Hoje tristemente noticiamos o último dia dos trabalhos e o consequente encerramento da I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, que transcorreu no período de 17 a 19 de outubro de 2019, aos Climas de Foz de Iguaçu, no Brasil e de Cidade do Leste, no Paraguai, onde as delegações dos Estados da Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Santa Catarina, no Brasil, e de Assunção e Cidade do Leste, no Paraguai, abrilhantaram e prestigiaram esse tradicional evento, que ocorre á cada 2 anos, desde 1970, quando foi realizada a I CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, ao Clima do Rio de Janeiro.
Nesse período seus participantes tiveram a oportunidade de conhecer a pujança da natureza e as belezas naturais em Foz do Iguaçu, banhada pelo Rio Paraná, que tem em seu curso numa imponente Catarata, localizada numa tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina. O Clima da região foi favorável aos que vieram, possibilitando de poderem usufruir, ao máximo, os passeios turísticos que realizaram.
Essas lindas fotos copiadas do Facebbok ou compartilhadas pelo Whats’up foram de autoria de alguns dos Congressistas que registraram em suas Câmaras Digitais e/ou Celulares algumas das mais belas imagens de uma das mais expressivas belezas naturais – As Cataratas do Iguaçu. Foram privilegiados! (Fotos acima)
Nesses dias que passaram, os congressistas e quem os acompanhou, foram brindados com a palestra dos Eminente Irmão FERNANDO DE FARIA 33º, um ícone da doutrina do Rito Brasileiro, já inserido em sua história, e que nos presenteou com o lançamento de um livro da sua autoria, obra por muitos esperada, bem como, pela exposição do Em.’. Ir.’. RICARDO DE CARVALHO DE MONTEIRO MACIEL 33º conhecemos o trabalho desenvolvido pelo Administração do Grande Oriente do Brasil, capitaneada pelo seu Grão Mestre Geral, o Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES, e seu Adjunto, o Sapientíssimo Ir.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, revolucionando a comunicação entre a instituição e seus obreiros, agilizando processos, facilitando o acesso a informação, seja sobre ritualística, legislação maçônica, finanças da Loja e com as futuras novas e modernas instalações profissionais da Rádio e TV GOB, um novo patamar será conquistado – o da Educação Maçônica.
Tivemos ainda a honra de confraternizarmo-nos com os nossos Irmãos paraguaios, e constatar que, a semente plantada, na Maçonaria praticada naquele país, tanto nos Graus Simbólicos como nos Altos Graus, começa a brotar, a crescer e paulatinamente, tenhamos ´plena convicção, futuros e prósperos frutos. Parabéns ao SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI e aos dedicados IIr.’. paraguaios membros das Lojas Maçônicas YVYMARÃ’Y (a Loja Primaz do Rito Brasileiro no Paraguai) e PERFECT UNION, em Cidade do Leste!
Agora, nesse dia 19 de outubro, na parte da tarde, foi realizada uma Oficina de Ritualística, que contou com as presenças do Pod.’. Ir.’. JÚLIO CESAR DA COSTA, Secretário Geral de Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro do Grande Oriente do Brasil – GOB, e o Ven.’. Ir.’. ARISTIDES RODRIGUES DO PRADO NETO, Secretário Estadual de Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro do Grande Oriente do Brasil no Paraná – GOB-PR esclarecendo e sanando dúvidas sobre ritualística e procedimentos, sempre com intuito de embelezarmos e de entendermos o que é praticado em nossas Oficinas.
Acima a apresentação do Pod.’. Ir.’. JÚLIO CESAR DA COSTA
A participação do Ven.’. Ir.’. ARISTIDES RODRIGUES DO PRADO NETO na Oficina de Ritualística
Agora, coroando a programação do evento, na noite desse glorioso dia, 19 de outubro de 2019, teve início a CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DA I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E A XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, e para organizar os trabalhos, o Sap.’. Ir.’. JÚLIO CESAR DA COSTA 33º, assumiu o cerimonial do magno evento.
