SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO E DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33 DO RITO BRASILEIRO AO CLIMA DE VILHENA – RO

Na noite de 10 de setembro de 2022, o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO, reunido em Câmara de Grau 33, realizou no Templo Maçônico onde se reúne o Ilustre e Sublime Capítulo AUGUSTINHO BOLSON Nº 91, ao Clima de Vilhena, no Estado de Rondônia a SESSÃO MAGNA DE RECONHECIMENTO E RECEPÇÃO DO GRAU 33, de Irmãos investidos neste Sumo Grau em Ritos coirmãos e, também, a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA AO SUMO GRAU 33 – SERVIDOR DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE de 6 (seis) Preclaros Irmãos Grau 32.

 

Os Irmãos Grau 33: Flávio André Mota de Araújo, Antônio Carlos Ferraciolli, Aldino Brasil de Souza e Saulo Roberto Faria do Nascimento

 

Os Irmãos Saulo Roberto, Oscar Lebre, xxx e Nilder Duran Sidon

 

O Em.’. Ir.’. Igelso Cerutti 33º, Delegado da 3ª Região do Estado de Rondônia e o Ser.’. Ir.’. Aldino Brasil de Souza, Secretário Geral da CMSB e Grão Mestre Ad Vitam da GLOMARON

 

Os Irmãos Arli Francisco Schultz Moura e Flávio André Mota de Araújo

 

Os Irmãos Arli Francisco Schultz Moura, Oscar Carlos das Neves Lebre e Alceni Luiz Moura

 

Tiveram o Sumo Grau 33 investido nos Altos Graus do REAA ou nos do Rito Adhoniramita, regularizado pelo Supremo Conclave do Brasil, os seguintes Irmãos, membros, no simbolismo, da GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE RONDÔNIA (GLOMARON)ALDINO BRASIL DE SOUZA, Grão-Mestre Ad Vitam e Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil; PAULO BENEVENUTE TUPAN, Grão-Mestre da GLOMARON; FRANCIMAR DIAS RODRIGUES, Grão-Mestre Adjunto da GLOMARON; FLAVIO ANDRÉ MOTA DE ARAÚJO, Grande Primeiro Vigilante da GLOMARON; FRANCISCO DE ASSIS LIMA, Grande Secretario de Patrimônio; IZAUTONIO DA SILVA MACHADO JUNIOR, Grande Secretário de Relações Exteriores da GLOMARON; HUGO SILVA GALVES, Grande Secretario de Tecnologia; ANTONIO CARLOS FERRACIOLLI, Grande Secretário de Coordenação e Planejamento; LUIS MARQUES DE OLIVEIRA, Garante de Amizade GLOMARON/GOB; VINÍCIUS JOSÉ DE OLIVEIRA PERES ALMEIDA, Delegado Região 2; ALCENI LUIZ MOURA, Delegado Região 7; os Irmãos Mestres Instalados: ELPINIANO DE SOUZA LOPESMARCONDES DE SOUZA MOTA, MARCOS FERREIRA DO NASCIMENTOCRISTIANO SANTOS DO NASCIMENTO, SAULO ROBERTO FARIA DO NASCIMENTOADEMIR ALOÍSIO WERLEEDNEY OCAMPO DE SOUZA. Ainda os Irmãos Grau 33 da GLOMARON: CARLOS ALBERTO MARTINSFRANCISCO ALENCAR SILVAOSCAR CARLOS DAS NEVES LEBREANGELO ALMERIO DE MELO BALEEIROARLI FRANCISCO SCHULTZ MOURAEVERTON LUCIO BEATTO. 

