SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO NA A.’. R.’. L.’. S.’. AYRTON SENNA Nº 2870 – RJ

A A.’. R.’. L.’. S.’. AYRTON SENNA Nº 2870, ao Or.’. da Ilha do Governador (RJ), presidida pelo Ven.’. M.’. VALMIR SOARES, realizou a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO DOS CANDIDATOS LUIZ CLÁUDIO SILVA, FERNANDO SILVA SANCHES E ANDERSON RODRIGUES DA CUNHA.

Participaram dos trabalhos os Ilustres Irmãos que exerceram os seguintes cargos em Câmara Iniciática do Grau 1:

1º Vig.’. – JÚLIO CESAR DA GAMA APOLINÁRIO

 

2º Vig.’. – ANTONIO SOARES DA SILVA

 

Orador – JOSÉ LUIZ  DE OLIVEIRA

 

Secretário – CLAUDIO CEZAR P. SERQUEIRA

 

Tesoureiro – SILVIO ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA

 

Chanceler – ANDRÉ LUIZ DA SILVA FARIA

 

M.’. Cerimônias – JUCÉLIO MAGALHÃES BRAGA

 

Hospitaleiro – JONNE MAX SILVA CUNHA

 

1º Diácono – HÉLCIO PINHEIRO CORRÊA

 

2º Diácono – EDSON CARDOSO SANTANA

 

1º Experto – CARLOS HENRIQUE ALMEIDA

 

P.’. Bandeira – RAIMUNDO SOUZA PIMENTA

 

P.’. Estandarte  – CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO

 

M.’. HARMONIA – LEONARDO AUGUSTO LUIZ DO COUTO ALVES

 

Cobridor Interno – JORGE LUIZ DA ROCHA CARDOSO

 

Prestigiaram o magno evento com suas presenças o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro; o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e Membro do Conselho Federal do GOB; Pod.’. Ir.’. JOSÉ EMIDIO DOS SANTOS, Gr.’. Secr.’. de Patrimônio da GLMERJ; Ven.’. Ir.’. LUIZ CARLOS PINHEIRO, Dep.’. Estadual da PAEL-RJ; Ven.’. Ir.’. JORGE KAPOR, Assessor Especial do Grão-Mestre para a 9ª Circunscrição do GOB-RJ, Ven.’. M.’. FERNANDO GOMES DE SOUZA JUNIOR, Ven.’. M.’. da Loja Maçônica COMENDADOR AFFIF GEORGES FARAH Nº  (GLMERJ).

 

Presentes a Sessão obreiros das Lojas Maçônicas: ACÁCIA DO LAVRADIO Nº 3484, DOMÍCIO MOREIRA Nº 3896, DUQUE DE CAXIAS Nº 441, FRATERNIDADE E CIVISMO Nº 1697, ILHA DO GOVERNADOR Nº 2378 e JOÃO CAETANO Nº 478.

 

Após ingresso das autoridades maçônicas, o Ven.’. M.’. convidou para compor o seu Altar, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, o Ven.’. Ir.’. JORGE KAPOR e o Ven.’. Ir.’. LUIZ CARLOS PINHEIRO. (Fotos acima)

 

Na foto acima, a partir da esquerda, na primeira fila, os IIl.’. IIr.’. MM.’. II.’. Fernando Arahy Baptista e José Carlos Amaral, e o Pod.’. Ir.’. José Emídio dos Santos; atrás o Il.’. Ir.’. M.’. I.’.  Zeilso dos Santos

 

O Ven.’. M.’. Fernando Gomes de Souza Junior e o M.’. I.’. José Dile da Guia

 

Nas fotos acima os AAp.’. MM.’. Wilson Lourenço Paixão, Luciano Pinheiro, Mauricio Silva Rocha, Mário Lima e Silva e Claudio Paiva

 

À partir da esquerda, os Ilustres Irmãos Sérgio Cabo Geraldo, Ivan Silva Grimaldi e Jorge Rebello Ferreira

 

Resp.’. Ir.’. Marco Antônio Alves

 

O Companheiro Maçom Juracy Antônio de Souza

 

Aberta a Loja em Câmara Iniciática de Grau 1, o Ven.’. M.’. concedeu ingresso aos candidatos acompanhados do Ir.’. Terrível, o Il.’. Ir.’. CARLOS HENRIQUE ALMEIDA (1º Experto), que foi auxiliado pelos Ilustres Irmãos JORGE REBELLO FERREIRA e JOSÉ DILE DA GUIA.