Os Estandartes das Lojas Maçônicas, em Foz do Iguaçu, promotoras do magno evento em solo brasileiro
Detalhe Geral do Salão EXPOCENTER Nº 1 do CENTRO DE CONVENÇÕES DO HOTEL RAFAIN PALACE, local da Convenção, em Foz do Iguaçu
Acima, o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º ao lado do Ser.’. Ir.’. PEDRO PAULO VIEIRA DE MENEZES 33º
Compondo a mesa. à partir da esquerda, o Ser.’. Ir.’. UARA PEREIRA GOMES 33º, a cunhada NEIDE YOKO MAGARIO MIZUNO e seu esposo, o Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, a cunhada ELISÂNGELA CAVALCANTE FERES DA COSTA, e seu esposo, o Ser.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º
Precisamente às 19:30 horas, os trabalhos tiveram início, primeiramente com a composição da Mesa de Honra, constituída pelos SSob.’. IIr.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e JAIME ANTÓNIO GÓMEZ CABRAL 33º, respectivamente, Grandes Primazes do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL e do SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI; pelos Grandes Regentes SSer.’. IIr.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º e LEOPOLDO CHRITIAN GONZALEZ SANCHEZ 33º; pelos Eminentes Irmãos RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO 33º, Grão Mestre Honorário do GOB, Membro Extranumerário do Rito Brasileiro e Palestrante, quando da abertura brasileira, da Convenção e OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO 33º, Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil na Paraíba (GON-PB); ainda, pelo Em.’. Ir.’. WU FENG CHUN 33º, Delegado do Rito Brasileiro para a 3ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado do Paraná, pelo Ilustre Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS PACHECO, Presidente da Comissão Organizadora brasileira e pelo Ser.’. Ir.’. GUSTAVO JESÚS SEGOVIA VAZQUEZ 33º, Presidente da Comissão Organizadora paraguaia, da presente Convenção; e também com a honrosa presença do Il.’. Ir.’. Gen.’. Div.’. do E.’. B.’. LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL, Diretor de Coordenação da ITAIPU BINACIONAL, Margem esquerda, palestrante da noite.
Compondo a Mesa de Honra, à partir da esquerda, o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º; os SSob.’. IIr.’. JAIME ANTÓNIO GOMEZ CABRAL 33º e NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º; o Gen.’. Div.’. EB LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL, e o Ser.’. Ir.’. LEOPOLDO CHRYSTIAN GONZALEZ SANCHEZ 33º
Formação geral da Mesa de Honra, à partir da esquerda: Ser.’. Ir.’. GUSTAVO JESÚS SEGOVIA VAZQUEZ 33º (PY), o Em.’. Ir.’. WU FENG CHUN 33º (PR), o Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º RJ), o Sob.’. Ir.’. JAIME ANTÓNIO GOMEZ CABRAL 33º (PY), O Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º (RJ), o Il.’. Ir.’. Gen.’. Div.’. EB LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL (PR), o Ser.’. Ir.’. LEOPOLDO CHRYSTIAN GONZALEZ SANCHEZ (PY), o Il.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS PACHECO (PR) e o Em.’. Ir.’. OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO (PB)
Prosseguindo o Cerimonial, foi tocado os Hinos Nacionais do Paraguai e do Brasil, quando seus respectivos nacionais o entoaram com orgulho e bastante emoção.
Cumprindo a programação, primeiramente ocorreu a ESCOLHA DO MONUMENTO AO RITO BRASILEIRO PARA SER CONSTRUÍDO AO CLIMA DE FOZ DO IGUAÇU.
O Em.’. Ir.’. WU FENG CHU, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 3ª Região Litúrgica do Estado do Paraná, falou sobre um dos frutos dessa Convenção, a construção de um Monumento Maçônico alusivo ao Rito Brasileiro e apresentou o Ir.’. CLEVERSON, arquiteto responsável pelos estudos arquitetônicos dos projetos que foram, em seguida, apresentados ao público presente.
Primeiramente o Ir.’. CLEVERSON discorreu sobre a localização do Monumento, previsto ser erigido numa pequena praça de conformação triangular, no entroncamento da Av. Paraná com a Costa e Silva, frente ao Shopping.
