SOB∴ GRANDE PRIMAZ NO CINQUENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA HARMONIA E VERDADE Nº 1793 AO OR.’. STA. HELENA DE GOIÁS – GO

No dia 15 de setembro de 2019, o Sob∴ Ir∴ NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro visitou a Loja Maçônica HARMONIA E VERDADE Nº 1793, ao Or∴ de Santa Helena de Goiá, no Estado de Goiás, que realizou nas dependências do seu Templo Maçônico próprio uma SESSÃO MAGNA COMEMORATIVA DO CINQUENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA AUGUSTA OFICINA, dirigida pelo Venerável Mestre Ir∴ WESLEY GONÇALVES OLIVEIRA, com o comparecimento de 82 (Oitenta e dois) Irmãos, representando 21 (Vinte uma) Lojas Maçônicas.

Dentre as autoridades maçônicas presentes destacamos:

DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL:

O Sob∴ Ir∴ NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro acompanhado da sua comitiva composta pelo Ser∴ Ir∴ JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Secr∴ RRel∴ IInt∴ do Supremo Conclave do Brasil; Em∴ Ir∴ ANTÔNIO JOSÉ RIBEIRO 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 1ª Delegacia do Estado de Goiás; Em∴ Ir∴ ALFIM MOREIRA DE MIRANDA 33º, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio ANHANGUERA Nº 214; EEm∴ IIr∴ MOACIR JOSÉ DOS REIS 33º e VALCLÍCIO MESQUITA DOS SANTOS 33º, Membros Extranumerários do Rito.

 

DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL:

Sob∴ Ir∴ MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão Mestre Geral do GOB; os Poderosos Irmãos DÉCIO ARANTESALEXANDRE GUIMARÃES ANDRADE, Assessores Especiais do Grão Mestre Geral para as regiões de Santa Helena de Goiás e Adjacências e Rio Verde e Adjacências.

DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO ESTADO DE GOIÁS:

Em∴ Ir∴ LOURIVAL ARANTES DOS SANTOS, Grão Mestre Estadual do GOB-SC, acompanhado do seu Adjunto, Pod∴ Ir∴ MAURO MARCONDES DA COSTA,  o Pod∴ Ir∴ OCLÉCIO PEREIRA DE FREITAS, Grão Mestre Honorário do GOB-GO e membros do Secretariado Estadual do GOB-GO.

DA SAFL:

Os Poderosos Irmãos Deputados Federais maçônicos FLÁVIO JOSÉ MARTINS, JOÃO ALBERTO VIEIRA RODRIGUES e JOÃO ALBERTO VIEIRA RODRIGUES (o Irmão é o atual Prefeito de Santa e Helena de Goiás)

DA PAEL GOB-GO:

Os Veneráveis Irmãos Deputados Estaduais maçônicos DENNIS SOARES PIRES FERREIRA, NILTON LINO HONORATO, ADEMIR DOS SANTOS  e GERSON ALCÂNTARA, este último é ainda Presidente Honorário da PAEL-GO.

Da esquerda para direita os SSob∴ IIr∴ Nei Inocencio dos Santos 33º e Múcio Bonifácio Guimarães; o Ven∴ M∴ Wesley Gonçalves Oliveira; o Em∴ Ir∴ Lourival Arantes dos Santos e o Pod∴ Ir∴ Mauro Marcondes da Costa

 

O Altar do Ven∴ Mestre WESLEY GONÇALVES OLIVEIRA foi ornado com as seguintes autoridades maçônica: O Sob∴ Ir∴ NEI INCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primas do Rito Brasileiro; o Sob∴ Ir∴ MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, Grão-Mestre Geral do GOB; Em∴ Ir∴ LOURIVAL ARANTES DOS SANTOS, Grão Mestre Estadual do GOB-GO e seu Adjunto, o Pod∴ Ir∴ MAURO MARCONDES DA COSTA.

