ABERTURA DO CAPITULO PARAGUAIO DA I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO – PY

Queridos Irmãos, finalmente, nesta data, 18 de outubro de 2019, ocorreu a realização da I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, realizada no Paraguai, precisamente ao Or.’. de CIDADE DO LESTE (PY), na casa de eventos COSTA DEL LAGO, primeiramente, com a realização de uma SESSÃO ESPECIAL DE INVESTIDURA E DE RECONHECIMENTO DO GRAU 33, realizada conjuntamente com IIr.’. Grau  33 do Brasil e do Paraguai, quando o Ser.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO, Grão Mestre da GRANDE LOJA SIMBOLICA DO PARAGUAY (CMI), foi investido como SERVIDOR DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, numa belíssima cerimônia de integração entre Irmão brasileiros e paraguaios.

Mais uma vez impecável a organização do transporte dos congressistas e familiares do Or.’. de Foz do Iguaçu (PR), para Cidade do Leste (PY), onde fomos escoltados pela Guarda Nacional paraguaia até o local do evento, a casa de eventos COSTA DEL LAGO, o que agilizou o ingresso no território paraguaio.

Programação da I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E XVII NACIONAL DO RITO BRASILEIRO

Os Irmãos envolvidos com a realização das Magnas Sessões Conjuntas de Reconhecimento e de Investidura do Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, foram conduzidos a um salão reservado, local do evento maçônico, enquanto os IIr.’. não portadores do Grau 33, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados não Maçons foram direcionadas para o Salão Nobre de Eventos.

Fachada do local onde se realizou a Sessão de Grau 33 e o Capítulo referente a I Conferencia Internacional do Rito Brasileiro, promovido pelos nossos  Queridos Irmãos paraguaios

 

Após o ingresso dos SERVIDORES DA ORDEM E DA PÁTRIA, Grau 33 do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos, na Câmara de Grau 33, especialmente montada para a consecução das magnas sessões de reconhecimento e  de investidura, foram iniciados os trabalhos para abertura da SESSÃO MAGNA CONJUNTA DE RECONHECIMENTO DO GRAU 33 DOS IRMÃOS GRAU 33 DO REAA: LUIS MARÍA BENITEZ ORTEGA 33º (Membro da Grande Comissão Jurídica da GLSP), DARÍO CÁCERES SNEAD (Membro da Grande Comissão de Relações Exteriores da GLMP) 33º  e LEANDRO DOMINGO REDONDO 33º.

Ao centro os SSob.’. GGr.’. Primazes NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º (SCB)  e JAIME ANTÓNIO GÓMEZ CABRAL 33º (SCPY), ladeados, à esquerda da foto, pelo Ser.’. Gr.’. Regente JULIANO COELHO BRAGA 33º e à direita da foto, pelo Ser.’. Gr.’. Regente LEOPOLDO CHRISTIAN GONZALEZ SANCHES 33º

 

À esquerda do Ser.’. Gr.’. Regente LEOPOLDO CHRISTIAN 33º, os SSer.’. IIr.’. GGr.’. Mestres de Cerimônias ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º (BR)  e JUSTO PASTOR VERA (PY)

 

Ingresso das autoridades maçônicas na Câmara  de Grau 33, conduzidas pelo Ser.’. Ir.’. Gr.’. Mestre  de Cerimônias

 

Os SSob.’. IIr.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e JAIME ANTÓNIO GOMEZ CABRAL 33º no Altar do Grande Primaz

 

Ato contínuo o Gr.’. Mestre de Cerimônias, Ser.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º, conduziu os SSob.’. IIr.’. JAIME ANTÓNIO GOMEZ CABRAL 33º e NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, respectivamente os GGr.’. Primazes do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL e do SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI, para o RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS, acompanhados, dos GGr.’. Regentes, SSer.’. IIr.’. LEOPOLDO CHRISTIAN GONZALEZ SANCHEZ 33º (PY) e JULIANO COELHO BRAGA 33º (BR). O Gr.’. M.’. de CCer.’. paraguaio, Ser.’. Ir.’. JUSTO PASTOR VERA 33º, permaneceu fora da Câmara de Grau 33, preparando os Candidatos da magna noite.

 

O Sob.’. Ir.’. JAIME ANTÓNIO GOMEZ  CABRAL 33º, Grande Primaz do SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI, concedeu ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º,  honra de presidir as SESSÕES MAGNAS CONJUNTAS DE RECONHECIMENTO E DE INVESTIDURA DO GRAU 33, realizadas no transcorrer da I CONVENÇÃO INTERNACIONAL DO RITO BRASILEIRO, promovida em território paraguaio, caracterizando uma forma de homenagem, mas, também, de grande desprendimento e de amizade entre os IIr.’. brasileiros e paraguaios.

