SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DO 7º ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO DA A.’. R.’. L.’. S.’. UNIÃO PALHOCENSE Nº 4236 – SC

A AUG.’. RESP.’. LOJA SIMB.’. UNIÃO PALHOCENSE Nº 4236, ao Or.’. de Palhoça – SC, presidida pelo Ven.’. M.’. Ir.’. EDUARDO WIERTHORN, realizou na noite de 28 de março de 2019, a SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DO 7º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, ocorrido em 29 de março de 2012.

Com fins de participar do magno evento, desembarcaram ao Or.’. de Florianópolis – SC, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado dos SSer.’. IIr.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. Gr.’. Cons.’. de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e JOSÉ TERUO MIZUNO 33, Gr.’. Secr.’. RRel.’. Interiores, que foram recepcionados pelo Em.’. Ir.’. GUILHERME LISBOA 33º, nomeado Del.’. Lit.’. Rito Brasileiro para a 1ª Reg.’. de Santa Catarina

Visão Geral do Templo da A.’. R.’. L.’ S.’. UNIÃO PALHOCENSE Nº 4236

À partir da esquerda, os Veneráveis Mestres EDUARDO WIERTHORN, da UNIÃO PALHOCENSE Nº 4236, Or.’. Palhoça; CAIO MARTINS, da UNIÃO DAS TERMAS Nº 3335, ao Or.’. Sto. Amaro da Imperatriz; JOÃO ROBERTO WIESE, da DELTA BRASILEIRO Nº 3691, ao Or.’. de Florianópolis; LUIS CARLOS SILVA, da UNIÃO CATARINENSE Nº 2764, ao Or.’. Florianópolis; JOSÉ MARIA ZILLI DA SILVA JUNIOR, da Loja LEALDADE E FRATERNIDADE Nº 4595, ao Or.’. Florianópolis; e CARLOS CAMPREGHER, da PERFEIÇÃO BIGUAÇU Nº 3156, ao Or.’. Florianópolis; ao centro o  Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO D. DOURADO 33º, Membro Efetivo do Supremo  Conclave do Brasil

Ser.’. Ir.’. CESAR R D DOURADO 33º, Pres.’. do Sup.’. Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil; Ven.’. M.’. JOSÉ MARIA ZILLI DA SILVA JUNIOR, da Loja Maçônica Lealdade e Fraternidade; o Pod.’. Ir.’. OSNALDO DA CRUZ JUNIOR , Deputado Federal da SAFL; Il.’. Ir.’.  GUILHERME LISBOA, Delegado do Rito Brasileiro nomeado para a 1ª Região de Sta. Catarina; e o Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Secr.’. RRel.’. IInt.’. do Supremo Conclave do Brasil

O Pod.’. Ir.’. JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA, Del.’. do Ser.’. Grão Mestre da GLSC e JOÃO ROBERTO WIESE, da esquerda para a direita

O Ven.’. Ir.’. CARLOS GUILHERME ROCHA DOS SANTOS, Dep.’. Estadual da PAEL-SC; e o Ser.’. Ir.’. CESAR R D DOURADO 33º

No mesmo sentido, o Mestre Maçom GUTENBERGUE CERIBELLI JUNIOR, do Supremo Conclave; o Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUZA, declarado formalmente eleito Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC; e o Soberano Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º – Os demais já foram anteriormente nominados

Nas fotos acima, Mestres Instalados, Veneráveis Mestres, Assessores e Coordenador do Grão Mestre, Deputados Estadual e Federal, Pres.’. Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB-SC, aguardando ingresso ao Templo

Além desses Irmãos já nominados presentes ainda o Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUZA, formalmente declarado eleito  Grão-Mestre Adj.’. GOB-SC; Ir.’. VALDIR PAULO EVARISTO, Pres.’. Trib.’. Eleit.’. Maç.’. do GOB-SC; Pod.’. Ir.’. JOSÉ CARLOS, Delegado Coord.’. do Ser.’. Ir.’. Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, além de Veneráveis Mestres, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Assessores e Coordenadores do Grão Mestre do GOB-SC. Uma sessão realmente bastante prestigiada!