 

IIr∴ Presentes à Magna Sessão Comemorativa dos 50 Anos de Fundação da Loja Harmonia e Verdade nº 1793

O Ven∴ Mestre foi auxiliado na sessão pelos seguintes Ilustres Irmãos:

1º Vig∴ – LAERTE ANTUNES RODRIGUES; 2º Vig∴ – DEMORIAL FERREIRA JUNIOR; Orador – MARCOS DA COSTA SILVA; Secretário – FALRANO PEREIRA ALVES; Tesoureiro – DEONILDO COLOCCINE NETO; Chanceler – JOÃO MARIA DA SILVA; Hospitaleiro – CARLOS ALBERTO DA SILVA; 1º Diácono – LUIZ GONZAGA FERREIRA; 2º Diácono – CLÁUDIO RAIMUNDO BARBOSA; Mestre de Harmonia – LUCIANO JORGE DA SILVA; Mestre de Cerimônias – RUITER DE OLIVEIRA TAVARES; Porta Bandeira – JOÃO ALBERTO CORREA LEMOS; Porta Estandarte – JOSÉ BERNARDO NETO; Cobridor Int∴ – ALEX FLÁVIO MASCARENHAS.

No decorrer da Sessão, o Companheiro Maçom ADÍLIO EVANGELISTA CARNEIRO, neto do Irmão CESAR FREITAS, um dos fundadores da Loja e seu primeiro Venerável Mestre, hoje, no Oriente Eterno, brindou à todos como uma belíssima Peça de Arquitetura intitulada RETROSPECTIVA DA HISTÓRIA DA LOJA MAÇÔNICA “HARMONIA E VERDADE” 1793 , onde aborda a História da Loja, desde a sua Fundação até a presente data, que reproduzimos, com autorização do Irmão, ao final da matéria.

 

Acima o Pod∴ Ir∴ Deputado Federal Maçônico João Alberto Vieira Rodrigues,  atual Prefeito Municipal de Santa e Helena de Goiás, ao lado do seu pai, o Irmão Alcides Rodrigues Filho, homenageado Pelo Supremo Conclave do Brasil

 

O Pod∴ Ir∴ Oclécio Pereira de Freitas, o Resp∴ Ir∴ Alcides Rodrigues Filho, o Sob∴ Ir∴ Nei Inocencio dos Santos 33º e o Em∴ Ir∴ Antônio José Ribeiro 33º

 

O SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL homenageou os Cinquenta Anos da Loja através do seu Venerável, e ao Ilustre Irmão ALCIDES RODRIGUES FILHO, ex Governador do Estado de Goiás (Períodos: 31/03/2006 – 01/01/2007 e 01/01/2007 – 01/01/2011) atualmente exercendo no mundo profano o cargo de Deputado Federal, no Congresso Nacional, em Brasília (DF) e membro da Loja, e o Pod∴ Ir∴ OCLÉCIO PEREIRA DE FREITAS, Grão-Mestre Honorário do GOB-GO fez a entrega da COMENDA COMEMORATIVA DO CINQUENTENÁRIO DA REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA DO RITO BRASILEIRO e respectivo Diploma, cujo teor foi lido pelo Em∴ Ir∴ MOACIR JOSÉ DOS REIS 33º. (Foto acima)

 

Encerrada a Sessão todos se deslocaram para o complexo de lazer, uma chácara propriedade da Loja, onde familiares e convidados já aguardavam os Irmãos para o almoço de confraternização.

 

No transcorrer do Ágape o único fundador da Loja presente a Sessão, ex-Venerável e um obreiro sempre atuante, com quase 100% de frequência em todos esses anos, portador da Comenda D. Pedro I, o Sap∴ Ir∴ WILSON QUEIROZ SILVÉRIO, Portador da Comenda D. Pedro I,  foi homenageado pela Loja, e o Soberano Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º foi convidado para lhe fazer a entrega de um mimo, no palco do Salão de Festas, na Chácara da Loja. (Fotos acima)

 

Confraternização dos Irmãos que participaram da belíssima comemoração do Cinquentenário de Fundação da Loja Maçônica HARMONIA E VERDADE Nº 1793, ao Or∴ de Santa Helena de Goiás – GO

 

PEÇA DE ARQUITETURA

 

RETROSPECTIVA DA HISTÓRIA DA LOJA MAÇÔNICA “HARMONIA E VERDADE” 1793

Autor: Ir∴ Adílio Evangelista Carneiro*

           É da YOKO ONO, viúva do saudoso Beatle JOHN LENON, o seguinte pensamento:

                 “UM SONHO SONHADO SOZINHO É UM SONHO.

