Na manhã, do dia 01 de maio de 2022, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, acompanhado do Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Secretário de Relações Interiores do Supremo Conclave do Brasil, prestigiou com a sua presença a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO, realizada pela ARLS FRATERNIDADE VARGINHENSE Nº 3.556, ao Or.’. de Varginha/MG, praticante do Rito Brasileiro, sob a direção do Venerável Mestre RODRIGO NAVES VILELA.
À partir da esquerda o Em.’. Ir.’. José Antônio de Freitas 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, o Ven.’. Mestre Ir.’. Rodrigo Naves Vilela
A sessão transcorreu no Templo da Loja Maçônica UNIÃO E HUMANIDADE Nº 1.000, ao Oriente de; Varginha/MG, e contou ainda com as seguintes autoridades presentes:
Em.’. Ir.’. JOSÉ ANTÔNIO DE FREITAS 33º, Delegado Litúrgico da 6ª DLMG do Rito Brasileiro e Deputado Federal da SAFL; Pod.’. Ir.’. DANILO CALIMAN JIMENES 33º, Delegado Regional do Grande Oriente de Minas Gerais (COMAB), para o Sul de Minas; Ven.’. Ir.’. ROMEU DE CARVALHO SIMAS NETO 33º, Assessor Especial do Grão-Mestre do GOB-MG; Venerável Mestre Ir.’. FRANCISCO DE PAULA RABELO BOTREL 33º, da Loja Simbólica FRATERNIDADE E UNIÃO Nº 3703, ao Or. Três Pontas/MG (Rito Brasileiro); Venerável Mestre Ir.’. AGOSTINHO CARDOSO SANCHES, da Loja Simbólica UNIÃO E HUMANIDADE Nº 1.000, ao Or. de Varginha/MG (REAA); Venerável Mestre Ir.’. GUILHERME MAIA, da Loja Maçônica ACÁCIA DO SUL DE MINAS, ao Or. de Varginha/MG (GLMMG); e Venerável Mestre Ir.’. MARCELO FONSECA, de Loja Maçônica da COMAB, ao Or. de Campos Gerais/MG.
Foram iniciados os seguintes profanos: ADENILSON TEIXEIRA, FÁBIO ASSUNÇÃO DE SOUZA e VINÍCIUS SOUZA BARQUETTE.
Após o ingresso dos Irmãos e das Autoridades Maçônicas, foi dado ingresso ao Pavilhão Nacional, quando todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro, e ato contínuo a Bandeira do Brasil foi colocada em seu respectivo pedestal.
Registro dos Irmãos da Loja e visitantes que prestigiaram o magno evento
Após o transcurso da magna sessão, quando os recipiendários foram submetidos as narrativas iniciáticas, praticaram as viagens e foram submetidos às provas e receberam a Luz, prestaram seu Juramento, foram Consagrados, revestidos com suas insígnias, tiveram a sua primeira instrução e foram aclamados Aprendizes Maçons do Rito Brasileiro.
Os Aprendizes recém-iniciados ADENILSON TEIXEIRA, FÁBIO ASSUNÇÃO DE SOUZA e VINÍCIUS SOUZA BARQUETTE, revestidos com os seus aventais
Quando da Cerimônia das Flores, os novos Aprendizes foram agraciados com um arranjo de flores e foi-lhes explicado a simbologia dessa cerimônia
Quando da Palavra Acerca do Ato, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO 33º, parabenizou aos novos Aprendizes, felicitou a Loja pelas aquisições , fortalecendo as suas Colunas e felicitou ao Venerável pela belíssima condução do evento.
Antes do encerramento da sessão ocorreu a Saudação ao Pavilhão Nacional e o canto do Hino a Bandeira
Encerrada a Sessão todos foram convidados para participarem de um singelo ágape, porém, antes de saírem do Templo, foi realizado o tradicional “FOTÃO”, com a participação dos Irmãos que prestigiaram a magna cerimônia.