Compuseram a magna Câmara de Grau 1 do Rito Brasileiro, os seguintes Ilustres Irmãos:

1º Vig.’. – CLÓVIS LUIS ARAUJO, 2º Vig., . – MARCO GARCIA, Orad.’. – ALEXANDRE LUIS DA SILVA, Sec.’. – PIERRE RONAY WILL NOBRE, Tes.’. – OSVALDO RODRIGUES CHAVEIROS, Chanc.’. – JOSÉ JOEL SCHÜRAUS.

A Loja constituída para o ingresso do Primaz, Comitiva e demais autoridades maçônicas

Nas imagens acima, o ingresso do Sob.’. Gr.’. Primaz ao interior do Templo, juntamente com sua comitiva e Autoridades Maçônicas presentes

Após a abertura da Loja na forma da sua ritualística, o Ven.’. Mestre deu ingresso ao interior do Templo ao Sob.’. Ir.’. Primaz e sua comitiva, acompanhada das autoridades maçônicas do GOB-SC e da GLMSC e, no ensejo ele  convidou para compor o seu Altar o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, que tomou assento à sua direita, e o Pod Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUZA, que tomou assento à sua esquerda. (Foto acima)

Irmãos com assento ao N.’. e no S.’. do Or.’.

Ato continuo, realizou a Cerimônia de ingresso do Pavilhão Nacional, quando os presentes em uníssono cantaram o Hino Nacional Brasileiro.

O Sob Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º discorrendo sobre o Rito Brasileiro

Prosseguindo a pauta, convidou o Ser.’. Ir.’. CESAR R. D. DOURADO 33º para proferir uma palestra. No ensejo, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º proferiu algumas palavras sobre a Fundação e Reimplantação do Rito Brasileiro.

Quando da fala do Ir.’. CESAR DOURADO, ele destacou que não era o palestrante oficial da Sessão, mas por motivos alheios a vontade, o substituiu e declarou que esperava que a sua fala fosse de encontro aos anseios da seleta plateia de Irmãos. Inicialmente abordou sobre a ALEGORIA DA CAVERNA, de Platão, citando dois exemplos, discorreu sobre a doutrina do Rito Brasileiro, um rito humanista, onde o homem não é o fim, mas o meio de levar felicidade a humanidade, se consciente de quem ele é e do seu propósito, e ainda abordou outros assuntos, acerca da importância do espírito e deixou uma questão para reflexão: O que devemos retificar realmente? O Espírito? Ou a “Matéria”? (Fotos acima)

Em seguida o Ven.’. M.’. convidou ao Il.’. Ir.’. ALEXANDRE LUIS DA SILVA, Orador, para proceder a leitura de uma Peça de Arquitetura versando sobre a Fundação da Loja, da qual destacamos os seguintes tópicos:

“Alguns Irmãos da loja maçônica UNIÃO CATARINENSE, resolveram criar uma loja que trabalhasse no sistema do Rito Brasileiro de Maçons Antigos e Aceitos  no Or.’. de Palhoça, e isso criou uma certa resistência, um  certo temor de que a saída desses irmãos, viesse a enfraquecer as Colunas da Loja Mãe, o que não ocorreu devido ao compromisso desses Irmãos  de continuarem frequentando a Loja, o que o fazem até hoje.

Assim, muitas reuniões foram realizadas nesse período, até que no dia 29 de março de 2012, às 20:30 horas, no Templo da ASSOCIAÇÃO MAÇÔNICA PALHOCENSE, reuniram-se definitivamente para fundar uma Loja do Rito Brasileiro ao Or.’. de Palhoça (SC). O nome escolhido “A.’. R.’. L.’. S.’. UNIÃO PALHOCENSE, foi ecolhido para homenagear a primeira Loja Maçônica do Rito Brasileiro no Sul do Brasil – a UNIÃO BRASILEIRA, da qual surgiu a UNIÃO CATARINENSE, e agora, a UNIÃO PALHOCENSE –  mãe, filha e neta. Os Irmãos que iniciaram o processo foram: NILSON MANOEL DE SOUZA, SIDNEI QUIRINO DE MACEDO NOBRE,  MARCOS ALCIDES DE MEDEIROS, WILSON MANOEL DE SOUZA  e OSNALDO DA CRUZ JUNIOR, que aos poucos foram agregando Irmãos de  diversas Lojas, no apoio a Fundação.

