Na noite de 20 de junho de 2021, foi realizada no Templo Nobre do Palácio Maçônico do Lavradio, ao Or.’. do Rio de Janeiro/RJ, a SESSÃO MAGNA CONJUNTA COM OS TRÊS PODERES MAÇÔNICOS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMEMORATIVA DO DIA NACIONAL DO MAÇOM.
Os trabalhos foram iniciados pelo Poderoso Ir.’. ANDRÉ LUIS ROSA DOS SANTOS, Grão Mestre Estadual Adjunto.
Em seguida solicitou ao Ir.’. Orador para fazer a Abertura da Bíblia
Ato contínuo deu ingresso às autoridades maçônicas presentes prestigiando ao magno evento comemorativo.
Inicialmente o Poderoso Ir.’. RICARDO VOLPE MACIEL, 1º Vice-Presidente da Soberana Assembleia Geral Legislativa do GOB e o Venerável Ir.’. RONALDO BORGES MARTINS, Vice-Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Lesgislativa/RJ
Em seguida o Ilustre Ir.’. LAUDICIR ZAMAI JUNIOR, representando do Tribunal de Justiça Maçônico e o Ilustre.’. Ir.’. ANDERSON DE ÁVILA ALVES, Vice-Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico.
Prosseguindo, acompanhando o Eminente Irmão AILDO VIRGÍNIO CAROLINO, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro adentraram fraternalmente ao interior Templo os Irmãos ANTÔNIO CARLOS BARBOSA RAMOS 33º, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil para o REAA e NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro.
O Eminente Ir.’. AILDO CAROLINO, recebeu das mãos do Pod.’. Ir.’. ANDRÉ ROSA o Malhete da Presidência dos Trabalhos.
Ao fundo do Templo, à partir da esquerda, o Pod.’. Ir.’. Gelcy Cloves Dias, Presidente Honorário da PAEL/RJ, o Sob.’. Gr.’. Comendador Antonio Carlos Barbosa Ramos 33º (REAA), o Il.’. Ir.’. Ludicir Zamai Júnior (TJM), o Ven.’. Ir.’. Ronaldo Borges Martins (PAEL), Em.’. Ir.’. Aildo Virgínio Carolino (GOB-RJ), Pod.’. Ir.’. André Luis Rosa dos Santos (GOB-RJ), Il.’. Ir.’. Anderson de Ávila Alves (TEM), Sob.’. Gr.’. Primaz Nei Inocencio dos Santos (Rito Brasileiro), Pod.’. Ir.’. Ricardo Volpe Maciel (SAFL).
O Eminente Ir.’. AILDO VIRGÍNIO CAROLINO, após ter assumido seu lugar, compôs o seu Altar com os Irmãos representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, falou sobre o objeto da magna sessão, agradeceu as presenças e devolveu o Malhete ao Por.’. Ir.’. ANDRÉ LUIS ROSA DOS SANTOS para dar continuidade a condução dos trabalhos da solene noite.
Dando prosseguimento ao magno evento foi dado ingresso ao Pavilhão Nacional no interior do Templo, quando os presentes em uníssono cantaram o Hino Nacional Brasileiro.
O Ven.’. Ir.’. ADERALDO MADUREIRA LIMA, por solicitação do Pod.’. Ir.’. ANDRÉ ROSA, proferiu a leitura do currículo do Palestrante da noite, Sr. PAULO ROBERTO PORTELA DOS SANTOS, escritor, administrador, em suma um vasto currículo que abrilhantou a sessão, um pesquisador sobre temas maçônicos, embora não Maçom.