                  UM SONHO SONHADO JUNTO É A REALIDADE”.

Pois bem, foi assim que começou a Maçonaria em Santa Helena de Goiás:

– com um sonho dos nossos pioneiros e, principalmente, sonhado junto, há 50 (cinquenta) anos atrás, ela se tornou a realidade de hoje – a Loja Maçônica “Harmonia e Verdade”, nº 1793, senão vejamos:

Em 4/10/1959, ocorrera a 1ª Reunião de maçons na cidade de Santa Helena de Goiás.

Local: Residência do Irmão Filogônio de Paiva Cabral, na antiga Rua 4 (Rua Antônio Martins Assunção), no Centro.

Irmãos presentes: 7 aqui residentes, mas membros da Loja Maçônica “Estrela Rioverdense”, de Rio Verde: Alberto Tannús, César de Freitas Silva, Evêncio Santos Souza, Filogônio de Paiva Cabral (anfitrião), Jair César da Cunha, José de Almeida Rezende e Lauro Marques.

             A 1ª Reunião foi divulgada na capa do Jornal “O Pindorama em Notícias”, edição nº 7, de 15/10/1959, de propriedade do nosso saudoso Avô e Ir.’. César de Freitas Silva.

              Posteriormente, as reuniões continuaram acontecendo no mesmo local e semanalmente, até julho/1963. Os presentes eram sempre os mesmos obreiros e alguns outros adeptos (Hélio de Oliveira, Mário de Oliveira Morais etc), sendo que, de vez em quando, com 1 (um) ou mais visitantes, como é de praxe ocorrer.

               Registre-se que houve uma paralisação das citadas reuniões, por aproximadamente 6 (seis) anos.

Em 11/9/1969, as sessões maçônicas retornaram, desta vez, na Sala de Audiências do Fórum local, com as presenças dos seguintes obreiros: – Batista Lino de Oliveira, César de Freitas Silva, Epaminondas Valim Franco, Evêncio Santos Souza, Waldemar Antônio Borges, José de Freitas Filho, José Gouveia do Carmo, Juarez Siqueira, Waldemar Antônio Borges e Wilson Queiroz Silvério.

Uma semana depois, ou seja, em 18/9/2019, foi fundada a Loja Maçônica “Harmonia e Verdade”, que recebeu o nº 1793, passando para a posterioridade, como seus fundadores, conforme registro na ata da sessão competente, os maçons: – Aladino Darelli, César de Freitas Silva (que secretariou o evento), Emílio Veloso do Carmo, Idalício Alvares de Aquino, José Gouveia do Carmo, Juarez de Siqueira, Juventino Ferreira de Castro, Olynto Pereira de Castro, Orcalino Ferreira Guimarães (que o presidiu na qualidade de Delegado do Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás, Waldemar Antônio Borges e Wilson Queiroz Silverio.

Diversos irmãos visitantes estiveram presentes ao ato solene de fundação.

Depois de 9 (nove) meses funcionando do prédio do Fórum local, isto é, em 9/7/1970, a Loja se transferiu para um barracão à Rua Paulo Lopes, Centro, permanecendo neste até 30/10/1971.

No dia seguinte (31/10/1971), na sede própria, a 1ª e não mais a atual, a Loja foi regularizada e recebeu sua Carta Constitutiva.

Em 2011/13, foi construída e inaugurada a sede atual, na gestão do Venerável José Bernardo.

Enfim, realizou-se o sonho dos pioneiros da Maçonaria na nossa urbe de Santa Helena de Goiás, a Loja Maçônica “Harmonia e Verdade”, nº 1793.

Segundo um adágio francês:

  “A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO”.