Inicialmente foi apresentado o 1º estudo, e suas variações na base e explicada a sua simbologia.
Ainda a imagem do primeiro projeto do Monumento
Nas fotos acima as imagens do segundo projeto de estudo para o Monumento Maçônico para o Rito Brasileiro
Nas três imagens acima, a apresentação do segundo projeto, agora na conformação de um Obelisco, sobre uma base e esta assentada sobre um patamar com as orientações dos pontos cardinais, e na superfície da base do obelisco o Brasão do Rito Brasileiro e sob a superfície do obelisco a representação do Esquadro e do Compasso, no Grau de Aprendiz.
Finalmente a apresentação do terceiro e último projeto, também na conformação de um Obelisco, porém sem qualquer base, liso, apenas assentado sobre um patamar com a representação dos pontos cardinais, e também sobre uma das suas faces as representações do Brasão do Rito Brasileiro e do conjunto Esquadro sobre o Compasso.
Colocada em votação a escolha do projeto para ser construído, foi majoritária pela plateia votante, a escolha do segundo projeto, que será erigido e brevemente inaugurado, fruto dessa Convenção.
Prosseguindo a pauta, o Sap.’. Ir.’. JULIO CESAR DA COSTA 33º, apresentador da magna cerimônia de encerramento, convidou o Il.’. Ir.’. General de Divisão LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL, Diretor de Coordenação da ITAIPU BINACIONAL, Margem Esquerda, para proferir a sua palestra, que abordou o tema geo-estratégico: A COOPERAÇÃO ENTRE PAÍSES.
O palestrante Ir.’. LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL, fazendo suas considerações iniciais
O Tema abordado
Para ilustrar a sua palestra o Gen.’. LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL nos apresentou dois “cases” de Cooperação/Integração
O Choque da realidade foi impressionante pela inexistência de um mínimo que pudesse propiciar a sobrevivência da população, mas coma integração da tropa àquela situação aliada ao famoso “jeitinho brasileiro”, a população que antes considerava a tropa brasileira como invasora, paulatinamente passou não somente aceitá-la, mas também considerar seus integrantes como “heróis”. O caos social foi agravado com o Terremoto que assolou o país, a má política e a corrupção.
A existência de quase uma única religião o “Vodu”, se tornou favorável em influenciar positivamente o povo, contê-lo. Para recuperar o País ainda se passarão muitas gerações.
O outro “case” demonstrou que ITAIPU mais que uma solução energética foi uma vitória diplomática que solucionou uma série conflitos de fronteira entre Brasil e Paraguai e ainda contribuiu para a causa ambiental. Ela é um exemplo de convivência e de integração entre dois países: Brasil e Paraguai, e o resultado disso é de sermos líder na produção mundial de energia limpa.
Os desafios futuros que devemos enfrentar e conviver com a existência deles serão a incrementação do terrorismo e do crime organizado, e para combatê-los não poderá ser com as morosas e lenientes Leis existentes, mas, sim, com novas e modernas leis adequadas ao cenário político-social para podermos combatê-los com sucesso.
A segurança alimentar e água, é de suma importância, pois no mundo já não há água e produção alimentar que possa atender a demanda da população mundial e o Brasil possui uma importante e estratégica reserva de água, bem como um imenso território que cabe toda a Europa nele, para ser ainda cultivada. Fatalmente isso atrairá os olhos do mundo e ameaça a nossa soberania.
É importante a sociedade cultivar valores e vivemos hoje a perda de referência deles, onde o que é ou está errado passa a ser cultuado e referendado como certo. Precisamos da política. Da boa política, não da politicagem e de termos certeza que os políticos trabalhem em prol da sociedade, para o seu bem, para protegê-la. O homem público tem que estar lá para servir ao público e não só focar em si mesmo.
Ao encerrar a sua apresentação o Il.’. Ir.’. Gen.’. Div.’. EB LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL recebeu um mimo das mãos do Presidente da Comissão Organizadora do evento, Il.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS PACHECO.