 

O Eminente Ir.’. Igelso Cerutti 33º atuando como Gr.’. Regente na Sessão de Grau 33, tendo ao fundo, sentado, o Ir.’. Leandro Ferreira, no cargo de Grande Guarda do Templo

 

Os trabalhos da SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO DO GRAU 33, foram presididos pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, auxiliado pelo Em.’. Ir.’. IGELSO CERUTTI 33º, como Grande Regente e pelo Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, no exercício de Grande Orador; o Em.’. Ir.’. JOÃO RUBENS PAGANGRIZO 33º, no cargo de Gr.’. Secretário; o Em.’. Ir.’. DARCI AGOSTINHO CERUTTI 33º, como Gr.’. Chanceler; o Em.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, como Gr.’. M.’. Cerimônias e o Em.’. Ir.’. LEANDRO FERREIRA 33º, como Gr.’. Guarda do Templo. 

 

Os Irmãos inicialmente foram recepcionados pelo Grande Mestre de Cerimônias Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, que   fez uma breve exposição sobre o Rito Brasileiro e, depois, foram conduzidos por ele ao interior da Câmara de Grau 33, onde foram recebidos pelo Grande Primaz, quando pp.’. em S.’. Sagr.’., viram o F.’. Q.’. N.’. S.’. A.’. foram submetidos às narrativas do Grau, prestaram o Juramento, foram consagrados, UUng.’. e CC.’. P.’. M.’. A.’. do Grande Primaz que lhes transmitiu todos os ensinamentos e as VVirt.’. de um S.’. O.’. P.’. H.’..

 

Ser.’. Ir.’. Paulo Benevenute Tupan 33º já reconhecido com suas credenciais e alfaias

 

O Em.’. Ir.’. Oscar das Neves Lebre 33º ao lado do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º e do Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º

 

Os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade Francimar Dias Rodrigues 33º, Grão Mestre Adj. da GLOMARON; e os SSer.’. IIr.’. Aldino Brasil de Souza 33º, Grão Mestre Ad Vitam da GLOMARON e Secretário-Geral da CMSB e Paulo Benevenute Tupan 33º, Grão Mestre da GLOMARON

 

Os Irmãos Francimar Rodrigues 33º, Aldino de Souza 33º e Paulo Tupan 33º

Os novos Eminente Irmãos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade que tiveram o Grau 33 investido no RRAA ou no Rito Adonhiramita, regularizado nos Altos Graus do Rito Brasileiro 

 

Ao final, receberam das mãos do Primaz as credenciais que a que tinham direito (Ato de Regularização, Comenda, Constituição, Ritual, Identidade e Patente do Grau, bem como, aqueles que optaram por receber os paramentos do Grau 33 do Rito Brasileiro, foram com eles revestidos.

Em seguida, da mesma forma, foram introduzidos ao interior da Câmara de Grau 33 para serem investidos no Sumo Grau 33, os Preclaros Irmãos Grau 32: ANTONIO CARLOS BERSSANE, Presidente da Associação Casa de Apoio Filhos de Hiram; NILDER DURAN SIDON, Delegado Região 1; UBIRACY DE MENEZES CHAVES, Venerável Mestre da Loja Maçônica Suprema Razão n° 25; e o Irmão BERNARDO AUGUSTO GALINDO COUTINHO.

Igualmente, foram recepcionados pelo Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz, pp.’. em S.’. Sagr.’., viram o F.’. Q.’. N.’. S.’. A.’., ouviram as narrativas do Grau, foram interrogados, prestaram o Juramento, foram consagrados, UUng.’. e CC.’. P.’. M.’. A.’. do Grande Primaz que lhes transmitiu todos os ensinamentos e as VVirt.’. de um S.’. O.’. P.’. H.’..

 

À partir da esquerda o Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, O Ser.’. Ir.’. PAULO BENEVENUTE TUPAN 33º, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, o Ser.’. Ir.’. ALDINO BRASIL DE SOUZA 33º e o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º

 

Ao lado das autoridades já nominadas, o Em.’. Ir.’. ANTÔNIO CARLOS BESSANE 33º

 

Da mesma forma o Em.’. Ir.’. BERNARDO AUGUSTO GALINDO COUTINHO 33º

 

… o Em.’. Ir.’. UBIRACY DE MENEZES CHAVES 33º

… e o Em.’.. Ir.’. NILDER DURAN SIDON 33º

Finalmente, foram investidos com os paramentos do Grau e receberam as suas credenciais (Patente, Ritual, Comenda, Constituição e Identidade)

Quando da fala acerca do Ato, o Sob.’. Gr.’.  Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º saudou os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade regularizados e investidos nessa magna noite, destacou a importância do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos em estreitar os laços de amizade e relacionamento com a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON). 