                                                   “NÃO HÁ NO MUNDO EXAGERO MAIS BELO QUE A GRATIDÃO” (Jean de la Bruyere).

E, em nome desse sentimento, devem ser citados todos aqueles que dirigiram a nossa Loja, ao longo das 27 gestões:

1º – Waldemar Antônio Borges – 18/09/69 a 21/06/73 (Fundou, construiu e regularizou).

2º – César de Freitas Silva – 21/06/73 a 05/05/75 (primeiro Venerável a realizar iniciação, elevação e exaltação). Também em sua gestão foi alterado o rito, do Escocês para o Brasileiro.

3º – Wilson Gouveia do Carmo – 05/05/75 a 24/06/77 (realizou várias iniciações, elevações e exaltações).

4º – Waldemes Ribeiro de Menezes – 24/06/77 a 29/06/78.

5º – Wilson Queiroz Silverio – 29/06/78 a 28/06/79 (realizou mandato tampão, tendo em vista a renúncia de seu antecessor Valdemes).

6º – Wilson Queiroz Silverio – 28/06/79 a 06/06/81. Exerceu este mandato por eleição, período em que conseguiu por doação do Estado de Goiás uma gleba rural de cinco alqueires nas proximidades da cidade, bem como adquiriu do por comodato do mesmo o prédio que anteriormente abrigava o antigo Grupo Escolar Nelson Siqueira.

7º – João Batista de Sena – 06/06/81 a 16/06/83. Primeiro mandato, período em que foi construída a Creche Eny de Freitas Conceição. Ainda neste mandato, com a providencial interferência do Irmão Albanir, a Loja recebeu em doação do Sr. Eny de Freitas Conceição o terreno onde foi edificada a mencionada Creche, bem como a área de nossa Chácara. Em sua homenagem, ambas levam o nome do gentil doador.

8º – João Batista de Sena – 16/06/83 a 16/06/85. Incansável trabalhador, e antevendo à época um futuro promissor para esta Loja, em seu segundo mandato conseguiu de seu saudoso Tio, o Senhor Sebastião Ferreira de Sena, a doação do terreno onde foi edificado este Templo).

9º – Gilberto Cruvinel Guimarães – 16/06/85 a 25/06/87.

10º – João Batista de Souza – 25/06/87 a 29/06/89.

11º – Wilson Queiroz Silverio – 29/06/89 a 28/06/91 (terceiro mandato).

12º – Valdeci Rodrigues Monteiro – 28/06/91 a 17/06/93.

13º – Jair Marini – 17/06/93 a 22/06/95.

14º – José Salvador Benfica – 22/06/95 a 19/06/97.

15º – Arlindo Bezerra de Queiroz – 19/06/97 a 17/06/99 (período em que foi construído na Chácara o Salão de Festas Waldemar Antônio Borges).

16º – Roberto Martins Spadoni – 17/06/99 a 21/06/2001.

17º – Jose Bernardo Neto – gestão 2001/2003 (Criou o Bosque da Chácara “Eni de Freitas Conceição”, plantando mais de 200 mudas de várias espécies, inclusive da Mata Atlântica, ex. Guturuvu).

18º – Adalberto Carmo de Morais – gestão 2003/2005.

19º – Pedro Luiz Kressim – gestão 2005/2007.

20º – Wilson Queiroz Silvério – gestão 2007/2009.

21º – Ruiter Tavares de Oliveira – gestão 2009/2011.

22º – José Bernardo Neto – gestão 2011/2013 (Construção e Inauguração da Atual sede da Loja Harmonia e Verdade).

23º – Luciano Aparecido Takatsu – gestão 2013/2015.

24º – Rodrigo Carvalho Vieira – gestão (menos de 1 ano/2015).

25º – Jairo Teles de Souza Junior – restante de 2015/2017.

26º – Jairo Teles de Souza Junior – gestão 2017/2019.

27º – Wesley Gonçalves de Oliveira – gestão 2019/2021.