Em seguida o Sap.’. Ir.’. JULIO CESAR DA COSTA 33º, concedeu a Palavra, primeiramente ao Em.’. Ir.’. OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado da Paraíba.
O Em.’. Ir.’. OTACÍLIO iniciou a sua fala agradecendo pela acolhida, disse estar acompanhado do Pod.’. Ir.’. RENATO ARAÚJO JUNIOR, Deputado Federal da bancada maçônica da Paraíba e sua esposa, a cunhada CRISTIANNE ARAUJO, do seu Pod.’. Secretário Estadual de Relações Exteriores, Ir.’. VALDIR SARMENTO acompanhado da sua esposa FATIMA, o qual também exerce o cargo de Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Estado da Paraíba, cargo que ele, Ir.’. OTACÍLIO, exerce no Estado de Pernambuco, mas que devido as suas atividades de Grão-Mestre Estadual será obrigado a não mais exercê-lo.
Destacou estar acompanhado da sua esposa, a cunhada HELENA DE ALMEIDA, sua companheira e incentivadora de todos os momentos, que exerce o cargo de Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul GOB-PB e na Fraternidade Feminina Nacional ela exerce o cargo de Diretora Social.
No ensejo o Eminente Irmão solicitou a todos Irmãos para cativar as cunhadas para as atividades nas Lojas, pois, elas representam a família e com isso estarão levando a família para as Lojas Maçônicas, se constituindo na base mais importante da Maçonaria.
O Em.’. Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO 33º, foi o próximo a se pronunciar e disse que tem mantido o Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES sobre as atividades da Convenção, parabenizou ao Ir.’. LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL, palestrante dessa noite, e traçou uma correspondência do que foi apresentado por ele com o que se faz no GOB, falou sobre a importância dos Tratados de Amizade e Reconhecimento Mútuo realizados entre o GOB com as demais Potencias Maçônicas brasileiras Legais e Legítimas; destacou a lealdade das relações do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL com o Grande Oriente do Brasil, parabenizou aos congressistas e aos organizadores pela Convenção realizada e encerrou dando um brado de VIVA O GOB! VIVA O RITO BRASILEIRO!
O Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, Grande Regente do Rito Brasileiro, na sua fala destacou a preocupação do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL em superar suas inconformidades, que novas ações estão sendo desenvolvidas no sentido de melhorar e agilizar as comunicações com seus obreiros e Oficinas Litúrgicas, dessa forma, reduzindo ruídos de comunicação, erros, retrabralho, elevar a qualidade das instruções nos Altos Graus, promovendo material didático para os estudos dos Graus, em suma, utilizar as ferramentas do nosso tempo para desenvolver o Rito Brasileiro.
O Sob.’. Ir.’. JAIME ANTÓNIO GÓMEZ CABRAL 33º, Grande Primaz do SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI, externou sua satisfação com os eventos realizados no decorrer da Convenção, agradeceu aos membros da Comissão Organizadora, que foram incansáveis para poderem produzirem para os Congressistas um evento, uma estadia que deixassem neles o gostinho de querer mais. Agradeceu ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º pelo apoio e incentivo e encerrou saudando, dando VIVA AO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL E AO SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI!
Finalmente falou o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, que inicialmente parabenizou pelo evento, apresentou as comitivas de congressistas por Estado e procedeu algumas homenagens.
