolhida ao Ir.’. EURÍPEDES BARBOSA NUNES, quando candidato, e por ter obtido maioria maciça de votação nas urnas da Loja, quando da sua eleição. No decorrer da sua fala ele afirmou que “se não trabalharmos bem o presente, comprometemos o futuro! E o GOB-SC tem um trabalho bem desenvolvido, cresceu acima da média nacional”. Enfatizou, ainda, que “devemos fazer parcerias com as Fraternidades Femininas, objetivando a participação da família estruturada e o papel das cunhadas é fundamental para o crescimento da entidade”.
Disse ainda “se Pátria e família amplificada temos que trabalhar para edificação das famílias. Ainda expressou a necessidade de serem criados dezenas de Núcleos Apejotistas em todo País e Santa Catarina é o melhor estado no trabalho com Apejotistas e parabenizou ao Ir.’. GIANI LEE GEREMIAS pelo trabalho desenvolvido, como Secret.’. Est.’. de Entidades Paramaçônicas.
Ao final da fala do Sob.’. Ir.’. Grão-Mestre Geral, o Pod.’. Ir.’. FÁBIO BRAGA, Secret.’. Geral Adjunto de Entidades Paramaçônicas do GOB e o Pod.’. Ir.’. GIANI LEE GEREMIAS, Secret.’. Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOB-SC, fizeram a entrega ao Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, de um PIN do Nucleo Alfa Cruzeiro do Sul. (Fotos acima)
Encerrada as falas, o Venerável Mestre solicitou ao Mestre de Cerimônias para preparar para a realização da Saudação do Pavilhão Nacional. Primeiramente a Guarda de Honra formada pelos Apejotistas retirou de seus pedestais as Bandeiras do Estado de Santa Catarina, do GOB, GOB-SC e da Apejota, e o Porta Bandeira se posicionou para a realização da saudação ao Pavilhão Nacional Brasileiro.
A Saudação ao Pavilhão Nacional foi feita pela sobrinha Apejotista MILENA MICHALOFF COMARELLA
Feita a Saudação e após o canto do Hino a Bandeira, deu saída do Pavilhão Nacional Brasileiro escoltado pelos demais Pavilhões, conduzidos formalmente para fora do Templo.
Finalmente encerrada a Sessão, o Venerável Mestre deu saída as autoridades maçônicas seguida dos demais presentes.
No Átrio o Sob.’. Grão-Mestre Geral do GOB, Ir.’. Múcio Bonifácio Guimarães, recebe os cumprimentos dos Irmãos
Ainda, no Átrio, o GMG Ir.’. Múcio Bonifácio Guimarães se confraterniza com os sobrinhos e sobrinhas do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul
O ÁGAPE
O Ágape foi muito concorrido e a temática do buffet foi Comida Árabe, muito bem servida e saborosa. A LUB se superou na comemoração das datas natalícias.
Comida Árabe foi o foco do Cardápio – saudável e saborosa!
A decoração esmerada da LUB 39 ANOS
Cantando Parabens!
O sobrinho Dileto Ductor João Pedro, do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul, cortando o bolo
Encerro esta artigo com uma imagem que por sí só já diz tudo, e que nos deve fazer refletir da sua singela importância, o significado mais profundo dessa mensagem em sua vida e na do próximo, e sintetiza aquilo que todo Maçom deve ser.
Escrevo neste dia histórico da conquista pelo Flamengo do seu 2º Título de Câmpeão da Libertadores, neste dia 23 de novembro de 2019, da E.’. F.’. (Era Flamenguista) e alertando os incautos: SIGA O LIDER!