O presidente da Sessão foi auxiliado pelas seguintes SSer.’. IIr.’. Grau 33, na formação da Câmara de Grau 33º, sendo que alguns desses cargos foram compartilhados por IIr.’. brasileiros e  paraguaios.

 

Gr.’. Regente: JULIANO COELHO BRAGA 33º (BR) e LEOPOLDO CHRISTIAN GONZALEZ SANCHEZ 33º (PY)

 

Gr.’. Orador – GELCY CLOVES DIAS 33º (BR)

 

Gr.’. Secretário – EVER EDITT VERA BARRIENTOS 33º (PY)  e JOSÉ JOÃO MACHADO (BR)

 

Gr.’. Tesoureiro – GUSTAVO JESÚS SEGOVIA VAZQUEZ 33º (PY)

 

Gr.’. Chanceler – JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º (BR) e ROLANDO EUDORO CÁCERES SALVIONI (PY)

 

Gr.’. Mestre de Cerimônias – ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33 (BR) e JUSTO PASTOR VERA 33º (PY)

 

Gr.’. Guarda d Templo – ACÁCIO RAMOS DE ARAÚJO 33º (BR)

 

Adentraram a Câmara de Grau 33 os IIr.’. Grau 33: DARIO MARTÍN CACERES SNEAD 33º, LUIS MARIA BENITEZ ORTEGA 33º e LEANDRO DOMINGO REDONDO 33º

 

O Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º solicitou ao Gr.’. M.’. de Cerimônias para conduzir ao interior da Câmara de Grau 33 os IIr.’. Grau 33 do REAA que tiveram seus Graus reconhecidos no Grau 33 do Rito Brasileiro.

Após terem sido submetidos a ritualística, prestaram o Juramento, foram Consagrados, UUng.’. e CCob.’. pelo M.’. Alvo do Primaz, quando receberam simbolicamente todos os conhecimentos do  sumo Grau.

Finda a cerimônia, o Sob.’. Ir.’. JAIME GÓMEZ ANTÓNIO CABRAL 33º tendo ao seu lado o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS  SANTOS 33º, procedeu a entrega das Patentes de Reconhecimento aos Eminentes IIr.’. :

DARIO MARTÍN CÁCERES SNEAD 33º

 

LEANDRO DOMINGO REDONDO 33º

 

LUIS MARIA BENITEZ ORTEGA 33º

 

Os Eminentes IIr.’. Grau 33 do REAA agora membros do Supremo Conclave do Paraguai na categoria de Membros Extranumerários

 

Prosseguindo a cerimônia de Câmara de Grau 33, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º anunciou a realização da SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33 DO RITO BRASILEIRO: DOS PRECLAROS Irmãos Paraguaios EDGAR SANCHEZ CABALLERO (Ser.’. Ir.’. Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica  do Paraguai), RAUL ALBERTO PINTOS GRASSI (Presidente da Grande Comissão de Relações Exteriores da GLSP) e NABIL ABOU SALEH NOTÁRIO, ; e dos Preclaros IIr.’. brasileiros: ERNANI LUIS NAUE (Foz do Iguaçu, PR), MAHATMA GANDHI SALEH (ao Or.’. Foz do Iguaçu, PR) e MARCOS IVAN ZOLA (ao Or.’. de Vilhena, RO).

Antes, o Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º convidou para compor o Altar do Primaz, os EEm.’. IIr.’. Delegados Litúrgicos MARCOS AURÉLIO HERREROS ALVARENGA 33º (PY) e WU FENG CHUN 33º (BR); e o Em.’. Ir.’. OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO 33º.

Para dar início a cerimônia o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO 33º constituiu primeiramente o Grande Conselho do Grau 33, o qual preside e tem como demais membros os SSer.’. IIr.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º e GELCY CLOVES DIAS 33º, respectivamente, Gr.’. Regente e Gr.’. Secretário do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.

O Sob.’. Ir.’. Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, solicitou que o Gr.’. M.’. CCer.’. desse ingresso com os Preclaros Irmãos no interior da Câmara de Grau 33 para serem investidos no Grau do Rito Brasileiro: o Ser.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO (PY), o Ir.’. RAUL ALBERTO PINTOS GRASSI (PY) e o Ir.’. NABIL ABOU SALEH NOTÁRIO (PY); e os Irmãos brasileiros ERNANI LUIS NAUE MAHATMA GANDHI SALEH E MARCOS IVAN ZOLA.