No dia 22 de outubro de 2012 E.’. V, através do Ato Nº 288/2012, foi expedida a Autorização para o Funcionamento Provisório da Loja pelo GME do GOB-SC Em.’. Ir.’. VAGNER SANDOVAL BARBOSA. No dia 04 de outubro de 2012 foi realizada a primeira sessão ritualística com a presença do GME e do seu Adjunto, e de mais 47 IIr.’. de lojas variadas, que vieram prestigiar a iniciativa. Foi dado inicio do crescimento da Loja UNIÃO PALHOCENSE com a Iniciação dos primeiros filhos da loja: ATILIO GASPAR FILHO, CLOVIS MUNIZ, JULIANO HENRIQUE BENLER DE MELO e MOISES WALMOR ARAUJO. Hoje a Loja conta com 36 membros e ela se dedica ao auxilio da fraternidade feminina, promove grandes eventos com a finalidade de auxiliar algumas instituições, como uma creche, além disso, com grande apoio das Fraternidades Femininas ela colabora com um Centro Espírita, foi durante por muito tempo uma das mantenedoras do Observatório Social de Palhoça, e, se o SADU permitir, eles iniciarão os trabalhos de construção do Templo próprio, no máximo, em dois anos. Uma trajetória exemplar de dedicação e amor à Loja e a causa maçônica!”

 

Após a fala do Il.’. Ir.’. Orador o Ven.’. M.’. realizou algumas homenagens, e  inicialmente convidou ao Pod.’. NILSON DE SOUZA para fazer a entrega de uma placa ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º concedendo-lhe o Título de MEMBRO HONORÁRIO DA A.’. R.’. L.’. S.’. UNIÃO PALHOCENSE Nº 4243, ao Or.’. de Palhoça – SC (Fotos acima)

Mimo recebido pelos exVeneráveis

Depois o Ven.’. Mestre homenageou aos IIr.’. Ex-Veneráveis da Loja, convidando ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, para fazer à cada um, a entrega de um mimo. Foram agraciados os Irmãos NILSON MANOEL DE SOUZA, SIDNEI QUIRINO DE MACEDO NOBRE, MARCOS ALCIDES MEDEIROS, VALDIR PAULO EVARISTO  e  RONAY JUCÉLIO DOS SANTOS (na sequência das fotos acima)

No ensejo, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º ele deu posse ao Em.’. Ir.’. GUILHERME LISBOA 33º, ao cargo de DELEGADO LITÚRGICO DO RITO BRASILEIRO PARA A 1ª REGIÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, em substituição ao saudoso Em.’. Ir.’. JOSÉ MARIA ZILLI DA SILVA 33º, em decorrência do seu falecimento.

Quando da Palavra, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, agradeceu pela acolhida, disse que na sua próxima visita fará uma homenagem a Loja, e ao final distribuiu à todos os Irmãos um boton do Rito Brasileiro.

O Ven.’. Mestre agradeceu pela presença, o comparecimento dos IIr.’., parabenizou ao Pod.’. Ir.’. NILSON MANOEL DE SOUZA, pela sua eleição e a sua chapa ter saído vencedora para governar os rumos do GOB-SC nos próximos 4 anos e encerrou a sua fala convidando todos os presentes para o Ágape que se realizou no Salão de Banquetes da Loja, onde realmente todos foram muito bem tratados.

Após a Palavra realizou a Cerimônia de Saudação a Bandeira, quando todos cantaram o Hino a Bandeira, depois o Pavilhão Nacional foi conduzido para fora do Templo e a Sessão foi encerrada na forma da sua ritualística.

Nosso tradicional fotão registrando os Irmãos que prestigiaram o magno evento comemorativo

Na manhã do dia seguinte o Em.’. Ir.’. GUILHERME LISBOA 33º conduziu o Ir.’. Gr.’. Primaz e comitiva para o Aeroporto Internacional de Floripa. Até breve meus Irmãos!

Agradecimentos:

Fotos: IIr.’. CESAR DOURADO, JOSÉ HIPÓLITO DA SILVA e GUILHERME

Texto: Agradecemos ao Ir.’. RONAY JUCELIO DOS SANTOS, em atender as nossas solicitações acerca de informações de nomes completos de alguns Irmãos, e da composição da administração da Loja, bem como  repasse de fotos, o mesmo em relação ao nosso Ir.’. GUTENBERGUE CERILBELLI JUNIOR