 

Os neófitos Anderson Rodrigues da Cunha, Fernando Silva Sanches e Luiz Cláudio Silva, após terem prestado o Solene Juramento

 

Submetidos os Candidatos ao procedimentos Liturgico-ritualísticos, conheceram a Doutrina do Grau 1, receberam a L.’., prestaram o Solen.’. Jur.’., foram Consagr.’., Investidos e Aclamados Aprendizes Maçons do Rito Brasileiro. (Foto acima)

No transcorrer da Sessão foram revestidos com o Avental de Aprendiz pelo respectivo padrinho e receberam o P.’. de LL,’, para um ser ofertado àquela que é de sua maior admiração, bem como, os respectivos Rituais e legislação pertinente, por fim, tiveram a sua primeira instrução.

 

Finalmente, assinaram o Livro de Presenças e tomaram assento no topo da sua Col.’.. (Foto acima)

 

Os padrinhos IIr.’. MM.’. MM.’. André Luiz  da Silva Faria, Marco Antônio Alves e Julio Cesar da Gama Apolinário colocando o boton na lapela do terno do seu afilhado, respectivamente os CC.’. MM.’. Anderson Rodrigues da Cunha, Luiz Claudio Silva e Fernando Silva Sanches

 

O Aprendiz Fernando Sanches com o seu padrinho, o Ir.’. M.’.M.’. Julio Cesar Apolinário

 

O Aprendiz Luiz Claudio Silva, com seu padrinho o M.’. M.’. Marco Antônio Alves

 

E o Mestre Maçom André Faria com o seu afilhado, o Aprendiz Maçom Fernando Sanches

 

Os neófitos e seus padrinhos ao lado do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º e do Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º

Quando da Palavra, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, parabenizou pela sessão, e também pela aquisição de três novos obreiros para dar continuidade aos trabalhos da Loja, e convidou aos padrinhos para colocar na lapela do terno de seus afilhados um boton com a imagem do brasão do Rito Brasileiro.

 

O Ven.’. M.’. suspendeu os trabalhos e deu o ingresso ao interior do Templo, das cunhadas (em especial as esposas dos novos Aprendizes), sobrinhas, sobrinhos e convidados não maçons. (Fotos acima)

 

O Ven.’. M.’. dirigiu suas palavras às novas cunhadas, agradecendo-as por terem consentido o ingresso de seus esposos na Maçonaria, e no ensejo convidou os Aprendizes para fazerem a entrega de um Arranjo de flores às suas esposas. A esposa do Aprendiz LUIZ CLÁUDIO SILVA, não pode comparecer ao magno evento, então recebeu das mãos do seu padrinho o Arranjo de flores para que o presenteasse a sua  esposa.

 

Encerrada as homenagens e após a realização da Cerimônia de Saudação ao Pavilhão Nacional, o Mestre de Cerimônias conduziu as cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e  convidados não maçons para o Salão de Banquetes, sob aplausos dos Irmãos.

  Registro Geral dos Irmãos presentes ao magno evento

 

Retornando a Ritualística, o Ven.’. M.’ procedeu ao encerramento dos trabalhos e convidou aos IIr.’. presentes par em seguida se deslocarem para o Salão de Banquetes onde foi ofertado um saboroso ágape, para degustação e alegria dos Irmãos.

Finda a sessão, os Irmãos NEI INOCENCIO e CESAR DOURADO se prepararam para se dirigirem ao Or.’. de Curitiba (PR).

Parabéns a Loja AYRTON SENNA Nº 2870, pela aquisição de mais 3 novos Irmãos, importante para se manter viva a chama da Loja.