Ele fez uma ampla abordagem enaltecendo nomes como os dos Irmãos LUIZ GAMA, o Advogado Abolicionista, e ANTÔNIO BENTO e os Caiafazes, um atuando a Luz da Justiça e outro, ao seu arrepio, mas com objetivo comum, de libertar o homem negro da escravidão; a participação da Maçonaria nos movimentos de emancipação de Portugal, exaltando que todos os processos libertários do Brasil que procurava se livrar do jugo de Portugal tiveram a ação direta ou indireta da Maçonaria. Destacou a importância da Maçonaria no chamado DIA DO FICO, pois se o Imperador D. PEDRO I retorna a Portugal voltaríamos a condição de Colônia e o Brasil não seria hoje essa Nação Continental como a conhecemos. Falou ainda sobre a abdicação de D. Pedro I, para lutar pelo Trono da sua filha Maria da Glória, e deixa como tutor de seu filho JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA, o primeiro Grão-Mestre da Maçonaria brasileira, uma criança de 6 anos de idade que foi forjada com os ideias maçônicos e que tornou D. PEDRO II o maior gestor público da história do Brasil, respeitado pela Rainha Vitória da Inglaterra, não tinha escravos e tornou à época o Brasil na 4ª potência econômica do mundo. Narra o primeiro embate entre Maçons na Revolução Farroupilha, entre os favoráveis a implantação da República liderados por BENTO GONÇALVES e os leais a Monarquia vigente, no caso DUQUE DE CAXIAS, chefe das tropas do governo, ambos maçons. Comentou ainda sobre DEODORO da FONSECA e seu Conselho de Ministros, todos Maçons e encerrou sua palestra evidenciando que a Maçonaria se dispões a ser uma talhadeira de homens, através das gerações e bradou: VIVA 20 DE AGOSTO!
Ao final da sua fala, o palestrante PAULO ROBERTO PORTELA DOS SANTOS foi homenageado pelo Grande Oriente do Brasil do Estado do Rio de Janeiro, recebendo a COMENDA ALVARO PALMEIRA: Vanguardeiro da Maçonaria, “pelos relevantes serviços prestados à Sociedade e à Maçonaria em particular” – outorgada pelo Em.’. Ir.’. Grão Mestre Estadual do GOB-RJ. Para a entrega do Diploma, da Comenda e do Ato foram convidados, respectivamente, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, o Sob.’. Ir.’. ANTONIO CARLOS BARBOSA RAMOS 33º e o Pod.’. Ir.’. RICARDO VOLPE MACIEL.
O Em.’. Ir.’. Aildo Carolino com a sua Comenda e respectivo Diploma posando junto ao Sob.’. Gr.’. Comendador e Comitiva
Poderoso Irmão André Rosa com a Comenda e o respectivo Diploma
A palavra foi concedida ao Sob.’. Grande Comendador ANTONIO CARLOS, que após um breve introito, prestou uma homenagem ao Grão-Mestre Estadual do GOB-RJ e seu Adjunto fazendo a solene entrega da COMENDA JOAQUIM GONÇALVES LEDO, aos Irmãos AILDO VIRGÍLIO CAROLINO e ANDRÉ LUIS ROSA DOS SANTOS, que se mostraram bastante sensibilizados com a homenagem.
Falaram em seguida as seguintes Autoridades Maçônicas:
Ven.’. Ir.’. RONALDO BORGES MARTINS, Vice-Presidente da PAEL/RJ
Il.’. Ir.’. LAUDICIR ZAMAI JÚNIOR, representante do Tribunal de Justiça Maçônico
Il.’. Ir.’. ANDERSON DE ÁVILA ALVES, Vice-Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, e
Pod.’. Ir.’. RICARDO VOLPE MACIEL, 1º Vice-Presidente da SAFL
A tônica da fala dos Irmãos foi a pregação da UNIÃO, PAZ e uma Maçonaria com Irmãos comprometidos e socialmente ativa.
O pronunciamento do Pod.’. Ir.’. ANDRÉ ROSA teve como foco uma Maçonaria responsável, com Irmãos cientes de seus atos, se inconsequentes respingará sobre a Ordem.
Finalizando, o Em.’. Ir.’. AILDO CAROLINO, destacou enfaticamente a UNIÃO dos Poderes Maçônicos, a HARMONIA reinante, que motivou a realização da presente sessão conjunta.
Ao fim da fala do Eminente Grão Mestre, o Pod.’. Ir.’. ANDRÉ ROSA realizou a Cerimônia de Saudação do Pavilhão Nacional e convidou para proceder a saudação o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º.
Encerrada a Cerimônia da Bandeira com a retirada do Pavilhão Nacional do interior do Templo, foi dada inicialmente a saída do Templo das Autoridades Maçônicas acompanhados pelo Em.’. Ir.’. AILDO CAROLINO, Grão-Mestre Estadual do GOB-RJ
Após a saída das Autoridades Maçônicas o Ir.’. ANDRE ROSA solicitou ao Ir.’. Orador para fechar a Bíblia e deu por encerrado o magno evento comemorativo do DIA NACIONAL DO MAÇOM.