 

Visão Geral da Câmara de Grau 33

 

À partir da esquerda os Preclaros IIr.’. Grau 32: ERNANI NAUE, MAHATMA GANDHI, NABIL NOTÁRIO, IVAN ZOLA e EDGAR SANCHEZ

 

À partir da esquerda o Em.’. Ir.’. MARCOS AURÉLIO HERREROS ALVARENGA 33º ao lado do seu afilhado, o Em.’. Ir.’. NABIL ABOU SALEH NOTÁRIO 33º, e o Em.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO 33º ao lado do seu padrinho o Em.’. Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO 33º

 

Após os IIr.’. terem sido submetidos a ritualística de investidura do Grau, prestaram o Juramento, foram Consagrados, UUng.’. e Cob.’. pelo M.’. Alvo do Primaz, quando receberam simbolicamente todas as virtudes e conhecimentos do Grau, foram revestidos com os paramentos pelos seus padrinhos.

 

O Em.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO 33º, foi revestido pelo seu padrinho, o Em.’. Ir.’. RICARDO DE CARVALHO MONTEIRO MACIEL 33º (Foto acima)

 

Na foto acima, à partir da esquerda, o Em.’. Ir.’. MARCOS AURÉLIO HERREROS ALVARENGA 33º, ao lado do seu afilhado, Em.’. Ir.’. NABIL ABOU SALEH NOTARIO 33º; o  Sob.’. Ir.’. JAIME ANTONIO  GOMES CABRAL 33º, O Em.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO 33º  ao lado do seu padrinho, o Em.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO 33 e o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º

 

O Em.’. Ir.’. NABIL ABOU SALEH NOTARIO 33º foi revestido pelo Em.’. Ir.’. MARCOS AURÉLIO HERREROS ALVARENGA 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro em Assunção (PY)

Á esquerda do Primaz, o Em.’. Ir.’. ERNANI LUIS NAUE 33º ao lado do seu pardinho o Em.’. Ir.’.  WU FENG CHUN 33º; o Em.’. Ir.’. MAHATMA GANDHI SALEH 33º  ao lado do seu padrinho Em.’. Ir.’. ESTANISLAO FRANCO DE OLIVEIRA 33º (Foto acima)

 

Continuando  o Em.’. Ir.’. MARCOS IVAN ZOLA 33º ao lado do seu padrinho, o Em.’. ir.’. OMAR GODÓI JUNIOR 33º (Foto acima)

 

Os Eminentes Irmãos paraguaios Reconhecidos e Investidos no Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro com suas Patentes do Grau (Fotos acima)

 

Da mesma forma os Eminentes Irmãos brasileiros Investidos no Sumo Grau do Rito Brasileiro com as suas  Patentes e demais credenciais (Comenda, Joia e Ritual)

 

Fac-símile do DIPLOMA e COMENDA “51 ANOS REIMPLANTAÇÃO DO  RITO BRASILEIRO” concedida aos Irmão paraguaios da Comissão Organizadora da I Convenção Internacional

 

O SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL homenageou os IIr.’. paraguaios Membros da COMISSÃO ORGANIZADORA da I CONVENÇÃO INTERNACIONAL DO RITO BRASILEIRO, realizada no Paraguai, com um Diploma e respectiva comenda “51 ANOS  DA REIMPLANTAÇÃO DO RITO BRASILEIRO”, aos SSer.’. IIr.’. JUSTO PASTOR VERA 33º, GUSTAVO DE JÉSUS SEGOVIA VAZQUEZ e EVER EDITT VERA BARRIENTOS 33º, e aos EEm.’. IIr.’. RODRIGO SILVERO AQUINO 33º e ANÍBAL RAMON AYALA SANTOMÉ 33º, e ao Ser.’. Ir.’. ROLANDO EUDORA CACERES SALVIONI 33º.

 

O Em.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO 33º, na qualidade de Ser.’. Ir.’. Grão Mestre da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI foi convidado para compor o Altar dos Primazes

 

Visão Geral da Câmara de Grau 33º

 

Inicialmente, foi concedida a Palavra ao Ser.’. Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO, que destacou acerca da implantação do Rito Brasileiro, quer nos Graus Simbólicos e sobre as assinaturas dos Tratados de Reconhecimento Mútuo e de Recíproca Amizade, primeiramente firmado com o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, e, depois,  com o SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI, após sua instalação legal no território paraguaio, com a autorização para o Rito Brasileiro ser praticado na GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI, hoje, em duas Lojas: YVYMARÃ’Y e UNION PERFECTA, localizadas ao Or.’. de Cidade do Leste (PY).

 

Ato contínuo falou o Sob.’. Ir.’. JAIME ANTONIO GOMEZ CABRAL, Grande Primaz do Rito Brasileiro no Paraguai, que destacou ter havido antes das Sessões de Reconhecimento e Investidura do Grau 33 a SAGRAÇÃO DO TEMPLO MAÇÔNICO presidida pelo Ser.’. Ir.’. Grão Mestre EDGAR SANCHEZ, o primeiro, onde as Lojas Simbólicas do Rito Brasileiro ao Or.’. de Cidade do Leste (PY), desenvolverão os seus trabalhos. Agradeceu o apoio do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO 33º, o empenho da Comissão Organizadora pelo sucesso do evento e encerrou a sua fala, felicitando a todos os congressistas presentes na I CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO.