Ainda se manifestaram, primeiramente, o Sereníssimo Irmão ALDINO BRASIL DE SOUZA, na qualidade de Grão-Mestre Ad Vitam da GLOMARON e de Secretário Geral da CMSB, que também felicitou por essa aproximação, destacou o empenho, a dedicação e o esmero do Em.’. Ir.’. IGELSO CERUTTI 33º, Delegado Litúrgico do SCB, da 3ª Região do Estado de Rondônia, bem como do Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, para a organização e consecução do presente evento; depois, a palavra foi proferida pelo Ser.’. Ir.’.  PAULO BENEVENUTE TUPAN, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia.

Ao final o Sereníssimo Irmão ALDINO BRASIL DE SOUZA, na qualidade de Secretário Geral da CMSB, no ensejo, ofertou uma lembrança ao Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33° e a sua comitiva, os Sereníssimos Irmãos CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33° e JOSÉ TERUO MIZUNO 33° – uma camisa polo da CMSB, que muito agradou aos homenageados.

os Irmãos Investidos no Sumo Grau 33 junto ao Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Grande Primaz do SCB (ao centro) e do Ser.’. Ir.’. Paulo Benevenute Tupan, Grão Mestre da GLOMARON

Encerrado o Magno evento, todos os presentes foram convidados para participarem de um farto jantar patrocinado pela 3ª Delegacia Litúrgica do Estado de Rondônia, presidida pelo Em.’. Ir.’. IGELSO CERUTTI 33º, e também pelo Ilustre e Sublime Capítulo AUGUSTINHO BOLSON Nº 91, presidido pelo Em.’. Ir.’. DARCI AGOSTINHO CERUTTI 33º, realizado em um Restaurante especializado em peixes da Amazônia.

 

Registro do Ágape realizado após as magnas sessões de Graus 4 e 33

 

O Supremo Conclave do Brasil sente-se extremamente honrado com mais uma aproximação com uma Grande Loja brasileira, possibilitando difundir a Doutrina do Rito Brasileiro preconizada por Álvaro Palmeira, para os 33 Graus do Rito, sendo uma delas a Conciliação da Tradição (nos Graus Simbólicos) com a Evolução (especialmente nos Altos Graus).

A GLOMARON, à frente do seu tempo, se alinha à um dos preceitos de ÁLVARO PALMEIRA que, em linhas gerais, afirmou: “O Maçom trabalha com as ferramentas do seu século…”, materializado com a criação de uma Loja Simbólica Virtual (Lux in Tenebris Nº 47), presidida pelo Ir.’. IZAUTONIO DA SILVA MACHADO JUNIOR, a qual vem promovendo com excelência a difusão da cultura maçônica, agregando em seu seio, membros titulares e correspondentes, além, da existência de uma Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras, presidida pelo Ser.’. Ir.’. PAULO BENEVENUTE TUPAN, edificada nos mesmos moldes, entendendo que decorrente da pandemia, com a adoção das reuniões virtuais, foi construído um novo e importante canal de comunicação, que contribuiu para a universalização maçônica, que rompe fronteiras geográficas, de Potências Simbólicas e Ritos Maçônicos, agregando Maçons livres pensadores e estudiosos, em prol do aperfeiçoamento moral-filosófico individual, bem como, na busca de um humanismo maçônico coletivo, tendo como beneficiária a Humanidade, que é a Pátria estendida, na qual estamos inalienavelmente inseridos, que só será alcançado pelo estudo, pela discussão, pela reflexão e pelo conhecimento, aperfeiçoando a prática do bem.

Oh! Quão bom e suave é que os Irmãos vivam em união.