           “QUANDO UMA CRIATURA HUMANA DESPERTA PARA UM GRANDE SONHO E SOBRE ELE LANÇA TODA A FORÇA DE SUA ALMA, TODO O UNIVERSO CONSPIRA A SEU FAVOR” (Johann Goetthe)

          Com o empenho dos nossos dirigentes e obreiros, foram conseguidos vários bens para a nossa Loja (Poder Público e beneméritos), entre muitos, destacam-se:

– doação do Estado de Goiás uma de gleba rural de cinco alqueires nas proximidades da cidade, bem como adquiriu por comodato do mesmo o prédio que anteriormente abrigava o antigo Grupo Escolar Nelson Siqueira (Wilson Queiroz);

– construção da Creche Eny de Freitas Conceição, com a providencial interferência do Irmão Albanir, a Loja recebeu em doação do Sr. Eny de Freitas Conceição o terreno onde foi edificada a mencionada Creche, bem como a área de nossa Chácara. Em sua homenagem, ambas levam o nome do gentil doador (João Batista de Sena);

– conseguiu do Senhor Sebastião Ferreira de Sena, a doação do terreno onde foi edificado este Templo (João Batista de Sena);

– criou o Bosque da Chácara “Eni de Freitas Conceição”, plantando mais de 200 mudas de várias espécies, inclusive da Mata Atlântica, ex. Guturuvu (José Bernardo Neto);

– construção e Inauguração da Atual sede da Loja Harmonia e Verdade (José Bernardo Neto).

Diversos irmãos da nossa Loja “Harmonia e Verdade” ocuparam e ocupam cargos de destaque nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público.

Por outro lado, temos outros irmãos que são exemplos de dedicação e assiduidade: IIr.’.’ Carlos e Décio, inclusive, graças a isso, um deles foi nomeado Assessor do Soberano Grão-mestre Geral, Ir.’. Décio.

Ademais, dois irmãos do quadro já receberam a Comenda “Dom Pedro I”: (César de Freitas Silva – in memoriam – e Wilson Queiroz Silvério).

Na pesquisa, descobri fatos interessantes da nossa Loja, sobretudo, em relação ao meu saudoso Avô César de Freitas Silva

Ele foi o primeiro Venerável da nossa Loja a realizar iniciação, elevação e exaltação; também em sua gestão foi alterado o rito, do Escocês para o Brasileiro; e que “Harmonia e Verdade” foi o nome este escolhido por ele e aprovado pelos demais.

“FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” (Cora Coralina)

        Amparado nessas sábias palavras da nossa saudosa poetisa, aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial ao Soberano Grão-Mestre Geral Múcio Bonifácio Guimarães. Afinal, ele soube muito bem transferir o que sabia e sabe, até hoje e profundamente – como meu Professor de Direito Constitucional, há 33 anos atrás, na Faculdade de Direito da então Fesurv, hoje UniRv.

Novamente, sigo os ensinamentos do Soberano Grão  Mestre, agora, na Arte Real, agora, como seu Ir.’. no Grau de Companheiro Maçom.

Registro que foram utilizados como fonte para a presente retrospectiva: o Livro “Memórias de Santa Helena de Goiás”, 2ed., de autoria do nosso saudoso avo Cesar de Freitas Silva, bem como o Trabalho apresentado nesta Loja pelo nosso Ir∴ Gilberto Cruvinel.

Encerrando, parabenizo o Venerável Mestre Ir.’. Wesley e demais dirigentes desta Oficina pela presente Sessão.

É do saudoso poeta VINÍCIUS DE MORAIS, o seguinte pensamento:

“No calendário da vida há datas que não são lembradas, mas há momentos inesquecíveis”

       Com certeza, esta Sessão, para a nossa Loja, será sempre um momento inesquecível. Parabéns, Harmonia e Verdade, pelos seus 50 Anos e, especialmente, aos seus fundadores, dirigentes e membros.

 

*Adílio Evangelista Carneiro: Companheiro Maçom CIM 311422, membro da Loja “Harmonia e Verdade” nº 1793, ao Oriente de Santa Helena de Goiás GOB-GO. Peça de Arquitetura Apresentada, em 15/9/2019, durante a Sessão em Comemoração ao Jubileu de Ouro da Loja.