No dia 26 de julho de 2021, o Ilustre e Sublime Capítulo Brigadeiro ALFREDO GONÇALVES CORRÊA Nº 69, ao Vale da Ilha do Governador/RJ, realizou a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO DO GRAU 18 – CAVALEIRO ROSA CRUZ OU MISSIONÁRIO DA PERFEIÇÃO, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.
Na foto o Eminente Ir.’. André Bizarria Talicosk 33º Aterzata do Capítulo e o Eminente Ir.’. Gustavo Felipe Carvalho Lima 33º, Delegado Litúrgico da 4ª DLRB/RJ
A magna cerimônia foi presidida pelo Eminente Irmão Aterzata ANDRÉ BIZARRIA TALICOSK 33º e contou com a presença das seguintes autoridades maçônicas dos Altos Graus do Rito Brasileiro: o Eminente Irmão: GUSTAVO FELIPE CARVALHO LIMA 33º, Delegado Litúrgico da 4ª Delegacia Regional do Rito Brasileiro; o Preclaro Irmão Guardião do Civismo FERNANDO GOMES DE SOUZA JÚNIOR, Grande Prior do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico AYRTON SENNA Nº134 e o Eminente Irmão ALEXANDRE MUNIZ DOS SANTOS 33º, Grande Prior do Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico ALTAIR PAULA DA SILVA N°146.
O magno evento transcorreu conforme o Ritual e as Leis do Supremo Conclave do Rito Brasileiro e atendeu também às recomendações das Secretarias de Saúde do Município e do Estado do Rio de Janeiro, nos cuidandos relacionados com a prevenção da COVID 19.
Os novos Cavaleiros Rosa-Cruzes com as suas credenciais (Diploma, Ritual, joia e comenda): da esquerda para a direita os Ilustres Irmãos Sílvio Roberto, Jorge Cardoso, Júlio Apolinaro, Fabricio Ferreira, Pedro Renato e Marcos de Souza; ao centro o Em.’. Ir.’. Bizaria Talicosk, que presidiu a magna sessão
Foram iniciados no Grau 18 os seguintes Ilustres Irmãos Cavaleiros da Liberdade: PEDRO RENATO RODRIGUES DE FREITAS, JULIO CESAR APOLINARO, FABRÍCIO JORGE FERREIRA, JORGE LUIZ DA ROCHA CARDOSO, TADEU JOSÉ DIAS, MARCOS FRANCISCO DE SOUZA e SÍLVIO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA.
O Maçom do Rito Brasileiro na sua essência deve procurar conhecer a si mesmo, evoluir moral e espiritualmente, eliminando seus defeitos e deficiências, tentando trabalhar a suas qualidades e virtudes, de modo a poder contribuir com o progresso da humanidade. O Rito Brasileiro, nos seus altos graus, proclama a doutrina cívica, valorização das virtudes morais e debates das mazelas sociais; Nos Graus Capitulares, o Rito efetiva os valores éticos e morais, tendo como ponto final o ideal Maçônico do Cavaleiro da Perfeição.
O Maçom no momento de ser admitido ao grau mais elevado de um Sublime Capítulo tem de assumir novas obrigações, dentre elas a manutenção da amizade fraternal entre os seus pares. Os Irmãos Rosa Cruzes não formam mais uma associação à parte, pois se consideram iguais a todos os Maçons cumpridores de seus deveres. Um Rosa Cruz deve ter inteligência bastante cultivada para compreender a doutrina e finalidade apresentada no cerimonial.
O Cavaleiro Rosa Cruz passa por vários conhecimentos, cuja sede é a sua própria consciência.
Por fim lembremos de PAULO em sua famosa CARTA AOS CORÍNTIOS: “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. – 1 Coríntios 13:2”.
Foto Magna do Evento do Grau 18
Nada adianta… Colares, títulos, pompas. A Maçonaria surge para TORNAR FELIZ A HUMANIDADE, e não existe algo mais benéfico para o espírito humano que o AMOR. Sejamos mais amorosos, amigos e companheiros. Assim realizaremos o nosso propósito primordial de PRATICAR A VIRTUDE.
Parabéns aos novos Ilustres Irmãos Cavaleiros Rosa-Cruzes ou Cavaleiros da Perfeição dos Altos Graus do Rito Brasileiro!
Texto base e Fotos – Em.’. Ir.’. Bizarria Talicosk 33º
Edição – Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º