Inicialmente colocou na lapela do paletó do Il.’. Ir.’. palestrante da noite, o Gen.’. Div.’. LUIZ FELIPE KRAEMER CARBONEL, um boton representando o Brasão do Rito Brasileiro e, ainda, lhe concedeu a MEDALHA COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DE REIMPLANTAÇÃO DO RITO BRASILEIRO (Fotos acima)
À partir da esquerda, os IIr.’. homenageados com a Medalha Comemorativa: RUIVALDO ROCHA MOURA, JULIO CESAR DA COSTA, RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, WASHINGTON FARIAS CERQUEIRA, ANTÔNIO CARLÚCIO FERREIRA FILHO e ALISSON FRANTZ, este Ir.’. recebeu a homenagem em nome do Ir.’. ARISTIDES RODRIGUES DO PRADO NETO, que teve de se ausentar
Ato contínuo solicitou que todos os Irmãos que representaram no evento autoridades maçônicas através de Ato comparecessem à frente da Mesa de Honra e entregou a cada um, homenageando-os, a MEDALHA COMEMORATIVA 50 ANOS DA REIMPLANTAÇÃO DO RITO BRASILEIRO. (Foto acima)
Nas duas imagens acima, verso e anverso, da Medalha Comemorativa 50 ANOS DA REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA DO RITO BRASILEIRO
Os Irmãos Membros da Comissão Organizadora homenageados (à partir da esquerda): WU FENG CHUN, PAULO ROBERTO WANDSCHER, JOEL DE LIMA, ADELAR DAVIES, ALEXANDRE DOS SANTOS PACHECO, CASSIANO RICARDO EMER, ESTANISLAO FRANCO DE OLIVEIRA e MAHATMA GANDHI SALEH; também foi contemplado com a homenagem mas não estava presente o Ir.’. JULIO CESAR RAMIRES VEGA e, ainda, o Ir.’. LORIVAL BRUSSOLO, que conduziu o cerimonial da cerimônia de abertura, no primeiro dia da Convenção
O Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, solicitou que os Membros brasileiros da Comissão Organizadora se posicionassem na frente da Mesa de Honra, e no ensejo, eles foram homenageados com o Diploma e Comenda Comemorativa 51 ANOS DE REIMPLANTAÇÃO DO RITO BRASILEIRO. (Foto acima)
Nas duas imagens acima fac-símile do Diploma e da Comenda Comemorativa dos 51 ANOS DA REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA DO RITO BRASILEIRO
Encerrando as homenagens, o Sob.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º prestou homenagem ao Sob.’. Ir.’. JAIME ANTÓNIO GOMEZ CABRAL, Gr.’. Primaz do Supremo Conclave do Paraguai e ao Em.’. Ir.’. OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil no Estado da Paraíba, entregando-lhes um troféu representando o BRASÃO DO RITO BRASILEIRO.
No ensejo, convidou a Fraterna HELENA DE ALMEIDA, esposa do Em.’. Ir.’. OTACÍLIO BATISTA, para participar da homenagem ao seu esposo. A cunhada é Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-GOB-PB e Diretora Social da Fraternidade Feminina Nacional Cruzeiro do Sul.
Troféu Rito Brasileiro
Encerradas as homenagens o Sob.’. Primaz NEI INOCENCIO 33º teceu suas considerações e agradecimentos finais e encerrou formalmente a I CONVENÇÃO INTERNACIONAL E XVII CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, que ocorreu ao Clima de Foz do Iguaçu, no Brasil e na Cidade de Leste, no Paraguai e convidou a todos para o jantar que foi servido de imediato.
Acima, os IIr.’. JAIME ANTONIO GOMEZ CABRAL, WU FENG CHUN e JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA, posando ao lado do Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS
Nas fotos acima as cunhadas do CIRCULO PARAMAÇÔNICO FEMININO, que tem como presidente de honra a cunhada IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS, esposa do Primaz brasileiro
A cunhada HELENA DE ALMEIDA posando com as cunhadas do CÍRCULO PARAMAÇÔNICO FEMININO
O Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO 33º ao lado do Em.’. Ir.’. FERNANDO DE FARIA 33º
O estimado Em.’. Ir.’. WU FENG CHUN 33º posando junto ao Em.’. Ir.’. FERNANDO DE FARIA 33º
ATÉ 20121 NA XVIII CONFERÊNCIA NACIONAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO!!!!
O Cristo Redentor e a Baia de Guanabara
O Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas
O Pão de Açucar e a Praia Vermelha
O Rio com as suas belezas naturais, lindos cenários e hospedagem, que atende a demanda dos Congressistas por quaisquer que sejam as suas preferências, será o palco da XVIII CONFERÊNCIA NACIONAL DO RITO BRASILEIRO que ocorrerá em 2021.
ESTAREMOS AGUARDANDO VOCÊS MEU IRMÃO, MINHA CUNHADA E NOSSOS SOBRINHOS!