Por fim, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º se pronunciou agradecendo pela deferência e hinra concedido à ele para conduzir os trabalhos das magnas sessões realizadas, pelo organização do evento em solo paraguaio, destacou o papel do  Sap.’. Ir.’. MANOEL JOSÉ DA ROCHA NETO 33º, nosso DOM MANOEL, pelo seu empenho em levar o Rito Brasileiro para o Paraguai, iniciando as tratativas com os Irmãos  locais e com o Ser.’. Ir.’. Grão Mestre EDGAR SANCHEZ CABALLERO, da Grande Loja do Paraguai, e encerrou desejando a todos uma excelente noite e os convidou para a realização de um “Fotão”. (Foto acima)

 

 

Nas fotos acima o Registro Geral (“Fotão”) dos IIr.’. Grau 33 do Brasil e do Paraguai que prestigiaram tão singular e importante sessão – VIVA O RITO BRASILEIRO!

Enquanto estávamos em Sessão as nossas cunhadas e sobrinhas brasileiras e paraguaias que participaram da Convenção nos aguardavam no Salão de Festas e, no ensejo, e nos brindaram com essa bela imagem

 

Danças típicas do rico folclore paraguaio

 

A Requintada decoração do ambiente e das mesas

 

Belíssima alegoria do folclore paraguaio

 

Os congressistas acompanhados de suas esposas, se confraternizando com os demais irmãos num ambiente bonito e aconchegante

 

No Salão foi instalada a mesa de honra que deu continuidade dos trabalhos da programação do evento, presidida pelo Sob.’. Ir.’. JAIME ANTONIO GOMES CABRAL 33º, Primaz do Soberano Supremo Conclave do Paraguai; e ao seu lado tomara assento o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Primaz do Supremo Conclave do Brasil e o Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS PACHECO, Presidente Geral da Comissão Organizadora da I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO (Foto acima)

Ainda, no decorrer da noite se apresentaram, primeiramente o Ir.’. EDGAR SANCHEZ CABALLERO, Ser.’. Grão Mestre da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI, que trouxe a sua saudação aos congressistas, cunhadas e demais participantes do evento e, depois, o Ir.’. CECILIO ARNALDO RIVAS AYALA.

No transcorrer do evento, foi projetado um impactante vídeo sobre o Rito Brasileiro no Paraguai, contando em breves imagens a história da sua implantação (Fotos acima)

 

O jantar quando autorizado,  elel certamente foi preparado para atender a todos os gostos e paladares, culminando com uma mesa de doces que certamente quebrou alguns jejuns.

Sobremesa farta e variada convidando aos que estão de dieta a se rebelarem (o caso desse articulista)

 

Esse jovem músico, na foro acima, foi a estrela da festa, dando realmente um show, pelas músicas apresentadas e sua habilidade no tocar. Um dos pontos alto da acolhida noite

 

A noite ainda foi brindada com a apresentação de três exímias passistas brasileiras que promoveram a alegria do samba agradando em especial aos IIr.’. paraguaios

 

O Em.’. Ir.’. ADELAR DAVIES 33º membro da Comissão Organizadora brasileira “selfando” com o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO 33º

 

O Sob.’. Ir.’. JAIME ANTÓNIO GOMEZ CABRAL 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro no Paraguai e o Ser.’. Ir.’. GUSTAVO SEGOVIA VAZQUEZ 33º, da Comissão Organizadora paraguaia, presentearam o Em.’. Ir.’. FERNANDO DE FARIA 33º com um mimo (Foto acima)

 

Os IIr.’. ALBERTO DIAS VIANA e JORGE ANTONIO KRIEGER RIBEIRO

 

Os IIr.’. ALECSANDRO BROIO OLIVEIRA, ADELAR DAVIES, ALBERTO DIAS VIANA, JULIO CESAR VEGA RAMIRES, MANOEL JOSÉ DA ROCHA NETO, CARLOS ROBERTO DE TOLEDO LEONARDI e JORGE ANTONIO KRIEGER RIBEIRO, todos membros da Loja Maçônica ACÁCIA DO IGUAÇU Nº 3886, uma das promotoras da XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO

Ao final da noite, os Congressistas, cunhadas e sobrinhos, sobrinhas e demais participantes do evento hospedados em Foz do Iguaçu foram transladados por confortáveis ônibus para seus Hotéis na Cidade de Foz do Iguaçu, encerrando, dessa forma, mais uma belíssima noite de atividades.